
Possível forma de arrefecer a bateria
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Ontem fiz um pequeno teste que pode ser feito em qualquer Leaf, sei que será difícil de tirar conclusões mas acho que pode fazer a diferença, tentar não custa.
Como ontem a noite a temperatura exterior já estava bem mais baixa pensei no seguinte:
O Pack está sempre a uma temperatura mais alta que a temperatura ambiente (grande parte das vezes ao final do dia), logo o ar quente sobe, o que fiz foi tirar a tampa de acesso ao Pack (no centro do carro a frente do banco traseiro), abri um pouco os vidros de trás e não é que sentia o ar a circular. Basicamente entrava pelos buracos que tem debaixo do carro, passava pelo Pack, seguia pela abertura de acesso ao Pack e saía pelos vidros. Claro que não era nenhuma ventania, mas era uma brisa que sentia quando colocava a mão perto da abertura de acesso ao Pack.
Os resultados foram estes, claro que não tenho forma de comprar se COM ou SEM a tampa de acesso há diferenças.
Inicio: https://www.dropbox.com/s/y9dfk3243u45f ... -47-47.png
Fim: https://www.dropbox.com/s/rd0dentgrxnj3 ... -27-15.png
Como ontem a noite a temperatura exterior já estava bem mais baixa pensei no seguinte:
O Pack está sempre a uma temperatura mais alta que a temperatura ambiente (grande parte das vezes ao final do dia), logo o ar quente sobe, o que fiz foi tirar a tampa de acesso ao Pack (no centro do carro a frente do banco traseiro), abri um pouco os vidros de trás e não é que sentia o ar a circular. Basicamente entrava pelos buracos que tem debaixo do carro, passava pelo Pack, seguia pela abertura de acesso ao Pack e saía pelos vidros. Claro que não era nenhuma ventania, mas era uma brisa que sentia quando colocava a mão perto da abertura de acesso ao Pack.
Os resultados foram estes, claro que não tenho forma de comprar se COM ou SEM a tampa de acesso há diferenças.
Inicio: https://www.dropbox.com/s/y9dfk3243u45f ... -47-47.png
Fim: https://www.dropbox.com/s/rd0dentgrxnj3 ... -27-15.png
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Qualquer coisa como 1º C ao fim de 1:40 minutos. Como tu referes, não sabemos se isso não aconteceria na mesma se não se tivesse feito nada. Eu acredito que terá contribuído qualquer para o arrefecimento. Tipo 20/30%.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3088
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Já aqui no Forum foi falado que fazendo a extracção pura e simples por esse acesso ajuda a reduzir a temperatura ( acho que uma ventoinha de computador das maiores,mrr Escreveu:Ontem fiz um pequeno teste que pode ser feito em qualquer Leaf, sei que será difícil de tirar conclusões mas acho que pode fazer a diferença, tentar não custa.
Como ontem a noite a temperatura exterior já estava bem mais baixa pensei no seguinte:
O Pack está sempre a uma temperatura mais alta que a temperatura ambiente (grande parte das vezes ao final do dia), logo o ar quente sobe, o que fiz foi tirar a tampa de acesso ao Pack (no centro do carro a frente do banco traseiro), abri um pouco os vidros de trás e não é que sentia o ar a circular. Basicamente entrava pelos buracos que tem debaixo do carro, passava pelo Pack, seguia pela abertura de acesso ao Pack e saía pelos vidros. Claro que não era nenhuma ventania, mas era uma brisa que sentia quando colocava a mão perto da abertura de acesso ao Pack.
Os resultados foram estes, claro que não tenho forma de comprar se COM ou SEM a tampa de acesso há diferenças.
Inicio: https://www.dropbox.com/s/y9dfk3243u45f ... -47-47.png
Fim: https://www.dropbox.com/s/rd0dentgrxnj3 ... -27-15.png
ligada na bateria de 12 v, não gastaria muita corrente ( tinha era de se ir buscar directamente, pois com o Leaf desligado, a tomada do isqueiro não está ligada )

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
E que tal uma coisa destas?

Está na Worten Outlet em Coimbra, é um A/C portátil de 9000btu por €135. tem um apoio partido e faltam alguns acessórios da parte de esgoto, mas se funcionar.... é só pedir umas dicas ao mrr e inventar um tubo para dirigir todo o ar frio para o "buraco".
Do que vi é peça única. Há outros, mas não a este preço.

Está na Worten Outlet em Coimbra, é um A/C portátil de 9000btu por €135. tem um apoio partido e faltam alguns acessórios da parte de esgoto, mas se funcionar.... é só pedir umas dicas ao mrr e inventar um tubo para dirigir todo o ar frio para o "buraco".
Do que vi é peça única. Há outros, mas não a este preço.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
com a nossa À troca?rdias Escreveu:É assim... a bateria custa 4019 euros + iva + 200 euros de montagem ( informação autohoje desta semana... seguem o nosso forum) .. ou seja..
5144 euros... preço Portugal segundo eles...
faz contas ao investimento inicial, mais a electricidade que vais gastar... mais tempo perdido...e quanto beneficio vais tirar e em quanto tempo... se for inferior ao custo da bateria.... é um bom investimento... senão diverte-te... tem os cuidados básicos e possíveis e não penses muito nisso...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Estou muito contente por vocês. Quem o comprou em 2011 já poupou o suficiente para comprar uma nova e ainda vai sobrar para umas boas férias. A aposta está mais que ganha. Acho que passei a gostar do Leaf.
Isto merece um tópico próprio.
Isto merece um tópico próprio.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Contínuo a achar um preço alto tendo em conta que estamos afalar de manutenção do carro! Mesmo que se estique até aos 150k km um custo de 5k€ num CI só se queimasse a junta da colaça!
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Não considero manutenção.OCasal Escreveu:Contínuo a achar um preço alto tendo em conta que estamos afalar de manutenção do carro! Mesmo que se estique até aos 150k km um custo de 5k€ num CI só se queimasse a junta da colaça!
Considero custo com combustível.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Eu não acho. Ao preço que está a gasóleo, os ganhos são evidentes. Mas ainda estamos no início, poderá haver promoções e outras formas de as conseguir mais baratas.OCasal Escreveu:Contínuo a achar um preço alto tendo em conta que estamos afalar de manutenção do carro! Mesmo que se estique até aos 150k km um custo de 5k€ num CI só se queimasse a junta da colaça!
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Para quem acabou de comprar um Leaf, isto é música celestial...