O objectivo deste tópico era discutir o caso concreto do Nissan Leaf, com a sua degradação de bateria e considerando o custo total de aquisição + aluguer.
Tentando voltar ao caso do Leaf
Como já foi dito a degradação da bateria parece estar mais indexada ao tempo do que aos kms pelo que para quem faça até 12500km por ano a opção de aluguer de bateria a 79€ por mês parece ser vantajosa.
Para 15000km por ano o aluguer passa a ser 86€ por mês.
Refazendo as contas anteriores o tempo onde os preços se equilibram passa a ser de 5 anos e 8 meses.
Nesta situação já acho as situações de compra ou aluguer muito equilibradas.
Apesar de neste fórum existirem muitos utilizadores que vigiam mais a saúde da bateria do que a própria

algumas pessoas não querem preocupações. Querem ter o carro sempre carregado a 100% pronto para qualquer eventualidade e não andar a modificar hábitos ou evitar situações por causa da saúde da bateria. Para essas pessoas, que façam os 15000km por ano, acho que o aluguer de bateria deve ser considerado.
Já para 20000km anuais o aluguer passa a 102€ por mês, e claramente neste caso e outros com mais kms anuais mais vale comprar a bateria.