Diário de Bordo - dgalv

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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 25 jul 2014, 10:42

VETL Escreveu:
dgalv Escreveu:Hoje foi dia de carregamento.
Esqueci-me de tirar o shot antes de carregar, mas a bateria restante no pack deveria rondar os 3kw.
3Kw?
Deve haver engano...
Devia ter mais.
Foi carregamento a 100% com EVSE de 16A, certo?

O carro tinha à volta de 3kw reportados pelo leaf spy pro e hoje de manhã reportava 18,7kw.

Carregou tal como indicado no gráfico com o cabo de 16A. Acabou eram 5h19m. Iniciou automaticamente as 00h.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por VETL » 25 jul 2014, 10:53

18.7 - 3 = 15.7
15.7 / 16.59 = 94,6%

Perdas de 5,4%??
Está a escapar-me algo...
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 25 jul 2014, 11:13

VETL Escreveu:18.7 - 3 = 15.7
15.7 / 16.59 = 94,6%

Perdas de 5,4%??
Está a escapar-me algo...
Não te sei responder...foram os dados apresentados...os valores no carro poderiam andar entre os 2.8 a 3,2kw...não menos que os 2.8kw.

O valor carregado está na imagem que coloquei do re:dy...

Devo carregar novamente neste fim de semana, depois colocarei novas imagens...mas acho aceitável uma perda dessa ordem de grandeza.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por mjr » 25 jul 2014, 11:28

É estranha a varação ao longo do tempo da energia consumida por hora. Se a tensão for constante não há variação da potência consumida pois a corrente é sempre constante nos 16A, a não ser na parte final do carregamento (últimos 15 minutos para Leafs de 2011). Ou a tensão tem flutuações brutais ou, mais provável, a medição da energia do ready não é muito fiável...
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por VETL » 25 jul 2014, 11:35

mjr Escreveu:É estranha a varação ao longo do tempo da energia consumida por hora. Se a tensão for constante não há variação da potência consumida pois a corrente é sempre constante nos 16A, a não ser na parte final do carregamento (últimos 15 minutos para Leafs de 2011). Ou a tensão tem flutuações brutais ou, mais provável, a medição da energia do ready não é muito fiável...
Não sei qual a tecnologia do re:dy, mas mesmo com a tensão flutuante, estes medidores costumam ler apenas a corrente e assumem um valor de tensão por defeito. Se assim for e sabendo que o consumo do EVSE é constante, coloco em causa a fiabilidade disso.
Eles não cobram com base nessas leituras, pois não?
Última edição por VETL em 25 jul 2014, 11:36, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por VETL » 25 jul 2014, 11:36

dgalv Escreveu:...mas acho aceitável uma perda dessa ordem de grandeza.
Eu não.
No meu andará entre os 10% e os 14% de perdas.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por mjr » 25 jul 2014, 12:22

Penso que 5% de perda são utópicos e muito dificilmente atingíveis. Para Leafs de 2011 esse valor anda à volta dos 10-15% para cargas a 16A. A 10A deve andar entre os 15-20% e ao mínimo de 6A ja deve estar acima de 20% de perda.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 25 jul 2014, 14:09

VETL Escreveu:
mjr Escreveu:É estranha a varação ao longo do tempo da energia consumida por hora. Se a tensão for constante não há variação da potência consumida pois a corrente é sempre constante nos 16A, a não ser na parte final do carregamento (últimos 15 minutos para Leafs de 2011). Ou a tensão tem flutuações brutais ou, mais provável, a medição da energia do ready não é muito fiável...
Não sei qual a tecnologia do re:dy, mas mesmo com a tensão flutuante, estes medidores costumam ler apenas a corrente e assumem um valor de tensão por defeito. Se assim for e sabendo que o consumo do EVSE é constante, coloco em causa a fiabilidade disso.
Eles não cobram com base nessas leituras, pois não?
Este aparelho tem a montante um modem ligado ao contador inteligente de energia (EDP BOX) que mede logo alí no contador as tensões e a potência. As tomadas tem associada uma tecnologia de comunicação sem fios para o aparelho que receciona os dados (tipo router). Mesmo que haja uma falha de comunicação momentânea, depois volta a descarregar os dados, tem efeito memória.

Quanto às tensões, elas oscilam e nunca são constantes, sei isso por causa da UPS do PC e do inversor dos painéis solares. Ou estão em 232, ou 230, ou 228, ou 224, ou 220,...é normal que oscile durante essas horas e carregar menos nessa altura.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 25 jul 2014, 14:12

mjr Escreveu:Penso que 5% de perda são utópicos e muito dificilmente atingíveis. Para Leafs de 2011 esse valor anda à volta dos 10-15% para cargas a 16A. A 10A deve andar entre os 15-20% e ao mínimo de 6A ja deve estar acima de 20% de perda.
Nos próximos carregamentos irei colocar aqui de novo as imagens, também com os screenshots do leaf spy. No carregamento de hoje só tenho o screenshot da manhã, não tenho o de ontem à noite.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por VETL » 25 jul 2014, 14:14

Variações de tensão dessa índole são irrisórias e não tinham aquele efeito todo no gráfico do re:dy.
A barra das duas da manhã é que não faz mesmo qualquer sentido :?
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