
Diário de Bordo - dgalv
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Uma das coisas que eu experimentaria seria fazer cargas dos 70% aos 100% uma série de vezes seguidas. Talvez seja a melhor forma de equilibrar as células no topo. E pô-lo a carga mesmo depois de ele ter terminado, para ver se ele carregava mais um bocadito e nesse momento talvez passe a maioria do tempo a reequilibra-las. No meu i-MiEV, acima de 20% de SoC, tudo equilibradinho, por enquanto.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
O segredo é muita paciência, pois a corrente de descarga é minúscula. Deve ser de poucos mA. Demora meses! E, no meu caso, não fazer cargas acima de 65% que não sejam de 100%. Se carregar a 80% as células que queria equilibrar já estavam com mais tensão que as outras e ele iria descarrega-las. Por isso cada caso é um caso.
No Leaf ele está sempre a desacarregar alguma célula (seja a conduzir ou a carregar), mas só recalcula quais é que devem ser descarregadas mais de 10 a 20 minutos com o carro desligado e SOC acima dos 65%.
Foram as cargas a 80% durante mais de 2 anos que desequilibraram o meu pack. Não porque cargas a 80% façam sempre isso, mas porque tenho duas células com um comportamento atípico da tensão. E sem abrir o pack não há maneira de saber se o problema é nas células ou no LBC (alguma não linearidade no ADC). Eu desconfio da segunda.
No Leaf ele está sempre a desacarregar alguma célula (seja a conduzir ou a carregar), mas só recalcula quais é que devem ser descarregadas mais de 10 a 20 minutos com o carro desligado e SOC acima dos 65%.
Foram as cargas a 80% durante mais de 2 anos que desequilibraram o meu pack. Não porque cargas a 80% façam sempre isso, mas porque tenho duas células com um comportamento atípico da tensão. E sem abrir o pack não há maneira de saber se o problema é nas células ou no LBC (alguma não linearidade no ADC). Eu desconfio da segunda.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Mas eu noto que quando carrego a 80% o pack fica mais desequilibrado e que depois leva tempo para equilibrar e voltar a carregar o mesmo que carregava.
E noto que após as viagens a Lisboa em que descarrega 2x por inteiro até ao primeiro aviso pelo menos, ele reporta mais capacidade. E até costuma reportar cheio mais kw na vinda que na ida...
E noto que após as viagens a Lisboa em que descarrega 2x por inteiro até ao primeiro aviso pelo menos, ele reporta mais capacidade. E até costuma reportar cheio mais kw na vinda que na ida...
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Ok, não percebi nada na mesma....
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Eu percebi alguma coisa. Tenho que ter paciência (mjr) e experimentar muito (malm).Orlando Escreveu:Ok, não percebi nada na mesma....

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Re: Diário de Bordo - dgalv
Há 2 coisas que faço que podem ajudar.
NUNCA carrego de imediato o carro...nem arranco com ele depois de ter carregado (qdo posso claro).
Espero sempre 1h antes e depois.
Antes, porque as celulas, naturalmente, tendem para a tensão nominal....e depois, pela mesma razão.
Só não sei, ainda, como forçar balanceamento.
Na minha mota sei...é deixá-la trabalhar...que mesmo depois de carregada, qdo a tensão desce ela volta a carregar até a diferença entre + carregada e - carregada ser mínima.
No carro já tentei a dica de, depois de carregado ou não, carregar só no botão da ignição....mas não sei se as celulas estão a ser balanceadas ou apenas estão a puxar para a tensão nominal.
NUNCA carrego de imediato o carro...nem arranco com ele depois de ter carregado (qdo posso claro).
Espero sempre 1h antes e depois.
Antes, porque as celulas, naturalmente, tendem para a tensão nominal....e depois, pela mesma razão.
Só não sei, ainda, como forçar balanceamento.
Na minha mota sei...é deixá-la trabalhar...que mesmo depois de carregada, qdo a tensão desce ela volta a carregar até a diferença entre + carregada e - carregada ser mínima.
No carro já tentei a dica de, depois de carregado ou não, carregar só no botão da ignição....mas não sei se as celulas estão a ser balanceadas ou apenas estão a puxar para a tensão nominal.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Eu provavelmente também não percebi nada. Por incrível que pareça, não me causa qualquer confusão não ter percebido. Porque só o mjr pode saber e compreender verdadeiramente o que fez. É preciso juntar muita observação, conhecimentos e muito raciocínio ao que ele fez. Eu não conseguirei perceber porque não posso replicar as suas observações. Mas quando falamos de i-MiEV, tudo muda de figura.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Mas será que o carro elétrico + vendido do mundo não tem seguidores suficientes para descobrir tal coisa!
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Depois eu descrevo no meu DB o processo. Mas fica a ideia de que é extremamente lento, demorou mais de meio ano a ter um balanceamento aceitável, mas não perfeito. Só para terem uma ideia, recordo-me ter mais de 30mV de diferença entre as células numa carga a 100%. Recentemente obtive 17mV.
E não confundir questões de balanceamento com perda do seguimento do SOC e capacidade quando não se faz cargas a 100%. Não tem nada a ver. A "recuperação" da capacidade reportada quando se faz cargas e descargas profundas não acontece porque a bateria fica mais balanceada. É apenas porque o LBC só nessas condições consegue medir corretamente a capacidade da bateria, e porque nas outras situações ele tende a ser pessimista.
E não confundir questões de balanceamento com perda do seguimento do SOC e capacidade quando não se faz cargas a 100%. Não tem nada a ver. A "recuperação" da capacidade reportada quando se faz cargas e descargas profundas não acontece porque a bateria fica mais balanceada. É apenas porque o LBC só nessas condições consegue medir corretamente a capacidade da bateria, e porque nas outras situações ele tende a ser pessimista.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Não. Só um número muito restrito de proprietários de um carro destes tem interesse, conhecimentos, capacidade, curiosidade suficientes para ir reparando no que vai acontecendo, tentar encontrar lógicas/padrões que expliquem o que acontece e caso se justifique aplicar soluções que vá imaginando. E depois, o mjr só conseguiu o que conseguiu porque tem o Spy Leaf.Orlando Escreveu:Mas será que o carro elétrico + vendido do mundo não tem seguidores suficientes para descobrir tal coisa!
Existem muitas pessoas no mundo com o i-MiEV. Agora vou fazer uma pergunta que, por incrível que pareça, em 1000 proprietários de i-MiEV escolhidos ao acaso, não deve haver um único que acerte:
Quais os valores de SoC a que aparece a 12ª barra quando o carro está a carregar a 16A, a que aparece essa mesma 12ª barra com o carro em andamento (quando o carro adquire por regeneração) e a que SoC é que a 12ª barra desaparece quando a descarregar?
Se quiserem tentar, eu ofereço um presunto a quem acertar. Dou-vos até às 12:00 de amanhã para responderem à pergunta. Não acredito que alguém acerte, mas se mais que um acertar, o prémio é para o 1º que acertar.
Eu já expliquei isto recentemente (algures), e o que mais me impressionou foi constatar saber algo que para mim é tão óbvio (porque o vi acontecer tantas e tantas vezes) que nunca me tinha dado ao trabalho de antes explicar. E no entanto, estava toda a gente a dar o 1º passo para o saber. Ainda no 1º passo e eu já com a caminhada toda feita. É como a estória das barras a desaparecer e a aparecer, que só eu conheço bem.
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