
Bateria: comprar ou alugar
- alexmol
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Bateria: comprar ou alugar
Agora que já se sabe que o custo de substituição da bateria do Leaf será de 5000€ + IVA + mão de obra, o que na prática fará os particulares desembolsarem pelo menos 6150€, importa refazer algumas contas.
A diferença de preço no Leaf Visia entre a versão com aluguer e compra da bateria é de 5900€.
O custo mensal de aluguer da bateria é de 79€ por mês.
O custo de uma bateria de substituição (6150€) dá para 77 meses de aluguer, ou seja, 6 anos e 5 meses.
Quem opta pela compra da bateria tem 5 anos de garantia da mesma.
Quem optar pelo aluguer de bateria atingirá o preço da versão de compra ao fim de 74 meses, ou seja, 6 anos e 2 meses.
Supondo que uma pessoa pretende ter sempre mais de 75% de capacidade original da bateria surgem vários cenários:
Cenário 1: A bateria degrada-se abaixo dos 75% nos primeiros 5 anos
Nesta situação terá sido vantajoso optar pela compra, pois a Nissan substituirá a bateria ao abrigo da garantia
Cenário 2: A bateria degrada-se abaixo dos 75% entre os 5 anos e os 6 anos e 2 meses
Nesta situação quem optou pela compra fica prejudicado face a quem optou pelo aluguer. Quem optou pelo aluguer ainda não gastou tanto dinheiro como quem comprou e pode solicitar uma bateria de substituição sem custos.
Quem comprou ou gasta mais 6150€ ou tem de se governar com menos de 75% da capacidade original.
Cenário 3: A bateria degrada-se abaixo dos 75% depois dos 6 anos e 2 meses
Aos 6 anos e 2 meses o valor gasto iguala-se entre as versões com compra e aluguer de bateria.
Daqui para a frente no tempo quem tiver optado pela compra começa a ter menos custos do que quem optou pelo aluguer.
Atenção que a fronteira entre o cenário 2 e 3 será sempre mais à frente no tempo, influenciada pelo preço da mão-de-obra da troca de bateria.
Os cenários 1 e 2 não têm grande dúvida. Agora no cenário 3 podem surgir mais complicações.
Quem comprou com bateria se a decidir substituir, por exemplo aos 8 anos, tendo pago globalmente menos do que quem optou pelo aluguer, terá em princípio de rentabilizar a compra da 2ª bateria mantendo-a por mais 6 anos e 2 meses.
Ora este exemplo implica ficar com o carro durante 14 anos 2 meses. Ao fim desse tempo provavelmente terão saído novas gerações de VE's e novas baterias. Haverá forte desvalorização no mercado de 2ª mão para VE's com baterias de gerações anteriores. Será que alguém vai mesmo trocar a bateria ao fim de 8 anos e mantê-la mais outros 6 ?
Face ao que expus, no caso de não aceitarmos degradação abaixo dos 75% do original, o aluguer de bateria não me parece assim tão desvantajoso.
O que acham? Errei alguma conta?
A diferença de preço no Leaf Visia entre a versão com aluguer e compra da bateria é de 5900€.
O custo mensal de aluguer da bateria é de 79€ por mês.
O custo de uma bateria de substituição (6150€) dá para 77 meses de aluguer, ou seja, 6 anos e 5 meses.
Quem opta pela compra da bateria tem 5 anos de garantia da mesma.
Quem optar pelo aluguer de bateria atingirá o preço da versão de compra ao fim de 74 meses, ou seja, 6 anos e 2 meses.
Supondo que uma pessoa pretende ter sempre mais de 75% de capacidade original da bateria surgem vários cenários:
Cenário 1: A bateria degrada-se abaixo dos 75% nos primeiros 5 anos
Nesta situação terá sido vantajoso optar pela compra, pois a Nissan substituirá a bateria ao abrigo da garantia
Cenário 2: A bateria degrada-se abaixo dos 75% entre os 5 anos e os 6 anos e 2 meses
Nesta situação quem optou pela compra fica prejudicado face a quem optou pelo aluguer. Quem optou pelo aluguer ainda não gastou tanto dinheiro como quem comprou e pode solicitar uma bateria de substituição sem custos.
Quem comprou ou gasta mais 6150€ ou tem de se governar com menos de 75% da capacidade original.
Cenário 3: A bateria degrada-se abaixo dos 75% depois dos 6 anos e 2 meses
Aos 6 anos e 2 meses o valor gasto iguala-se entre as versões com compra e aluguer de bateria.
Daqui para a frente no tempo quem tiver optado pela compra começa a ter menos custos do que quem optou pelo aluguer.
Atenção que a fronteira entre o cenário 2 e 3 será sempre mais à frente no tempo, influenciada pelo preço da mão-de-obra da troca de bateria.
Os cenários 1 e 2 não têm grande dúvida. Agora no cenário 3 podem surgir mais complicações.
Quem comprou com bateria se a decidir substituir, por exemplo aos 8 anos, tendo pago globalmente menos do que quem optou pelo aluguer, terá em princípio de rentabilizar a compra da 2ª bateria mantendo-a por mais 6 anos e 2 meses.
Ora este exemplo implica ficar com o carro durante 14 anos 2 meses. Ao fim desse tempo provavelmente terão saído novas gerações de VE's e novas baterias. Haverá forte desvalorização no mercado de 2ª mão para VE's com baterias de gerações anteriores. Será que alguém vai mesmo trocar a bateria ao fim de 8 anos e mantê-la mais outros 6 ?
Face ao que expus, no caso de não aceitarmos degradação abaixo dos 75% do original, o aluguer de bateria não me parece assim tão desvantajoso.
O que acham? Errei alguma conta?
Re: Bateria: comprar ou alugar
já estou perto do cenário 1: 3 anos e 5mêses = 76,5%
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- VETL
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Re: Bateria: comprar ou alugar
As contas não sei.alexmol Escreveu:...
O que acham? Errei alguma conta?
Mas os pressupostos acho que falham.
Creio que a garantia de degradação do pack do Leaf é 70% e não 75%.

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Re: Bateria: comprar ou alugar
A única coisa mal nas contas é que a bateria em questão daqui a 5 anos ou 6 anos e 2 meses não vai custar os 6150€, mas muito menos 

- alexmol
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Re: Bateria: comprar ou alugar
Se a garantia da Nissan só pode ser activada aos 70% isso empurra mais carros do cenário 1 para o cenário 2, dando vantagem a quem optou pelo aluguer, de resto não altera as conclusões e dúvidas.VETL Escreveu:Mas os pressupostos acho que falham.
Creio que a garantia de degradação do pack do Leaf é 70% e não 75%.
- alexmol
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Re: Bateria: comprar ou alugar
E qual o grau de confiança nessa afirmação? Eu não posso apresentar estas contas a alguém com base em coisas que não se sabem.jfr2006 Escreveu:A única coisa mal nas contas é que a bateria em questão daqui a 5 anos ou 6 anos e 2 meses não vai custar os 6150€, mas muito menos
O que se sabe é que a degradação das baterias é real e maior do que a marca afirma, e temos casos aqui no fórum que o comprovam.
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Re: Bateria: comprar ou alugar
79€ por mês implica um n.º de km reduzido por ano. Nesse cenário os 70% de degradação vão de certeza para mais tarde um bom bocado.alexmol Escreveu:Se a garantia da Nissan só pode ser activada aos 70% isso empurra mais carros do cenário 1 para o cenário 2, dando vantagem a quem optou pelo aluguer, de resto não altera as conclusões e dúvidas.VETL Escreveu:Mas os pressupostos acho que falham.
Creio que a garantia de degradação do pack do Leaf é 70% e não 75%.
Acima de 25k ou 30k Km por ano o valor do aluguer não é esse e altera por completo a análise.
Resumindo: Está para aparecer alguém com um cenário onde o aluguer seja favorável ao proprietário do veículo.
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Re: Bateria: comprar ou alugar
No geral as contas poderão ser essas mas esqueceu-se de um importante fator que é a situação de apenas 12500 Km/anos. Quem quer realmente rentabilizar o VE este nrº de Kms anos fica bastante aquém do desejável.
Ao considerar 20000 km/ano teremos uma mensalidade de 102 euros/mês com mais 0.05 por cada Km.
Assim tendo atenção o valor na diferença da aquisição ficaria pago em 57 meses, mesmos 3 do que na situação do aluguer. Também ainda teríamos a garantia da bateria para substituição em caso de degradação.
Penso que acima de tudo a pergunta que devemos fazer é:
Prefiro pagar o equipamento todo ou prefiro pagar às prestações? Acima de tudo isto é uma opção pessoal e não de matemática pois há muitas variáveis desconhecidas.
Ao considerar 20000 km/ano teremos uma mensalidade de 102 euros/mês com mais 0.05 por cada Km.
Assim tendo atenção o valor na diferença da aquisição ficaria pago em 57 meses, mesmos 3 do que na situação do aluguer. Também ainda teríamos a garantia da bateria para substituição em caso de degradação.
Penso que acima de tudo a pergunta que devemos fazer é:
Prefiro pagar o equipamento todo ou prefiro pagar às prestações? Acima de tudo isto é uma opção pessoal e não de matemática pois há muitas variáveis desconhecidas.
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Re: Bateria: comprar ou alugar
No que se refere à matemática será mais ou menos isso para o cliente, mas acho que ninguém põe em causa que as marcas sabem fazer contas e não estão cá para perder...beme83 Escreveu:...
Penso que acima de tudo a pergunta que devemos fazer é:
Prefiro pagar o equipamento todo ou prefiro pagar às prestações? Acima de tudo isto é uma opção pessoal e não de matemática pois há muitas variáveis desconhecidas.
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Re: Bateria: comprar ou alugar
Para poucos km por ano, é possível que o aluguer faça mais sentido. O exemplo do carro do Paulo Guerreiro mostra que mesmo com poucos km são possíveis degradações significativas. Com a química do mk2 provavelmente a degradação será significativamente menor, fazendo pender a balança para o lado da compra.
No entanto, para um valor anual mais aceitável de 20000km, já o tempo de amortização é de quase 5 anos, e para 25000km (o meu caso) seria de 4 anos. Quantos mais km por ano, mais sentido faz a compra. Até do ponto de vista do principal mecanismo de degradação, que é o tempo e não os km.
Cada um faz as suas contas de acordo com o perfil de utilização do carro, mas regra geral podemos dizer que o aluguer só faz sentido para poucos km por ano. Eu aprofundaria as contas se fizesse até 17500km por ano. A partir daí não vejo vantagem no aluguer.
No entanto, para um valor anual mais aceitável de 20000km, já o tempo de amortização é de quase 5 anos, e para 25000km (o meu caso) seria de 4 anos. Quantos mais km por ano, mais sentido faz a compra. Até do ponto de vista do principal mecanismo de degradação, que é o tempo e não os km.
Cada um faz as suas contas de acordo com o perfil de utilização do carro, mas regra geral podemos dizer que o aluguer só faz sentido para poucos km por ano. Eu aprofundaria as contas se fizesse até 17500km por ano. A partir daí não vejo vantagem no aluguer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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