Tanto com o Zoe ou com um Leaf acima do Visia podes carregar a 32A monofásico em casa.
Acho que compensa ter 6,9KVA de potência contratada, ter trifásico em casa é que já sai caro.
https://energia.edp.pt/particulares/ser ... encia.aspx
O carregador do Zoe também é mais eficiente a 32A do que a 16A. O que eu acho ideal fazer, tanto para o Zoe como para o Leaf é instalar uma tomada CEE de 32A.
Depois comprar um EVSE regulável, como o ELPA EVR1.
http://www.e-station-store.it/evr1-tipo2-max-7-kw.html
Assim podes ter 6,9KVA de potência contratada e carregar a 28A dando 4A de margem para usares outros electrodomésticos enquanto carregas o carro.
Nos casos em que quiseres carregar numa tomada normal schuko podes pôr o EVSE a 10A e usar um adaptador CEE - Schuko.
O Zoe R240 vai levar sempre mais tempo a carregar que o Leaf, pois a bateria tem 23,3KWh utilizáveis contra os 21KWh do Leaf. A 32A os carregadores do Leaf e do Zoe têm eficiências parecidas, a 16A ou menos o carregador do Leaf é mais eficiente.
No outro dia encontrei um cabo EVSE regulável muito fixe. Pois o EVSE não fica pendurado no cabo, mas sim no interior da ficha.
http://shop.charge-amps.com/spark
Dá para escolher 6A/10A/16A, só é pena não ir até aos 32A, e a ficha ser tipo 1.
Quanto aos carregamentos rápidos o Leaf tem vantagem. Mas não contes que esse tipo de carregamentos continue gratuito, esses postos são caros e mais tarde ou mais cedo os custos vão passar para o utilizador. Lá fora onde a rede de carregamento está mais desenvolvida um carregamento rápido ronda os 10€.
Enquanto carregar a 22KW deverá ser gratuito em algumas superfícies comerciais. Tal como hoje alguns hipermercados oferecem descontos na compra de gasolina, no futuro tendo em conta o baixo custo da electricidade, podem oferece-la aos seus clientes. É o passo lógico que já foi tomado noutros países.