galt Escreveu:Mas com 20% de energia o carro deixa de apresentar a autonomia estimada.
Não é verdade.
Deixa de apresentar autonomia mas não pára. Continua a andar e deixa usar tudo até ao fim.
E não é com 20% de energia que deixa de apresentar a autonomia restante. É aos 24 GID's, ou seja, quando ele pensa que tem 1,92Kwh no pack o que equivale a 8,5% de energia restante num Leaf novo ou a 10,8% no meu Leaf que já tem 21% de degradação.
galt Escreveu:Conclusão:
Nunca se usa dos 92% aos 100% e dos 2% aos 20%. Estamos a falar de cerca de 30% que não é usada.
A questão dos 2% aos 20% já desmontei acima.
A dos 92% aos 100% também é falsa - não existe.
Entre 89% e 97% é a % de SOC que ele julga ter no fim do carregamento e que se pode ler no LeafSpy, quando a célula mais alta já está na tensão máxima admissível.
Do que conheço, o balanceamento por cima funciona e quando carregado não há nenhum Leaf apresente desbalanceamento digno de registo. Por isso, mesmo que fosse admissível aumentar mais a tensão das células, não se iria ganhar nada (ou o valor acrescentado de energia seria ridículo). Ainda corríamos o risco de colocar em causa a saúde das células.
Com isto quero dizer que garantidamente não há nenhuma energia escondida que se possa usar. Não pensem por favor que lá por acabar a carga aos 92% SOC, ele poderia levar mais 8% de energia. Nem pensar - não leva.
galt Escreveu:Eu conheço a explicação de tudo isto mas... não concordo.
As marcas de automóveis deviam começar por anunciar a capacidade útil da bateria e não divulgar a capacidade total.
Mas é marketing... na prática usa-se muito menos.
Eu não conheço a explicação e acho que demonstrei que essa não é a resposta.