Diário de Bordo

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário e Bordo

Mensagem por mjr » 05 dez 2014, 00:05

O problema da regeneração é que além da energia regenerada há que contar com a energia para fazer mover o carro a distância percorrida. Um exemplo:

Imaginemos que temos uma descida de 500m ao longo de 20km. Pelos dados que apresentei, seriam aproveitados 3,7/2 kW.h = 1,85kW.h de energia potencial gravítica. No entanto para percorrer 20km é necessária energia. Imaginemos que para a velocidade média apresentada seriam gastos 0.1 kW.h/km. Ora para 20km seriam gastos 2kW.h. Assim, a nossa descida de 500m nem sequer carregou a bateria, pois essa energia foi toda gasta para percorrer os 20km e ainda foi preciso ir à bateria buscar 0,15kW.h.

Se a descida fosse mais acentuada, por exemplo de 500m em 5 km, aí já só seriam necessários 0,5kW.h para percorrer os 5 km, e seriam efetivamente guardados na bateria 1,35kW.h.

Espero ter sido claro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário e Bordo

Mensagem por VETL » 05 dez 2014, 00:11

Isso ficou-me logo claro.
A minha questão não é essa.
A minha questão é:
Quando carrego da tomada a 16A tenho perdas no carregamento de 10 a 14%. Outra forma de carregar a bateria é usar o motor como carregador da bateria. Este processo de regeneração é tão eficiente como o carregador?
Ou de outra forma: O motor a fazer de carregador tem tanta eficiência como o carregador de ligar à tomada?
Espero ter-me feito entender...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário e Bordo

Mensagem por mjr » 05 dez 2014, 12:00

A eficiência como motor e como gerador é muito semelhante nas máquinas elétricas, pelo que sim, a eficiência na conversão da energia mecânica em elétrica deve andar entre os 80% e os 85%.

O problema é que o carro não está parado e por isso é gasta energia para fazer mover o carro. Vamos assumir um desnível de 500m e 5km de distância para subir e depois para descer:

A energia gasta para subir seria de 5,5 * (500/1000) + 0.1*5 = 3,25kW.h

Para descer seriam acumulados os 1,35kW.h já calculados.

Isto dá que só seriam recuperados 1.35/3.25 = 41% da energia gasta a subir. Sem considerar a energia gasta para percorrer os 10km do trajeto, a energia recuperada seria 67% (1,85/2,75). E é este último número que mais interessa para os nossos cálculos da eficiência de condução em percursos com muitos desníveis. Num percurso onde o carro esteja sempre a subir e a descer declives significativos (tem de haver regeneração efetiva nas descidas) podemos esperar uma autonomia de 67% de uma condução em plano ou com declives pouco significativos. Isto grosso modo, claro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: Diário e Bordo

Mensagem por dmorgado » 08 dez 2014, 23:36

Apenas para dizer que consegui fazer o trajeto direto Gondomar-Castro Daire com algumas peripécias pelo meio.
O Amanhã dou novidades.

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: Diário e Bordo

Mensagem por dmorgado » 22 dez 2014, 02:15

Onde fica? Eu sei!!!!!!

Imagem
Última edição por dmorgado em 22 dez 2014, 12:42, editado 2 vezes no total.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário e Bordo

Mensagem por Fil » 22 dez 2014, 16:15

Isso dá para usar, ou está bloqueado de todo? Onde fica? Boa pergunta ;)

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: Diário e Bordo

Mensagem por dmorgado » 22 dez 2014, 23:41

Lamego. Quase pronto :D :D :D :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário e Bordo

Mensagem por VETL » 22 dez 2014, 23:43

dmorgado Escreveu:Lamego. Quase pronto :D :D :D :D
Com ou sem ligação à Mobi.e? Consegue saber isso?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: Diário e Bordo

Mensagem por dmorgado » 23 dez 2014, 00:37

Sei porque pedi e alguém se prontificou a colocar. :D :D

Com ligação à mobie :D :D :mrgreen:

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: Diário e Bordo

Mensagem por dmorgado » 23 dez 2014, 00:40

Acabei de registar no eletromaps

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”