Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 31 out 2014, 22:12

Comparando com o modelo a gasolina a poupança em combustível é bastante superior devido à nossa fiscalidade distorcida. A versão Diesel já custa 28400€.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por galt » 01 nov 2014, 01:18

Em janeiro o leaf custará menos 5000€ e o modo a gasoleo mantém c agravamento no IUC.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por galt » 01 nov 2014, 01:21

Enquanto n sair modelo completamente novo do leaf em Portugal n haverá leafs usados desvalorizados.
Quem os tem n os vende.
E quem os quer comprar tem medo por desvalorizam mais q outros.... :o
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por galt » 01 nov 2014, 01:28

Só n tem viatura p abate qm n quer.

160€ * 5 anos = 800€ de IUC (n estou a considerar o aument anual por cada ano)

A união anda à meses a pressionar portugal p ugualar os precos entre gasoleo e gasolina.

Vamos aguardar... em breve novas surpresas p todos.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Fil » 01 nov 2014, 01:32

rdias Escreveu:
Fil Escreveu:
rdias Escreveu:Mas pagaram o carro mais caro que os outros...

Eu sei... Sou chato... :mrgreen:

Vmax69.... Calma ... Estamos a falar do leaf... Outros VE os packs irão durar muito mais... Mesmo com calor....
Isto já foi plenamente discutido por aqui, mas para mim o carro não é mais caro que os outros da mesma classe, comparando-o com um veículo a gasóleo da mesma gama e com extras idênticos, além de que o leaf tem extras que só ve's têm, os ve's são de longe os veículos mais baratos do mercado, sem qualquer tipo de comparação ;)
Nem nos teus sonhos.... Compara actualmente o preço de pulse DCI topo de gama com Nissan leaf mais caro...

Hoje a termo de comparação dentro da Nissan... Os eléctricos são muito mais caros que os seus ICES ...

Kia soul / B classe ... Todos...

Não misturem as coisas.... Primeiro tem de amortizar essa diferença e depois poupam...

Agora não misturem as coisas... E não é com 15 ou 20 mil kms anuais que se amortizá tao rápido o carro...

Alem de que o eléctrico desvaloriza muito mais...

No entanto os meus próximos carros serão eléctricos .....
Não comparo topos de gama que são totalmente diferentes, os extras nada têm a ver, o leaf tekna tem extras que os outros têm nos sonhos, podem é não ter interesse para algumas pessoas. Para mim o mais barato não é apenas o que custa menos na aquisição, de que me vale gastar menos no inicio, se depois vou gastar muito mais? É preciso saber fazer contas, dou o exemplo do costume, muita gente ouvi eu dizer que os leds não compensam que são muito caros, e depois compram halogéneo e gastam 10x mais em luz, quando o led custa apenas o dobro e não tem transformador. E onde viste os eléctricos a desvalorizar mais? É que eu não os vejo nada baratos, muito pelo contrário, desvalorizam é pouco. Eu só preciso fazer 20mil klms por ano para pagar o carro em cinco anos, comparando com o chaço anterior, e a minha qualidade de vida melhorou substancialmente, vou para todo o lado sem pensar nos 80€ de gasóleo que gastava por 1000 klms. O barato sai muitas vezes caro, e aqui temos um belo exemplo. Eu acredito que vais comprar um tesla, acredita que eu também, mas não o vamos conseguir amortizar como um leaf, custa 3 vezes mais ;)

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por galt » 01 nov 2014, 01:34

Gostava de concordar c os mais cepticos, mas a realidade no dia a dia prova-me o contrario.

E os veiculos a gasoleo q têm de levar o liquido blue... uhi uhi o preço de utilizacao volta a subir.


Tb tenho um a gasoleo ainda sem blue, conheço os dois lados.
O CI dá-me mais prazer na conduçao, mas o meu país n me permite q o faça c regularidade.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por galt » 01 nov 2014, 01:38

O meu veiculo a gasoleo tornou-se no porche da casa. Só anda em ocasioes especiais. :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Fil » 01 nov 2014, 01:57

As minhas contas não são assim, repara ; vendi um carro por x a gasóleo e comprei um eléctrico por y, a gasóleo gastava 3mil € por ano para tudo, gasóleo, revisões, iuc, estacionamento, fazia 20 mil klms mais coisa menos coisa. Agora gasto zero, mas mesmo contando a luz (quando se pagar) são 2500€ de poupança anual, em 5 anos são 12500€, já paguei a diferença entre os dois carros, e com 100 mil klms a bateria vai funcionar o suficiente para todas as viagens, nem que precise de ir a 75 klms/h como é o caso do sm, uma ou duas vezes por mês, mas até vamos colocar o cenário pior, compra da bateria, mais 5 mil € de custo, em dois anos está paga, só poupança a partir daí, dá sempre poupança, a electricidade vai aumentar mas o combustível aumenta muito mais.
Eu só estou arrependido de não ter comprado o leaf à mais tempo, até porque quem comprou em 2013 o mk1 fê-lo por 25 mil € e novo.

Em Portugal os leafs não desvalorizaram nada, basta ver os que estão à venda, no estrangeiro compraram-nos mais baratos... também é preciso saber fazer bons negócios ;)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Fil » 01 nov 2014, 02:35

Mais extras? Quais? Não tem caixa automática, pintura metalizada paga à parte... é o que eu digo, comparar coisas iguais. Vamos às contas ; pintura metalizada 450€, caixa automática não encontrei o preço mas menos de 1000 € não deve ser, mas ok, fazemos 7500€ de diferença, 130€ de selo anual, 500 € de manutenção anual para 20 mil klms, 2000€ gasóleo, 50€ por mês em estacionamento em Lisboa, dá 2700€.
Eléctrico, 500 € em electricidade (para já é praticamente zero), 50€ manutenção anual, 0 Iuc, 12€ ano emel (facultativo) dá 570€ grosso modo.
Conclusão, a partir de 3 anos já é mais barato :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Fil » 01 nov 2014, 02:40

Ainda faltam os 4500 do abate ;)
Afinal fica pago logo no 2 ano :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”