
Assumiram que o R240 tem uma bateria com capacidade útil de 22,5 kWh e na verdade tem 23,3 kWh. E assumiram que o Q210 tem 24 kWh úteis, no entanto são apenas 22 kWh.
Apesar disso posso confirmar que a Renault aldraba mais no NEDC do que outros fabricantes, são a Volkswagen dos eléctricos. Os 30 km de diferença entre Q210 e R240 em ciclo NEDC não estão sequer perto da realidade. Pelos testemunhos que li dos alemães, noruegueses e ingleses, o ganho de autonomia é menor, uns 10 km, e deve-se mais ao facto da bateria do R240 ter mais 1,3 kWh úteis que a do Q210.
A grande vantagem do R240 é o carregamento ser mais eficiente, o que reduz o custo de utilização. Por exemplo o Q210 se carregado a 10 A tem uma eficiência de 60 %, os outros 40 % são desperdiçados em calor. Demora mais e gasta mais a carregar.
http://renault-zoe.forumpro.fr/t1533-re ... arge#2302390% at 32A
80% at 16A
70% at 13A
60% at 10A
50% at 8A