12. Barra

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Quantas barras de capacidade tem?

12 barras
39
38%
11 barras
30
29%
10 barras
18
17%
9 barras
4
4%
8 barras
4
4%
7 barras
4
4%
6 barras ou menos
4
4%
 
Total de votos: 103

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: 12. Barra

Mensagem por vgomes » 01 jul 2015, 22:35

Perdemos a 3ª barrinha esta semana...aos 110 000 kms

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: 12. Barra

Mensagem por Orlando » 01 jul 2015, 22:38

Qdo chegar o outono, a barra volta :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: 12. Barra

Mensagem por VETL » 01 jul 2015, 22:46

vgomes Escreveu:Perdemos a 3ª barrinha esta semana...aos 110 000 kms
LeafSpy?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 04 jul 2015, 00:40

Com 10 faz...

Claro que não é a 120km/h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2673
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: 12. Barra

Mensagem por alexmol » 04 jul 2015, 09:09

A regeneração é sempre um pau de 2 bicos.
Não recupera a totalidade da energia (na realidade andará entre 30 a 50%) e pode aquecer mais as baterias (em casos mais extremos).

Eu deixaria o carro deslizar sem regeneração e só a usaria para respeitar os limites legais e de segurança em curvas e distância ao próximo veiculo.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3085
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: 12. Barra

Mensagem por Filipe » 04 jul 2015, 10:15

alexmol Escreveu:A regeneração é sempre um pau de 2 bicos.
Não recupera a totalidade da energia (na realidade andará entre 30 a 50%) e pode aquecer mais as baterias (em casos mais extremos).

Eu deixaria o carro deslizar sem regeneração e só a usaria para respeitar os limites legais e de segurança em curvas e distância ao próximo veiculo.
x2, é o que faço nos dias mais quentes. ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 04 jul 2015, 10:38

Se a prioridade for maximizar a autonomia, deve-se regenerar SEMPRE. O ganho de energia cinética no caso de não haver regeneração é diminuto pois a maior parte da energia extra ganha é gasta a vencer o atrito do ar e não para ajudar a fazer a próxima subida. Só no caso de descidas muito curtas é que pode ser mais benéfico não regenerar.

A 60km/h com 10 barras dá para fazer bem mais de 100km...

A recuperação de energia depende da velocidade obviamente. A velocidades altas é recuperada pouca energia pois a maior parte da energia potencial gravítica está a ser gasta em vencer o atrito do ar e não em aumentar a energia cinética do carro. A 60km/h esse efeito praticamente não existe, pelo que é preferível regenerar.

A eficiência da regeneração em si é próxima de 90%. Claro que para um percurso de 20 km, com 10 a subir e 10 a descer não vamos chegar com 90% da energia gasta a fazer os primeiros 10km, pois na verdade percorremos 20km e é necessária energia para percorrer 20km... É necessário subtrair essa energia gasta para percorrer a distância para chegar à eficiência real da regeneração.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: 12. Barra

Mensagem por victormcpinto » 04 jul 2015, 10:47

MRider Escreveu:Uma pergunta para quem sabe. :-)

Com 11 barras num percurso acidentado com subidas e descidas será que faz 100 km '?
Eu faço 100km em qualquer dos "meus" terrenos, sem carregamento intermédio. A que velocidade? Vai-se aprendendo com o tempo, mas faz-se.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: 12. Barra

Mensagem por VETL » 04 jul 2015, 11:13

Eu percorro num dia normal, sem nunca, mas nunca, pendurar ninguém atrás de mim (inclui cerca de 30 km de auto estrada com cc a 80 km/hora), e faço 100 km até ao primeiro aviso de bateria fraca.
Não tenho é um percurso acidentado, pelo contrário...
Tenho também o exemplo de Leiria até casa na A17 onde gastei 160 GID's com cc salvo erro a 65 km/h. Tenho que ver quantos km são, mas mais de 100 de certeza absoluta. Também é trajeto plano.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

pauloguerreiro
Proprietário Leaf
Mensagens: 269
Registado: 26 abr 2011, 18:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: 12. Barra

Mensagem por pauloguerreiro » 06 jul 2015, 16:55

Ainda à espera....
Nissan Leaf e Tesla Model S

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”