
Perguntas ao Filipe - pessoal não exagerem ;)
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Re: Perguntas ao Filipe - pessoal não exagerem ;)
Mais uma coisa a acrescentar: reparem que nos postos mobi.e, antes de a portinhola abrir para se poder retirar a ficha, tem que se terminar a carga, o que impossibilita que ocorra um arco na ficha azul.
Também em casa quando se desliga um eletrodoméstico da tomada, normalmente é quando este já não está em funcionamento, salvo casos de emergência.
Se desligarem uma máquina de lavar a meio do programa provavelmente também dá faísca na ficha.
Pelo menos eu já vi um arco ao desligar um aquecedor de 2 kW da tomada sem o ter desligado no botão primeiro.
Também em casa quando se desliga um eletrodoméstico da tomada, normalmente é quando este já não está em funcionamento, salvo casos de emergência.
Se desligarem uma máquina de lavar a meio do programa provavelmente também dá faísca na ficha.
Pelo menos eu já vi um arco ao desligar um aquecedor de 2 kW da tomada sem o ter desligado no botão primeiro.
Re: Perguntas ao Filipe - pessoal não exagerem ;)
O que falo não tem a ver com o arco eléctrico mas com o sobreaquecimento dos cabos devido ao tempo de carga ser extenso e a "puxar" muito.RJSC Escreveu:Eu sei, e é a mesma de qualquer outro electrodoméstico de alta potência: tem que se parar de puxar corrente antes de desligar a ficha!Seal Escreveu:Um pessoa minha conhecida ligou a uma tomada de 220v e suponho que com o adaptador da própria Nissan e quando foi para retirar a ficha ia-se queimando.
Outro fulano colega dele, ligou na arrecadação e lixou o fio desde o quadro até à tomada de 220V.
Não sei a explicação, mas muito cuidado. Alguém tem uma?
No caso do LEAF, ou terminam a carga através do interface do carro (se der) ou do carwings, ou tiram a ficha J1772 do carro primeiro, pois o pino de sinalização perde o contacto antes dos pinos que trazem corrente. Só depois de parar de puxar corrente (quando o EVSE apagar a luz charging) é que devem desligar a ficha para que não haja arco elétrico.
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Re: Perguntas ao Filipe - pessoal não exagerem ;)
O arco eléctrico acontece sempre que se desliga um circuito em carga, se se desligar primeiro no interruptor do aparelho ele vai ocorrer no interrutor. Não há forma do evitar, quando muito controla-se onde ocorre, e causa menos "danos"
Por este motivo, uma das medidas de segurança em caso de fuga/cheiro a gás nunca se deve desligar nada, este arco, que é uma faísca, pode ser o principio do fim
Para os leigos em electricidade, o que provoca este arco é uma espécie de "inércia"
"uma corrente estabelecida, tende a continuar estabelecida"

PS: as coisas que eu sei
Por este motivo, uma das medidas de segurança em caso de fuga/cheiro a gás nunca se deve desligar nada, este arco, que é uma faísca, pode ser o principio do fim

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- mjr
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Re: Perguntas ao Filipe - pessoal não exagerem ;)
É normal as tomadas aquecerem com correntes elevadas. Com aquecedores de 1500 W já é normal os pinos de contacto saírem quentinhos. O que aquece penso não serem os cabos (normalmente estão frios), mas sim o ponto de contacto entre a tomada e os pinos da ficha. Já vi tomadas a falharem por causa disto, com o tempo os contactos vão-se degradando e aquecem cada vez mais até que um dia deixam de dar. Conheço casos de tomadas terem ardido... sucatices.
Por isto, penso que seja recomendável utilizar uma tomada CEE IEC 60309 azul de qualidade, para minimizar as interfaces e consequentemente as perdas de energia pontos de falha.
Sobre o arco de corrente ao desligar um aparelho a puxar corrente, é de facto uma espécie de inércia da corrente, que não consegue parar instantaneamente. A isto chama-se indutância. Estes arcos aceleram MUITO a degradação das tomadas pois tendem a formar camadas de óxido nos contactos. Nunca se deve interromper um circuito através da tomada, o interruptor de corte do aparelho está preparado para muito mais interrupções abruptas de corrente do que as tomadas.
Por isto, penso que seja recomendável utilizar uma tomada CEE IEC 60309 azul de qualidade, para minimizar as interfaces e consequentemente as perdas de energia pontos de falha.
Sobre o arco de corrente ao desligar um aparelho a puxar corrente, é de facto uma espécie de inércia da corrente, que não consegue parar instantaneamente. A isto chama-se indutância. Estes arcos aceleram MUITO a degradação das tomadas pois tendem a formar camadas de óxido nos contactos. Nunca se deve interromper um circuito através da tomada, o interruptor de corte do aparelho está preparado para muito mais interrupções abruptas de corrente do que as tomadas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Perguntas ao Filipe - pessoal não exagerem ;)
Um aparte...
É tão bom aprender com quem sabe...
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Re: Perguntas ao Filipe - pessoal não exagerem ;)
Se terminarem a carga por exemplo no LEAF, não vai haver arco em lado nenhum, já que a corrente é cortada através de dispositivos eletrónicos de estado sólido.
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Re: Perguntas ao Filipe - pessoal não exagerem ;)
Como estamos a falar em corrente alternada a 50Hz, quer dizer que a corrente passa por zero 100 vezes por segundo, se conseguirem ser suficientemente rápidos e puxar a ficha no preciso momento em que a corrente está a passar por zero, em principio não deve fazer arco 
Mas é preciso um cronemetro com milesimos de segundo, e alguém com muito bons reflexos
mas nos estados unidos é preciso ser ainda mais rápido, pois lá são 60Hz
Não, estava a brincar, é preciso é sorte, ou talvez um triac possa ajudar
BTW o Leaf devia ter uma opção no computador de bordo para se poder regular a corrente que puxa em cada situação de carga (ou ter varios profiles selecionaveis ou auto selecionaveis conforme GPS, casa usa 16A, trabalho usa 10A, default usa 5)

Mas é preciso um cronemetro com milesimos de segundo, e alguém com muito bons reflexos

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Re: Perguntas ao Filipe - pessoal não exagerem ;)
Segundo a norma SAE J1772 corrente máxima é definida pelo EVSE e não pelo veículo. Também poderia ser no veículo mas não me parece que a Nissan vá fazer de outra maneira que não a oficial.
O remédio é comprar/fazer um EVSE com corrente ajustável.
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- ruimegas
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Re: Perguntas ao Filipe - pessoal não exagerem ;)
ruicvt Escreveu:Um aparte...
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Re: Perguntas ao Filipe - pessoal não exagerem ;)
RJSC Escreveu: O remédio é comprar/fazer um EVSE com corrente ajustável.
Quando alguém descobrir onde se pode arranjar um desses EVSE avisem


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