Diário de bordo de vip

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Orlando » 11 out 2015, 19:45

galt Escreveu:
Orlando Escreveu:Onde viste isso dos 67ah?
Não vi... se tivesse visto ficava mais convencido.

Refiro-me ao que já foi escrito neste fórum...
Ah, é porque nunca vi! E gostaria mesmo de saber qts ah tem um carro saído de fábrica.
Penso que o RJSC monotorizou um pack de um user que levou pack novo e não falava de tantos ah.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 11 out 2015, 19:52

galt Escreveu:Mas com 20% de energia o carro deixa de apresentar a autonomia estimada.
Não é verdade.
Deixa de apresentar autonomia mas não pára. Continua a andar e deixa usar tudo até ao fim.
E não é com 20% de energia que deixa de apresentar a autonomia restante. É aos 24 GID's, ou seja, quando ele pensa que tem 1,92Kwh no pack o que equivale a 8,5% de energia restante num Leaf novo ou a 10,8% no meu Leaf que já tem 21% de degradação.
galt Escreveu:Conclusão:
Nunca se usa dos 92% aos 100% e dos 2% aos 20%. Estamos a falar de cerca de 30% que não é usada.
A questão dos 2% aos 20% já desmontei acima.
A dos 92% aos 100% também é falsa - não existe.
Entre 89% e 97% é a % de SOC que ele julga ter no fim do carregamento e que se pode ler no LeafSpy, quando a célula mais alta já está na tensão máxima admissível.
Do que conheço, o balanceamento por cima funciona e quando carregado não há nenhum Leaf apresente desbalanceamento digno de registo. Por isso, mesmo que fosse admissível aumentar mais a tensão das células, não se iria ganhar nada (ou o valor acrescentado de energia seria ridículo). Ainda corríamos o risco de colocar em causa a saúde das células.
Com isto quero dizer que garantidamente não há nenhuma energia escondida que se possa usar. Não pensem por favor que lá por acabar a carga aos 92% SOC, ele poderia levar mais 8% de energia. Nem pensar - não leva.
galt Escreveu:Eu conheço a explicação de tudo isto mas... não concordo.
As marcas de automóveis deviam começar por anunciar a capacidade útil da bateria e não divulgar a capacidade total.

Mas é marketing... na prática usa-se muito menos.
Eu não conheço a explicação e acho que demonstrei que essa não é a resposta.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 11 out 2015, 20:10

67 nunca vi. Mas já apanhei este com mais de 65,5Ah:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -14-03.png[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 11 out 2015, 20:11

A tua explicação técnica é precisamente o problema das marcas.

A Tesla esforça-se para fazer carros elétricos abstraindo tudo isto.

Com 1 barra de reserva o carro tem cerca de 30% de carga.

VETL as pessoas compram carros e não esperam estas explicações esperam mais autonomia.
Também explica isso às suas mulheres lá de casa? elas ficam esclarecidas?

A autonomia estimada desaparece com 18% talvez o seu carro tenha alguma diferença em relação ao meu...
Tenho Screenshots do spyleaf que confirmam.... ainda assim não preciso de confirmar nada são valores que obtenho no carro que sou proprietário.

A condutora queixa-se... isto é a realidade.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 11 out 2015, 20:17

Isso não tem nada a ver com a questão inicial pela qual estive aqui a batalhar:
galt Escreveu:Só por curiosidade fiz uma conta simples:
o consumo foi apenas de 53,4 % da bateria. Ou seja a bateria é protegida pelo carro.
galt Escreveu:...A nissan devia fazer o mesmo que a Tesla/Mercedes classe B (espero n estar enganado) que permite carregar mais energia na bateria quando o utilizador precisa de realizar uma viagem longa...
Só quis refutar estas questões que não são verdadeiras. Não há nenhuma energia escondida. No Leaf usa-se tudo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

galt
Proprietário Leaf

Mensagem por galt » 11 out 2015, 20:27

VETL Escreveu:Isso não tem nada a ver com a questão inicial pela qual estive aqui a batalhar:
galt Escreveu:Só por curiosidade fiz uma conta simples:
o consumo foi apenas de 53,4 % da bateria. Ou seja a bateria é protegida pelo carro.
galt Escreveu:...A nissan devia fazer o mesmo que a Tesla/Mercedes classe B (espero n estar enganado) que permite carregar mais energia na bateria quando o utilizador precisa de realizar uma viagem longa...
Só quis refutar estas questões que não são verdadeiras. Não há nenhuma energia escondida. No Leaf usa-se tudo.
Antes mais quero dizer que não estou a batalhar...

Tu usas toda a energia da bateria, mas a maioria não usa porque não tem spyleaf nem tem paciência para essas análises.

O carro quando está 100% carregado deve apresentar as barras todas.
O carro quando está sem carga nenhuma tem de apresentar 0%.
O carro se tem 10% de energia devia informar, mas não esconde. O meu a bateria com a bateria a 18% tem momentos em que não apresenta barras no painel de instrumentos.

Os mk2 pelo menos têm a informação da percentagem da bateria, mas infelizmente o meu não tem esta informação.

Isto é o que os comuns dos mortais compreendem.
Última edição por galt em 11 out 2015, 20:31, editado 1 vez no total.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 11 out 2015, 20:30

galt Escreveu:A autonomia estimada desaparece com 18% talvez o seu carro tenha alguma diferença em relação ao meu...
Tenho Screenshots do spyleaf que confirmam.... ainda assim não preciso de confirmar nada são valores que obtenho no carro que sou proprietário.
Isto é outra questão. Temos falado dela frequentemente cá.
O Leaf pode ter erros de apuramento do SOC. No entanto, se virem o LeafSpy, o 1.º aviso de bateria fraca é sempre aos 49GID's e o segundo aos 24GID's. Em todos eles é assim.
Já o SOC destes avisos pode variar tal como varia o SOC a que termina a carga. É normal tê-lo visto a 18%, a 20% e a outras percentagens também. Enferma de muito pouco rigor e estamos fartos de o escrever.
Ainda há pouco tempo aqui falámos que o e-bólide parou depois da tartaruga ainda com 18% SOC apresentados. É por isso que estamos sempre a alertar para não olharem para o SOC mas antes para a tensão da célula mais fraca.
As contas que fiz lá atrás foram 24 GID's x 80wh = 1,92Kwh. É este o momento em que ele deixa de apresentar autonomia estimada.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 11 out 2015, 20:32

galt Escreveu:Antes mais quero dizer que não estou a batalhar...

O carro quando está 100% carregado deve apresentar as barras todas.
O carro quando está sem carga nenhuma tem de apresentar 0%.
O carro se tem 10% de energia devia informar, mas não esconde.

Os mk2 pelo menos têm a informação da percentagem da bateria, mas infelizmente o meu não tem esta informação.

Isto é o que os comuns dos mortais compreendem.
Batalhar no bom sentido. Pelo menos da minha parte não há qualquer stress.
Por isso não estar bem, é que o mk2 teve cento e tal alterações face ao mk1.
:D
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

galt
Proprietário Leaf

Mensagem por galt » 11 out 2015, 20:35

VETL Escreveu:
galt Escreveu:A autonomia estimada desaparece com 18% talvez o seu carro tenha alguma diferença em relação ao meu...
Isto é outra questão. Temos falado dela frequentemente cá.
O Leaf pode ter erros de apuramento do SOC. No entanto, se virem o LeafSpy, o 1.º aviso de bateria fraca é sempre aos 49GID's e o segundo aos 24GID's. Em todos eles é assim.
Já o SOC destes avisos pode variar tal como varia o SOC a que termina a carga. É normal tê-lo visto a 18%, a 20% e a outras percentagens também. Enferma de muito pouco rigor e estamos fartos de o escrever.
Ainda há pouco tempo aqui falámos que o e-bólide parou depois da tartaruga ainda com 18% SOC apresentados. É por isso que estamos sempre a alertar para não olharem para o SOC mas antes para a tensão da célula mais fraca.
As contas que fiz lá atrás foram 24 GID's x 80wh = 1,92Kwh. É este o momento em que ele deixa de apresentar autonomia estimada.
Penso que ficou aqui um debate interessante pode é estar fora de sítio (não devia estar neste DB).
É muito importante colocarmo-nos do lado de quem apenas sabe olhar para a máquina, carregar num botão andar e colocar à carga.

A degradação acentua todos os pontos fracos da bateria.
O sucesso dos carros elétricos têm de ser vistos assim.

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 11 out 2015, 21:40

VETL Escreveu:
67 nunca vi. Mas já apanhei este com mais de 65,5Ah:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -14-03.png[/img]
Este screen está todo baralhado, ainda por cima acho que é um mk1...será que foi feita a atualização do P3327 e ficou doido?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”