Diário de Bordo

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
ledve
Proprietário Leaf
Registado: 21 mai 2013, 18:22

Re: Diário e Bordo

Mensagem por ledve » 11 nov 2014, 00:20

Essas imagens são de que aplicação?

dmorgado
Proprietário Leaf
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Mensagem por dmorgado » 11 nov 2014, 10:12

Espectáculo! A que velocidades fez os percursos? Nacional ou por AE? Como determinou esses consumos, com o EMS? Não fez carregamentos intermedios?

No eletromaps dá conta de um posto carregamento ma Régua. Tens conhecimento do estado do mesmo?

dmorgado
Proprietário Leaf

Mensagem por dmorgado » 11 nov 2014, 10:25

victormcpinto Escreveu:
dmorgado Escreveu:Pelo que percebi já fez Amarante Lamego. Lembra-se de quanto tinha em % quando chegou a Lamego?
Passei por Lamego.
Amarante/Régua/Castro Daire/Viseu
Consumi 16 kw.h
https://www.dropbox.com/s/7ka156ds9v3k5 ... 9.png?dl=0

Viseu/Régua/Amarante
Consumo 11,2 kw.h
https://www.dropbox.com/s/qlt86kne8vu0f ... 5.png?dl=0

https://www.dropbox.com/s/0q7hdxv9giplc ... 7.png?dl=0
Consegue estabelecer alguma relação entre % de bateria e kw consumidos?
Eu carrego casa e nao tenho como medir os kw carregados no carro. Ou é possivel ver isso no carro?

jasmim
Proprietário Leaf
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Mensagem por jasmim » 11 nov 2014, 10:34

Tens de ter um medidor. Compra-se em qualquer loja de eletricidade.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

dmorgado
Proprietário Leaf

Mensagem por dmorgado » 11 nov 2014, 16:54

Isso eu sei. Até pode ter num disjuntor ou coisa parecida. O que eu gostava de saber era se existe alguma forma de saber a totalidade dos kw consumidos em determinada altura do percurso no painel do carro ou recorrendo a algum dispositivo ou aplicação android.
Sei que se posso ter uma ideia aproximada relacionando a % de bateria com os Kw carregados, mas é sempre aproximada.

dmorgado
Proprietário Leaf

Mensagem por dmorgado » 11 nov 2014, 17:30

jasmim Escreveu:Tens de ter um medidor. Compra-se em qualquer loja de eletricidade.
Já agora qual contador aconselham e preços aproximados?

Por enquanto carrego numa tomada normal na cave. Acham inadequada?
Como é o vosso local de carregamento doméstico e a quantos Amperes carregam?

Que acham a ideia de preparar no local de carregamento (no meu caso na cave) um quadro dedicado. O quadro teria um disjuntor 32A (a pensar no futuro), medidor de consumo de preferência com a possibilidade de medição bi-horaria. A baixada podia ter fio adequado para suportar 32A pensando em carregamentos de maior potência.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 11 nov 2014, 18:30

O Leaf Spy Pro faz um log da energia armazenada da bateria e da posição GPS, entre muitas outras coisas. É possível, mas trabalhoso, a partir daí obter esse tipo de informação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 11 nov 2014, 18:51

Se o dasboard tiver o consumo em kWh/100km dá para ter uma ideia de quantos kWh foram consumidos, dos testes simples que fiz parece-me um contador relativamente fiavel.

Se for em Wh/km é para esquecer, só con o Leaf Spy

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 11 nov 2014, 21:52

A vantagem do Leaf spy é que com os dados de GPS dá para ver o consumo nas partes do percurso que nos interessam, por exemplo a energia gasta para subir uma montanha.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

dmorgado
Proprietário Leaf

Mensagem por dmorgado » 22 nov 2014, 02:10

No sentido de demonstrar que, por vezes, vale a pena reclamar o nosso direito em estacionar e carregar o nosso veículo eléctrico, desimpedindo os postos ocupados, vandalizados, mal sinalizados ou sem qualquer sinalização, gostaria de deixar aqui o meu testemunho.

Na semana em que adquiri o meu Leaf decidi dar um volta pela cidade capital do meu Distrito, com a família, convencido de que com os mais de 15 postos de carregamento estaria completamente a vontade sendo apenas necessário um Leaf, um cabo menneks e um posto de carregamento livre. ESTAVA COMPLETAMENTE ENGANADO
Não sendo normalmente de desistir à primeira, percorri muitos dos postos da cidade e o entusiasmo na aquisição do eu Leaf começou a desvanecer um ápice

Assim de imediato contactei a mobie pelo telefone e enviei mails para os mesmos, para Câmara Municipal a P.S.P., centros turismo, etc...

O conteúdo dos mails foi mais ou menos o que se segue, diferindo apenas em pormenores de acordo com a especificidade de cada instituição visada.

Sinceramente, penso que a minha reclamação e quem sabe as de outros "atingiram" as diferentes autoridades

Exmo. Srs....Verifiquei que um grande número de postos de carregamento se encontram avariados, vandalizados e mal sinalizados ou sem qualquer sinalização em Viseu.
Tendo adquirido um carro eléctrico, tenho-me deparado, vezes sem conta, com extremas dificuldades em carregar o meu veículo em Viseu apesar de um bom número de postos existentes nesta cidade capital do meu distrito.
Na decisão em comprar um veículo eléctrico, pesou muito a possibilidade/necessidade e carregar nesta cidade e esta situação tem-me feito refletir sobre o porquê da existência de um número tão pequeno de veículos eléctricos.
É LAMENTAVEL, QUANDO O CIDADÃO PAGA UM VALOR TÃO ELEVADO NA AQUISIÇÃO DE UM VEÍCULO ELETRICO E NUMA REDE QUE TINHA QUASE TUDO PARA SE TORNAR PERFEITA DE ENCONTRO À MOBILIDADE ELETRICA E DEPOIS PURA E SIMPLESMENTE NÃO FUNCIONA.
O estado dos postos da rede mobie em Viseu tem tido reflexão constante na comunicação social e nos fóruns relacionados com a mobilidade elétrica, não apenas por cidadãos já proprietários de veículos eletricos na zona como eu, mas também por muitos que continuam a refletir se valerá a pena aderir à mobilidade elétrica com o atual estado dos postos da mobie na cidade.
A referir ainda o conhecimento da dificuldade por muitos detentores de carro eléctrico, que colocando inevitavelmente Viseu nos seus roteiros, lamentavelmente se tem deparado com grandes dificuldades em carregar os seus veículos eletricos.
VISEU PODE SER MAIS VERDE, POSTOS JÁ TEM! BASTA AGORA QUE FUNCIONEM E DE ACORDO COM AS MAIS ELEMENTARES REGRAS DE TRANSITO...

Tenho ligado para o Fórum para que reparem o seu posto de carregamento, disseram que tem contactado a empresa responsável não consegui verificar se já aconteceu!
Lamentavelmente, em relação ao Palácio do Gelo, forcei ligação à gerência explicando que é incompreensível a inexistência de qualquer posto de carregamento neste belo C.C. Responderam, gradeceram a preocupação, mas que de momento não tinham qualquer posto, não estava no plano do CC e também não disponibilizavam um simples tomada A este respeito agradecia que me ajudassem aqui no fórum a pressionar a gerência telefonando para lá, enviando mails...TODOS JUNTOS, VAMOS CONSEGUIR QUE TODOS OS GRANDES CENTROS COMERCIAIS TENHAM POSTOS DE CARREGAMENTO.

Apesar de tudo hoje tive uma agradável surpresa.
Decidi voltar hoje a Viseu e imaginem a surpresa que tive em verificar que hoje em Viseu seria possível carregar em pelo menos uns 8 postos.
Além disso, também verifiquei que a maior parte se encontrava com sinalização "novinha em folha", apesar de ainda existir algum vício no estacionamento de CI.
Fotografei vários pontos de carregamento e o estado em que se encontravam. PODEM VER que actualizei os vários pontos fotos e estado no ELETROMAPS.
Há...Saibam que quase todos tem estacionamento gratuito

De alguma forma parece ter funcionado em Viseu, a não ser que tenha aqui acontecido uma enorme coincidência, imaginem que nas vossas cidades faziam o mesmo com os mesmos resultados

Gostaria que cada um de nós, na medida da sua realidade, fizesse o mesmo.
Pelo que vi hoje se em Viseu parece ter valido a pena imaginem se cada um de nós, na medida da sua realidade, fizer algo parecido nas suas cidades.
Última edição por dmorgado em 22 nov 2014, 23:14, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”