
Diário de bordo - hsanchez
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Diário de bordo - hsanchez
VETL está tudo no meu DB desde o início.
Não oculto nada.
Preocupações são as que todos têm... Evitar manter o carro ao Sol. Carregar se possível à noite e no exterior para arrefecer. Se possível não circular com o carro quando o dia quando atinge 30ºC ou mais. Nada mais.
Aqui em Lisboa onde vivo de manhã às 8h estão 22Cº, gostava que fosse mais baixo....
Não oculto nada.
Preocupações são as que todos têm... Evitar manter o carro ao Sol. Carregar se possível à noite e no exterior para arrefecer. Se possível não circular com o carro quando o dia quando atinge 30ºC ou mais. Nada mais.
Aqui em Lisboa onde vivo de manhã às 8h estão 22Cº, gostava que fosse mais baixo....
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
Re: Diário de bordo - hsanchez
Em Novembro completei três anos sobre a compra do Nissan Leaf, que posso dizer?
[img]http://i.imgur.com/eABW1uM.jpg[/img]
O que começou por ser uma decisão ecológica, sustentável, de respeito pela Natureza, foi se transformando numa aposta excelente do ponto de vista económico.
Vamos aos factos:
Entregaram-me o carro a 30 de Novembro de 2011, portanto três anos.
Percorri 34.052 Km, dos quais monitorizei 28.766 Km.
Consumi um total de 5.019 Kwh, tendo gerado no próprio carro 1.303 Kwh, portanto 26% de toda electricidade consumida pelo carro foi produzida pelo próprio carro (regeneração pela travagem).
Conduzi durante 1.116 horas, calmas, cómodas, prazenteiras, muito bom mesmo.
Locais que visitei: Leiria, Pombal,Coimbra, Águeda, Proença-a-Nova, Abrantes, Santarém, Ourém, a Norte de Lisboa e Setubal, Sesimbra, Álcacer do Sal, Tróia, Sines, Porto Covo a Sul de Lisboa. Percorri toda a região de Lisboa sem quaisquer constrangimentos.
Deixei de emitir para a atmosfera 4.942 Kg de CO2. O planeta agradece.
Teria gasto 305 euros (este valor é sem iva) se tivesse carregado sempre em minha casa, utilizando a tarifa bi-horária, de facto 90% de todas as cargas foram efectuadas ou na rede pública da Mobi.e, ou em restaurantes ou hotéis que sempre me permitiram carregar (solicitei sempre prévia autorização), ou ainda em casa de amigos e familiares, como ficam incrédulos…
Portanto o custo por cada 100 Km percorridos foi de 1.06 euros (sem iva), sim, pouco mais de 1 euro por cada 100 Km, repito, se sempre tivesse carregado em casa, de facto não devo ter gasto mais de 30 euros em três anos.
Como me organizo para carregar na rede pública?, simples, se vou a um centro comercial às compras ou ao cinema, ele fica a carregar, se vou a um concerto, ao teatro, ele fica a carregar, se vou almoçar ou jantar fora escolho um restaurante que me permita carregar perto (existem muitos…) eu como e ele come, simples, barato, dá muito prazer e é um luxo…
[img]http://i.imgur.com/lC6Mqw4.jpg[/img]
Conclusão:
Este é o meu 1º carro eléctrico, no entanto já estou à espera ou do novo Nissan Leaf ou do Tesla Model III, é o que chegar primeiro, ou outro que tenha no mínimo 300 Km reais de autonomia.
Junto fotos.
O Futuro é Hoje!
Saudações Eléctricas.
hsanchez
[img]http://i.imgur.com/eABW1uM.jpg[/img]
O que começou por ser uma decisão ecológica, sustentável, de respeito pela Natureza, foi se transformando numa aposta excelente do ponto de vista económico.
Vamos aos factos:
Entregaram-me o carro a 30 de Novembro de 2011, portanto três anos.
Percorri 34.052 Km, dos quais monitorizei 28.766 Km.
Consumi um total de 5.019 Kwh, tendo gerado no próprio carro 1.303 Kwh, portanto 26% de toda electricidade consumida pelo carro foi produzida pelo próprio carro (regeneração pela travagem).
Conduzi durante 1.116 horas, calmas, cómodas, prazenteiras, muito bom mesmo.
Locais que visitei: Leiria, Pombal,Coimbra, Águeda, Proença-a-Nova, Abrantes, Santarém, Ourém, a Norte de Lisboa e Setubal, Sesimbra, Álcacer do Sal, Tróia, Sines, Porto Covo a Sul de Lisboa. Percorri toda a região de Lisboa sem quaisquer constrangimentos.
Deixei de emitir para a atmosfera 4.942 Kg de CO2. O planeta agradece.
Teria gasto 305 euros (este valor é sem iva) se tivesse carregado sempre em minha casa, utilizando a tarifa bi-horária, de facto 90% de todas as cargas foram efectuadas ou na rede pública da Mobi.e, ou em restaurantes ou hotéis que sempre me permitiram carregar (solicitei sempre prévia autorização), ou ainda em casa de amigos e familiares, como ficam incrédulos…
Portanto o custo por cada 100 Km percorridos foi de 1.06 euros (sem iva), sim, pouco mais de 1 euro por cada 100 Km, repito, se sempre tivesse carregado em casa, de facto não devo ter gasto mais de 30 euros em três anos.
Como me organizo para carregar na rede pública?, simples, se vou a um centro comercial às compras ou ao cinema, ele fica a carregar, se vou a um concerto, ao teatro, ele fica a carregar, se vou almoçar ou jantar fora escolho um restaurante que me permita carregar perto (existem muitos…) eu como e ele come, simples, barato, dá muito prazer e é um luxo…
[img]http://i.imgur.com/lC6Mqw4.jpg[/img]
Conclusão:
Este é o meu 1º carro eléctrico, no entanto já estou à espera ou do novo Nissan Leaf ou do Tesla Model III, é o que chegar primeiro, ou outro que tenha no mínimo 300 Km reais de autonomia.
Junto fotos.
O Futuro é Hoje!
Saudações Eléctricas.
hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/
Re: Diário de bordo - hsanchez
Muitos parabéns hsanchez. De facto é um regalo andar por todo o lado e não gastar nada com isso, é um segundo prazer além de conduzir o carro.
Espero continuar a ler estes testemunhos por muitos e bons anos
Espero continuar a ler estes testemunhos por muitos e bons anos

Re: Diário de bordo - hsanchez
Reparei nas 12 barras, com 3 anos e mais de 30mil km!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - hsanchez
... e se bem me lembro, uma bateria nova por volta dos 2 anos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Diário de bordo - hsanchez
Certo, com 14 meses o carro (a bateria) teve problemas que levaram a Nissan a substituir a bateria.
Portanto esta começa a contar a partir de Fevereiro de 2013.
Portanto esta começa a contar a partir de Fevereiro de 2013.
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Diário de bordo - hsanchez
Parabéns Henrique.
Gostei de ler as tuas palavras.
O Leaf apesar das suas limitações por todos conhecidas, representa a quase totalidade das viagens no dia a dia e em família.
O prazer de condução é uma característica única dos VE e que nós cá em casa também adoramos.
Continua a usufruir dessa maravilha e a seu tem pensaremos noutras soluções com mais autonomia.
Abraço
Gostei de ler as tuas palavras.
O Leaf apesar das suas limitações por todos conhecidas, representa a quase totalidade das viagens no dia a dia e em família.
O prazer de condução é uma característica única dos VE e que nós cá em casa também adoramos.
Continua a usufruir dessa maravilha e a seu tem pensaremos noutras soluções com mais autonomia.
Abraço
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de bordo - hsanchez
Acho que o cenario seria melhor que o atual porque as baterias nao vao para o lixo, sao usadas em edificios em conjunto com energias renovaveis e/ou energia fora do periodo de pico. Resta a carcaça que pode ser aproveitada se os fabricantes começarem a ser verdadeiramente sustentaveis. Vi ha uns dias um artigo sobre as preocupaçoes da obsolencia programada que discute essa questao e a possibilidade de haver sançoes para fabricantes que abusamrdias Escreveu:Parabéns... Sem duvida um excelente balanço ....
Se houvesse PCR como noutros países a autonomia de 300 kms nem se colocava...
Fugindo um pouco ao tópico... Se a maioria dos donos de actuais VE ao fim de 5 anos decidir trocar de viatura para uma de 300 kms reais ou a volta disso.... Isto não se poderá tornar num desastre ambiental? Pois apesar da viatura de troca continuar valida será sempre necessário nova bateria e ninguém vai querer viaturas em termos de limitação de kms quando passara a existir autonomias decentes...
Isto vai tornar-se complicado...
- dmorgado
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 311
- Registado: 19 set 2014, 17:42
- Data de fabrico: 01 jan 2017
- Capacidade bateria: 81 Ah
Re: Diário de bordo - hsanchez
Parabéns
Re: Diário de bordo - hsanchez
Caros amigos,
Cá por casa a "família eléctrica" acaba de crescer:
[img]http://i.imgur.com/2XNI0V9.jpg[/img]
Tenho uma dúvida que gostava que alguém me pudesse esclarecer: posso usar o cabo EVSE do Leaf para carregar o Fluence?, pois o Fluence veio só com o cabo Mennekes.
Desde já agradeço a ajuda,
Saudações Eléctricas,
hsanchez
Cá por casa a "família eléctrica" acaba de crescer:
[img]http://i.imgur.com/2XNI0V9.jpg[/img]
Tenho uma dúvida que gostava que alguém me pudesse esclarecer: posso usar o cabo EVSE do Leaf para carregar o Fluence?, pois o Fluence veio só com o cabo Mennekes.
Desde já agradeço a ajuda,
Saudações Eléctricas,
hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/