diário de bordo - prgc

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por dgalv » 20 ago 2014, 13:34

RJSC Escreveu:Peças específicas para VE's com as reduzidas vendas duvido que algum dia façam stock.
Apenas têm o fluido de travagem e o filtro do A/C porque são comuns com vários modelos CI.
Apercebi-me de casos semelhantes para proprietários de CI's...hoje em dia com as transportadoras e as peças a chegarem no dia seguinte, ninguém faz stock de nada...só que fazem-nos lá ir 2 e 3 vezes...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 09 out 2014, 10:28

Ontem foi dia de descarga profunda.
Foi tão profunda que não deu para "aprofundar" mais... :)
Já andava há algum tempo para fezer uma espécie de update, visto que chegou recentemente aos 30000Km, e tenho feito este procedimento de descarga mais acentuada, com intervalos de 10000Km.
Foi à noite, no percurso de Torres Vedras para casa (cerca de 15Km). Quando saí de Torres estava com 9%. Tinha a convicção que seria suficiente para chegar a casa, apesar de haver 2 ou 3 subidas que iriam consumir mais carga. Com essa convicção ainda me atrevi a "apertar" um pouquinho pelo carro, o que me veio a custar uma chamada de reboque! :mrgreen:
A tartaruga surgiu aos 3,9% de SOC. Aí a potência do carro ficou drásticamente diminuida, e aos 2,8% de SOC, o carro ficou em modo "N", o que me permitiu entrar numa estrada secundária para não comprometer a estrada principal. Isto aconteceu a menos de 1Km de casa... Com a tartaruga devo ter percorrido cerca de 2 ou 3 Km, em terreno plano. Portanto, quando virem essa espécie "rara", parece-me prudente encontrar uma tomada num raio de 1 ou 2 Km.
Depois de ter parado, ainda o deixei desligado por cerca de 5 minutos, e tentei ligá-lo, mas não reagiu. Ainda pensei em chamar a minha mulher para levar o outro carro e tentar rebocar o leaf até casa, mas como era tarde decidi chamar o reboque.
Passado algum tempo o senhor chegou, puxou o leaf para cima do reboque e lá fomos até casa numa viagem que nem deu para falar de todas as questões que ele me colocou.
Deixei-o a carregar até 100% para ver o consumo em Kw, e tentar encontrar um valor que mostre a degradação que terá neste momento.

Reparei que a temperatura subiu bastante desde que saí de Torres até ao momento em que parou. Se não me engano, estava com 23º à saída de Torres e durante a viagem (que fui acompanhando o LSpy) chegou aos 25º, e quando parou esstava com 26º.
Agora de manhã fui ver como estava, e o LS apresentava 23º. A noite é amiga dos elétricos... :D

Estes são os dados do LS
https://www.dropbox.com/s/6s4066bfpepve ... A.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/jak91tlcw8wmz ... B.jpg?dl=0

O que dizem dos valores das voltagens?
- 201mV de diferença entre as células
- 2.94 mV a célula mais fraca, valor quando o carrou parou.

Quando acabar o carregamento, coloco o registo.
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por mjr » 09 out 2014, 10:56

Eu normalmente não arrisco quando a bateria está fraca. Sempre velocidades baixas, para não ter surpresas. Quando quero esvaziar o pack, é sempre num circuito às voltas do quarteirão de casa e a monitorizar as tensões das células.

Os 2,94V da célula mais fraca são um bocadinho elevados para um Leaf de 2013... será por ser dos primeiros?

Relativamente à diferença entre células, parece-me boa. A esse nível de SOC, nem 0,5kW.h daria se estivessem todas iguais à tensão mais elevada.

O dado interessante será o da energia absorvida pelo pack durante o carregamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por mrr » 09 out 2014, 12:20

mjr Escreveu:Os 2,94V da célula mais fraca são um bocadinho elevados para um Leaf de 2013... será por ser dos primeiros?
O meu que também é de 2013 e das duas descargas profundas levou a célula mais fraca a 2,85V e 2,70V...
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por galt » 09 out 2014, 12:21

Com 30 000kms e 60ah parece-me estar em forma. ;)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Orlando » 09 out 2014, 12:31

Tmabém já me pareceu que em fase final de descarga a bateria aquece mais.....mas pode ser impressão...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 09 out 2014, 12:49

mrr Escreveu:
mjr Escreveu:Os 2,94V da célula mais fraca são um bocadinho elevados para um Leaf de 2013... será por ser dos primeiros?
O meu que também é de 2013 e das duas descargas profundas levou a célula mais fraca a 2,85V e 2,70V...
Pois... nestes pontos preciso da vossa ajuda :roll:
esta questão será preocupante?
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 09 out 2014, 12:53

Após 12h de carregamento, consumiu da tomada 24.4Kw. Voltei a carregar e passada uma meia hora, o contador mostrava 24.5Kw. No entanto o LS mostra que tem armazanados 20.1Kw.
https://www.dropbox.com/s/cvu64dz3u4gvk ... m.jpg?dl=0

E os valores do LS são estes
https://www.dropbox.com/s/xvmf90o1cfftx ... C.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/ss0i0e39pctti ... D.jpg?dl=0
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 10 out 2014, 18:20

O facto de ter carregado 24,5Kw é sinónimo que a degradação não será muito acentuada, certo?

Só fiquei com dúvidas em relação à célula mais fraca, 2,94V...

Que me dizem?
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por galt » 10 out 2014, 19:30

Sinceramente acho que o carro está a proteger as células, porque se a Nissan assim entendesse podia deixar descarregar mais um pouco.

Fica descansado. ;)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”