VSP obrigatório ligado?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
Medeiros66
Mensagens: 11
Registado: 20 ago 2015, 23:34
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

VSP obrigatório ligado?

Mensagem por Medeiros66 » 15 set 2015, 01:43

Olá!

Tenho duas (para já) dúvidas:
1 - O VSP é legalmente obrigatório estar ligado?

2 - Estes motores têm comportamentos diferentes como os CI, dependendo de estarem "quentes" ou "frios", como num arranque de manhã, etc?

Obrigado.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: VSP obrigatório ligado?

Mensagem por Apr » 15 set 2015, 02:16

1-
Duvido que haja uma lei que defina o ruido minimo que um veiculo habilitado a andar na estrada tenha que ter, senão esses sons também deviam ser implementados nas bicicletas (que podem legalmente andar na estrada). E só é totalmente silencioso a muito baixas velocidade. Acho que é mais um mito que um problema - https://en.wikipedia.org/wiki/Electric_ ... ing_sounds
Em todo o caso ele existe e está sempre ligado, apesar de dar para o desligar.


2-
Não. A quase totalidade da energia gasta pelo motor é mesmo usada para movimento. Pode haver uma temperatura ideal de funcionamento do motor elétrico mas não parece ser significativa.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: VSP obrigatório ligado?

Mensagem por mjr » 15 set 2015, 15:42

Claro que os motores elétricos também têm uma gama ideal de temperatura de funcionamento. A questão é que essa gama é bastante maior que num CI. Se bem sei os Teslas limitam a potência quando o motor aquece demasiado... Temperaturas muito baixas devem também aumentar o atrito, mas a uma escala muito menor que num CI pois as áreas de atrito num motor elétrico são quase nulas quando comparadas com um CI...

No caso do Leaf o sobre-aquecimento não é relevante, pois o motor tem uma potência relativamente baixa e por isso perdas reduzidas. Podemos dizer que a variação de eficiência do motor ao longo da gama de temperaturas ambientes possíveis é reduzida.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Medeiros66
Mensagens: 11
Registado: 20 ago 2015, 23:34
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: VSP obrigatório ligado?

Mensagem por Medeiros66 » 15 set 2015, 19:22

Obrigadérrimo pelas informações. :)

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”