
Test drive e-NV200
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Re: Test drive e-NV200
Pois, no que toca a autonomia é normal que gaste mais logo menos kms por carga, o vendedor falou-me em menos 10-15km que o Leaf, mas acho muito pouco para um carro menos aerodinâmico e mais pesado, para não falar que pode levar até 700kg de carga.
Algo muito importante é se o sistema de refrigeração funciona mesmo, conseguis-te confirmar?
Algo muito importante é se o sistema de refrigeração funciona mesmo, conseguis-te confirmar?
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
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Re: Test drive e-NV200
O sistema de refrigeração é o calcanhar de Aquiles desta carrinha.mrr Escreveu:Pois, no que toca a autonomia é normal que gaste mais logo menos kms por carga, o vendedor falou-me em menos 10-15km que o Leaf, mas acho muito pouco para um carro menos aerodinâmico e mais pesado, para não falar que pode levar até 700kg de carga.
Algo muito importante é se o sistema de refrigeração funciona mesmo, conseguis-te confirmar?
Vou deixar esta questão para o fim mas funciona mesmo.
Vai ser possível fazer mais de 300Km por dia sem qualquer stress.
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=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: Test drive e-NV200
Fui à Nissan (Entreposto aqui em Aveiro) no dia 27-11-2014 à hora de almoço buscar a e-NV200 para testar.
Completamente nova - pouco tinha andado e estava toda carregada (97 ou 98% no CB).
Tinha-me esquecido do LeafSpy no Leaf e por isso fiz pouco mais de 4Km para o ir buscar.
Cheguei à beira do Leaf assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -13-27.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -13-39.png[/img]
Ela tinha portanto ligeiramente menos de 300Km quando lhe peguei.
Andei o dia todo em modo de condução algo agressiva para testar a máquina. Não em aventuras de manobras perigosas nem gincanas na estrada mas acelerando e regenerando sem contemplações.
Como não podia prejudicar o normal andamento do meu dia de trabalho, só à noite fui dar uma voltita com autoestrada e tudo para gastar a bateria.
Era este o cenário do habitáculo:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 174435.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 174427.jpg[/img]
Mesmo já depois do segundo aviso de bateria fraca, andava eu descansadinho porque ainda tinha uma barra:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 210444.jpg[/img]
Se não fosse o LeafSpy, teria ficado a pé. A e-NV200 não tem barras escondidas. A estimativa do CB é muito mais realista do que a do Leaf.
Quando desaparece a última barra, é praticamente para encostar.
O LeafSpy ainda foi fazendo o recálculo dos GID's para cima antes de chegar a casa pois a tensão das células não estava em sintonia com o SOC apresentado.
Se não o fizesse, eu teria chegado a casa com GID's negativos. Ou seja, ela andava enganadinha quanto à sua real capacidade, penso eu.
Com o coração nas mãos, lá cheguei a casa com 3,2v na célula mais fraca (quase que via a luz do burro - uuffaa).
Liguei a bomba de calor e o A/C para obter o bicho carapaçudo (algo que nunca vi no meu Leaf). Bastaram poucos instantes e ele apareceu logo assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 213229.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 213743.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -29-02.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -27-58.png[/img]
Reparem na diferença de temperatura entre a partida e a chegada.
De seguida, coloquei a máquina à carga com o meu EVSE de 16A. A carrinha trás o de 10A.
O contador marcava no início do carregamento:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 214327.jpg[/img].
Assim que liguei a ficha, começou a trabalhar o A/C. Estava a chover mas ouvia-se perfeitamente.
Num ambiente silencioso, o A/C a trabalhar vai dar nas vistas pois a carrinha fará mais barulho a carregar do que a andar.
A estimativa do CB era esta:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 215401.jpg[/img]
Entretanto, sem eu saber porquê, o meu ELM327 e o LeafSpy crascharam completamente. Tive até que fazer hard-reset ao android e voltar a instalar o LeafSpy.
Cheguei a pensar que tinha avariado o ELM, que tinha dado um "piripaque" ao meu BQ Aquaris 5, sei lá... Não sabia o que se passava.
Depois ainda fui experimentar o meu HTC velhinho que anda no Leaf e craschou tudo também. Que trabalheira... Uuuffff...
Mais tarde vim a descobrir que o LeafSpy não funcionava com a carrinha a carregar. Só em modo READY... E esta hein!!!???
No entanto, como tinha deixado o LeafSpy ligado naquele espaço de tempo em que fui ligar a carrinha à tomada, ele ainda funcionou durante uns minutos antes de craschar.
Este foi o último screenshot antes daquilo dar o berro e passados poucos minutos do início do carregamento:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -55-59.png[/img]
Notem que a temperatura baixou logo.
Era o que eu mais queria ter monitorizado mas o raio do LeafSpy traíu-me.
A única coisa que vos posso dizer é que o A/C esteve menos de duas horas ligado, pois passado esse tempo voltei ao pé da máquina e ela continuava a carregar mas já sem arrefecimento ligado no pack.
De manhã acordou assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -42-55.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -43-06.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 084331.jpg[/img]
E o contador estava assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 195500.jpg[/img]
Por agora é tudo.
Depois continuarei com o seguimento dos testes que lhe fiz bem como quanto à apreciação de alguns aspectos gerais, principalmente a questão da climatização que tenciono aprofundar.
Mas agora é muito tarde e aproxima-se um dia de trabalho árduo.
Completamente nova - pouco tinha andado e estava toda carregada (97 ou 98% no CB).
Tinha-me esquecido do LeafSpy no Leaf e por isso fiz pouco mais de 4Km para o ir buscar.
Cheguei à beira do Leaf assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -13-27.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -13-39.png[/img]
Ela tinha portanto ligeiramente menos de 300Km quando lhe peguei.
Andei o dia todo em modo de condução algo agressiva para testar a máquina. Não em aventuras de manobras perigosas nem gincanas na estrada mas acelerando e regenerando sem contemplações.
Como não podia prejudicar o normal andamento do meu dia de trabalho, só à noite fui dar uma voltita com autoestrada e tudo para gastar a bateria.
Era este o cenário do habitáculo:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 174435.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 174427.jpg[/img]
Mesmo já depois do segundo aviso de bateria fraca, andava eu descansadinho porque ainda tinha uma barra:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 210444.jpg[/img]
Se não fosse o LeafSpy, teria ficado a pé. A e-NV200 não tem barras escondidas. A estimativa do CB é muito mais realista do que a do Leaf.
Quando desaparece a última barra, é praticamente para encostar.
O LeafSpy ainda foi fazendo o recálculo dos GID's para cima antes de chegar a casa pois a tensão das células não estava em sintonia com o SOC apresentado.
Se não o fizesse, eu teria chegado a casa com GID's negativos. Ou seja, ela andava enganadinha quanto à sua real capacidade, penso eu.
Com o coração nas mãos, lá cheguei a casa com 3,2v na célula mais fraca (quase que via a luz do burro - uuffaa).
Liguei a bomba de calor e o A/C para obter o bicho carapaçudo (algo que nunca vi no meu Leaf). Bastaram poucos instantes e ele apareceu logo assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 213229.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 213743.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -29-02.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -27-58.png[/img]
Reparem na diferença de temperatura entre a partida e a chegada.
De seguida, coloquei a máquina à carga com o meu EVSE de 16A. A carrinha trás o de 10A.
O contador marcava no início do carregamento:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 214327.jpg[/img].
Assim que liguei a ficha, começou a trabalhar o A/C. Estava a chover mas ouvia-se perfeitamente.
Num ambiente silencioso, o A/C a trabalhar vai dar nas vistas pois a carrinha fará mais barulho a carregar do que a andar.
A estimativa do CB era esta:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 215401.jpg[/img]
Entretanto, sem eu saber porquê, o meu ELM327 e o LeafSpy crascharam completamente. Tive até que fazer hard-reset ao android e voltar a instalar o LeafSpy.
Cheguei a pensar que tinha avariado o ELM, que tinha dado um "piripaque" ao meu BQ Aquaris 5, sei lá... Não sabia o que se passava.
Depois ainda fui experimentar o meu HTC velhinho que anda no Leaf e craschou tudo também. Que trabalheira... Uuuffff...
Mais tarde vim a descobrir que o LeafSpy não funcionava com a carrinha a carregar. Só em modo READY... E esta hein!!!???
No entanto, como tinha deixado o LeafSpy ligado naquele espaço de tempo em que fui ligar a carrinha à tomada, ele ainda funcionou durante uns minutos antes de craschar.
Este foi o último screenshot antes daquilo dar o berro e passados poucos minutos do início do carregamento:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -55-59.png[/img]
Notem que a temperatura baixou logo.
Era o que eu mais queria ter monitorizado mas o raio do LeafSpy traíu-me.
A única coisa que vos posso dizer é que o A/C esteve menos de duas horas ligado, pois passado esse tempo voltei ao pé da máquina e ela continuava a carregar mas já sem arrefecimento ligado no pack.
De manhã acordou assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -42-55.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -43-06.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 084331.jpg[/img]
E o contador estava assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 195500.jpg[/img]
Por agora é tudo.
Depois continuarei com o seguimento dos testes que lhe fiz bem como quanto à apreciação de alguns aspectos gerais, principalmente a questão da climatização que tenciono aprofundar.
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Re: Test drive e-NV200
Muito bom VETL, obrigado pelo excelente relato.
24,7kW.h de 0 a 100%, tendo em conta que uma parte (pequena) terá sido usada para arrefecer a bateria, parece-me pouco. Isto porque é uma bateria completamente nova.
O sistema de arrefecimento parece funcionar muito bem, espero que seja replicado para o Leaf Gen2.
24,7kW.h de 0 a 100%, tendo em conta que uma parte (pequena) terá sido usada para arrefecer a bateria, parece-me pouco. Isto porque é uma bateria completamente nova.
O sistema de arrefecimento parece funcionar muito bem, espero que seja replicado para o Leaf Gen2.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Test drive e-NV200
Porque não colocam o sistema no leaf de 2015? será difícil ?mjr Escreveu:Muito bom VETL, obrigado pelo excelente relato.
24,7kW.h de 0 a 100%, tendo em conta que uma parte (pequena) terá sido usada para arrefecer a bateria, parece-me pouco. Isto porque é uma bateria completamente nova.
O sistema de arrefecimento parece funcionar muito bem, espero que seja replicado para o Leaf Gen2.
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Re: Test drive e-NV200
Se me permitem, iremos falar disso mais à frente...MLF Escreveu:Porque não colocam o sistema no leaf de 2015? será difícil ?
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Re: Test drive e-NV200
Excelente relato e experiência VETL, aguardo pelo restante. Muito bom!
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Re: Test drive e-NV200
VETL espectáculo, estou a adorar este relato e mais ainda a parte da refrigeração do Pack...
Obrigado pela informação e claro que estou a aguardar mais....
Obrigado pela informação e claro que estou a aguardar mais....

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Re: Test drive e-NV200
Também gostei de ler o relato e obter alguns dados importantes com as baterias novas.
Continua que nós gostamos...

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Re: Test drive e-NV200
No dia seguinte levei a e-NV200 para o meu dia normal.
Teve autoestrada também mas menos que no dia anterior.
Não houve tempo para viagens ou desvios extra. Só para uma pequena fuga ao JR Lab acompanhado pelo RJSC.
E já não abusei tanto do pezinho direito...
Cheguei a casa já tarde, assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 005011.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -55-18.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -55-53.png[/img]
Deixei-a à carga mais uma vez durante a noite e de manhã estava assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092312.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -16-47.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -17-13.png[/img]
E o contador marcava:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090424.jpg[/img]
Depois com a barriguinha cheia, fui entregá-la ao concessionário.
Teve autoestrada também mas menos que no dia anterior.
Não houve tempo para viagens ou desvios extra. Só para uma pequena fuga ao JR Lab acompanhado pelo RJSC.
E já não abusei tanto do pezinho direito...
Cheguei a casa já tarde, assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 005011.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -55-18.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -55-53.png[/img]
Deixei-a à carga mais uma vez durante a noite e de manhã estava assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092312.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -16-47.png[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -17-13.png[/img]
E o contador marcava:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090424.jpg[/img]
Depois com a barriguinha cheia, fui entregá-la ao concessionário.
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