Diário de Bordo - dgalv

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por santanamos » 29 nov 2014, 02:44

Não é só a nissan.. tive um acidente no inicio do mês e para o reparar queriam que eu fosse deixar o carro no importador siva em palmela :? Liguei para 2 oficinas da skoda em distritos diferentes e o resultado era identico!!

Parece que concentraram as reparações num só local para poupar qualquer coisa :evil:

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 12 dez 2014, 10:20

E hoje acordamos assim...com direito a aviso no painel de instrumentos de bateria exterior muito baixa...

Imagem

Imagem
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por mjr » 12 dez 2014, 11:38

Nunca vi a temperatura do meu tão baixa!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 12 dez 2014, 11:50

Aqui pelo Alentejo verificam-se os dois extremos, as mais altas e as mais baixas!

Ontem, marcava 3º no exterior e o pack estava a 9,2º sensívelmente à mesma hora.

Para já hoje é o dia com a temperatura mais baixa deste outono.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por cromero » 12 dez 2014, 12:36

rdias Escreveu:Segundo alguns especialistas vai ser o inverno mais frio dos últimos 100 anos na europa...
Essas previsões costumam falhar tanto, ou mais, que as previsões de crescimento e emprego do Governo...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por mjr » 12 dez 2014, 13:50

Previsões meteorológicas a mais de 120 horas dificilmente se distinguem de cartomancia.

Tal como as previsões económicas de qualquer entidade...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Fil » 12 dez 2014, 14:46

A temperatura mais baixa que vi no meu pack foi de 8 °C, com temperatura exterior de -3, mas ligado à ficha ;)

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 22 dez 2014, 11:28

Este Sábado foi dia de nova viagem a Lisboa. Foi o dia das peripécias.

Comecemos pela 1ª:

Deixei o carro a carregar pelas 20h no posto da Rua do Pólo Norte em Lisboa no Parque das Nações, junto ao Centro Comercial Vasco da Gama. Como a tomada CEE estava a ser usada e eu prefiro usar a Mennekes, coloquei à carga no ponto 2. Já no centro comercial lembrei-me de ir consultar quanto tempo iria demorar o carregamento. Verifico que o carregamento tinha parado...

De volta ao carro, verifico que a luz vermelha do posto se encontra acesa...com o cartão vou tentar finalizar a carga e...não consigo! :shock:

Volto a tentar e mais uma vez não consegui. Comecei então a lembrar-me de colegas que têm ficado com o cabo preso no posto...mas como tinha de regressar a Évora essa era uma questão que nem sequer se colocava! Resolvi ligar para a linha da mobi.e. Como já passava das 20h já não estava disponível! Pior! E agora? Liguei para a linha das avarias...nada feito! Após reclamar com eles disseram que não tinham nada a ver com aquilo e que tinha de contactar a mobi.e...que já estava encerrada!

Resolvi ligar ao nosso caro ruimegas. Os conselhos dele foram no sentido do que já tinha feito, pelo que não consegui resolver o problema...mas enquanto falávamos resolvi puxar o cabo com força...em resultado consegui tirar o cabo após o desligar da energia.

O estado em que ficou o ponto 2 foi este:

Imagem

Imagem

Da parte de trás estava ligado o conector preto da energia, um cabo de rede RJ45 e um cabo de terra.


A 2ª peripécia foi o regresso a Évora pelas 22h. Muito nevoeiro, vidros a embaciarem, baterias entre os 18º e os 20º por causa da carga rápida em Oeiras, e temperatura exterior em Lisboa de 10º, no Montijo de 3º, em Vendas Novas de 2º e em Évora de 1º...

Após carregamento descrito acima ter acabado, com o cabo CEE, o Leaf Spy indicava 18,2Kw na bateria.

À chegada a Évora o cenário era este:

O perfil da rota e a velocidade registada:

Imagem

A capacidade reportada:

Imagem

O estado das células:

Imagem


Imagino que estaria muito perto da tartaruga. O aviso de bateria muito fraca apareceu à entrada de Évora, na zona de Peramanca. Eu moro do outro lado da cidade, junto à saída para o Redondo. Levei um amigo a casa e ainda fui para a minha, mas sempre a pensar iria chegar de tartaruga...

Mas após um ano de condução já vou conhecendo o carro e não fiquei ansioso com a situação. Já vou conhecendo os limites da máquina! :D
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por VETL » 22 dez 2014, 11:39

Mas se esse Leaf é um mk1 (de primeira geração), como é que a célula mais baixa está com menos de 3,0v? :?: :?: :o

Será por ter uma versão de firmware diferente?
Não é esse que tem 2 dígitos na apresentação do consumo quando nós só temos 1?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 22 dez 2014, 11:43

VETL Escreveu:Mas se esse Leaf é um mk1 (de primeira geração), como é que a célula mais baixa está com menos de 3,0v? :?: :?: :o

Será por ter uma versão de firmware diferente?
Não é esse que tem 2 dígitos na apresentação do consumo quando nós só temos 1?
É um mk1 de 1ª geração. E sim, tem 2 dígitos na apresentação do consumo médio no painel de instrumentos.

Quanto ao firmware julgo ter a versão mais recente, pois antes da entrega pedi para o fazerem. E noto que nestes dias muito frios corta muito a regeneração, o que verifico que é comum a outros aqui do fórum após a actualização do firmware...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”