Pois isso da fiabilidade do Carwings tem que se lhe diga...mjr Escreveu:Além de que eu acho que o meu Carwings substima muito os consumos. Houve uma atualização que corrigia esse problema, mas acho que não terá sido bem aplicada no meu Leaf...

Diário de Bordo Leaf - VETL
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Entretanto já tentei fazer uma experiência para depois monitorizar mais a sério, de modo a tentar concluir futuramente acerca do motivo pelo qual a 32 ter várias vezes o shunt activo bem como o motivo pelo qual o LBC raramente corrige as células mais altas (sessentas e picos).
Ontem como fiz mais uns kilometritos, parei o carro ligeiramente depois do primeiro aviso de bateria fraca.
Coloquei à carga e deixei o LeafSpy a fazer o seu trabalho.
No entanto, esqueci-me que tinha o temporizador ligado e há uma interrupção de meia hora no carregamento.
Olhando só para a 32 (normalmente mais baixa) e para a 63 (normalmente mais alta) vê-se isto:
(Se clicarem na imagem podem vê-la numa dimensão maior)
O log não permite ver com rigor o que se passou enquanto o carregamento esteve interrompido porque o LS também suspendeu o log mas dos dados recolhidos, fico com a sensação que nesse período a 63 esteve mais baixa que a 32

Assim à primeira vista, vou experimentar passar a deixá-lo uns tempos com cerca de 85% SOC (zona onde a distância entre elas é maior) a ver se ele começa a atacar as que interessam e a deixar a 32 em paz...
Será boa política só para o teste mjr?
Ontem como fiz mais uns kilometritos, parei o carro ligeiramente depois do primeiro aviso de bateria fraca.
Coloquei à carga e deixei o LeafSpy a fazer o seu trabalho.
No entanto, esqueci-me que tinha o temporizador ligado e há uma interrupção de meia hora no carregamento.
Olhando só para a 32 (normalmente mais baixa) e para a 63 (normalmente mais alta) vê-se isto:
(Se clicarem na imagem podem vê-la numa dimensão maior)
O log não permite ver com rigor o que se passou enquanto o carregamento esteve interrompido porque o LS também suspendeu o log mas dos dados recolhidos, fico com a sensação que nesse período a 63 esteve mais baixa que a 32



Assim à primeira vista, vou experimentar passar a deixá-lo uns tempos com cerca de 85% SOC (zona onde a distância entre elas é maior) a ver se ele começa a atacar as que interessam e a deixar a 32 em paz...
Será boa política só para o teste mjr?
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 13:44, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Se não clicares no botão OK antes de iniciar a viagem, o carwings não contabiliza.mjr Escreveu:Além de que eu acho que o meu Carwings substima muito os consumos. Houve uma atualização que corrigia esse problema, mas acho que não terá sido bem aplicada no meu Leaf...

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
VETL, eu faria o seguinte:
Carregava até 80%,85%,90% e 95%+ (carga a "100%") de SOC, deixando repousar 30 minutos em cada uma com o carro desligado. Após esses 30 minutos ligava o carro em modo ACC (sem o contactor da bateria atracar) e registava as tensões das células, bem como o estado dos shunts. Deixar atualizar os shunts durante cerca de 1 minuto e tentar evitar o glitches que acontecem de vez em quando (fica um bloco de células todo a vermelho e depois volta ao normal).
Isto para perceber o que o carro faz a nível de equalização do pack a cada nível de SOC. Depois analisar os dados para verificar se dá para otimizar alguma coisa.
Carregava até 80%,85%,90% e 95%+ (carga a "100%") de SOC, deixando repousar 30 minutos em cada uma com o carro desligado. Após esses 30 minutos ligava o carro em modo ACC (sem o contactor da bateria atracar) e registava as tensões das células, bem como o estado dos shunts. Deixar atualizar os shunts durante cerca de 1 minuto e tentar evitar o glitches que acontecem de vez em quando (fica um bloco de células todo a vermelho e depois volta ao normal).
Isto para perceber o que o carro faz a nível de equalização do pack a cada nível de SOC. Depois analisar os dados para verificar se dá para otimizar alguma coisa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Obrigado mjr.mjr Escreveu:VETL, eu faria o seguinte:
Carregava até 80%,85%,90% e 95%+ (carga a "100%") de SOC, deixando repousar 30 minutos em cada uma com o carro desligado. Após esses 30 minutos ligava o carro em modo ACC (sem o contactor da bateria atracar) e registava as tensões das células, bem como o estado dos shunts. Deixar atualizar os shunts durante cerca de 1 minuto e tentar evitar o glitches que acontecem de vez em quando (fica um bloco de células todo a vermelho e depois volta ao normal).
Isto para perceber o que o carro faz a nível de equalização do pack a cada nível de SOC. Depois analisar os dados para verificar se dá para otimizar alguma coisa.
Assim que puder vou fazer isso.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
hum....
Após ler estas palavras do mjr fiquei.... por momentos... com a sensação que não percebo nada do que tinha escrito.
Percebo parcialmente a sugestão, mas não consigo realizar a mesma tarefa por falta de compreensão dos detalhes.
Podes voltar a escrever como seu eu fosse muito ....

Após ler estas palavras do mjr fiquei.... por momentos... com a sensação que não percebo nada do que tinha escrito.
Percebo parcialmente a sugestão, mas não consigo realizar a mesma tarefa por falta de compreensão dos detalhes.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
... Carregava até 80%,85%,90% e 95%+ (carga a "100%") de SOC, deixando repousar 30 minutos em cada uma com o carro desligado. Após esses 30 minutos ligava o carro em modo ACC (sem o contactor da bateria atracar) e registava as tensões das células,
Até aqui tudo bem
bem como o estado dos shunts.
Não entendi
Deixar atualizar os shunts durante cerca de 1 minuto e tentar evitar o glitches que acontecem de vez em quando (fica um bloco de células todo a vermelho e depois volta ao normal).
entendi
Até aqui tudo bem

bem como o estado dos shunts.
Não entendi


Deixar atualizar os shunts durante cerca de 1 minuto e tentar evitar o glitches que acontecem de vez em quando (fica um bloco de células todo a vermelho e depois volta ao normal).

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
O mjr falou nestas tarefas/detalhes:galt Escreveu:hum....
Após ler estas palavras do mjr fiquei.... por momentos... com a sensação que não percebo nada do que tinha escrito.
Percebo parcialmente a sugestão, mas não consigo realizar a mesma tarefa por falta de compreensão dos detalhes.
Podes voltar a escrever como seu eu fosse muito ....![]()
1 - "Carregava até 80%,85%,90% e 95%+ (carga a "100%") de SOC";
2 - "deixando repousar 30 minutos em cada uma com o carro desligado";
3 - "Após esses 30 minutos ligava o carro";
4 - "em modo ACC (sem o contactor da bateria atracar)";
5 - "registava as tensões das células";
6 - "bem como o estado dos shunts";
7 - "Deixar atualizar os shunts durante cerca de 1 minuto";
8 - "tentar evitar o glitches que acontecem de vez em quando (fica um bloco de células todo a vermelho e depois volta ao normal)"; e
9 - "o carro faz a nível de equalização do pack a cada nível de SOC.
Eu não conseguiria explicar melhor que o mjr mas qual destes detalhes não percebe para nós ajudarmos?
galt, esta tarefa é só para mim que tenho uma célula sempre mais abaixo das restantes e ainda por cima muitas vezes com o shunt activo.galt Escreveu:...mas não consigo realizar a mesma tarefa por falta de compreensão dos detalhes.
Não é para mais ninguém fazer isto assim sem motivo nenhum...
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... unt#p31887galt Escreveu:...bem como o estado dos shunts.
Não entendi![]()
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No gráfico, as células com shunt activo são as células a vermelho.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Mas tens a celula + fraca sempre a descarregar no balanceamento?
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