100kWh por 25mil€?? Acho muito "barato".Fil Escreveu:100 kWh por 25 mil € é capaz de ser bom negócio;)
O Electricista que me montou os painéis vendou um sistema de baterias de 15kWh por 18mil€...
100kWh por 25mil€?? Acho muito "barato".Fil Escreveu:100 kWh por 25 mil € é capaz de ser bom negócio;)
Eu também achei muitíssimo caro, mas o sistema não incluiu só as baterias, sei que tinha algo mais complexo.. Ele disse-me que ia montar um novo sistema para um cliente e quando estive-se pronto eu ia lá ver.mjr Escreveu:18k€ por 15kW.h?? Isso dá 1200€/kW.H!!![]()
![]()
Que tipo de células estaria ele a propor? Não era chumbo pois não?
Com LiFePO4, neste momento consigo a cerca 500€/kW.h, com IVA, só as células. Se for chumbo é possível a bem menos que 200€/kW.h, mas claro que só cerca de 50% são úteis, caso contrário lá se vai a durabilidade do pack.
Tens algum barramento DC de baixa tensão (até 48V)?
É o preço falado do powerpack da Tesla, mas quando alguém o tiver rapidamente se confirmará.mrr Escreveu:100kWh por 25mil€?? Acho muito "barato".Fil Escreveu:100 kWh por 25 mil € é capaz de ser bom negócio;)
O Electricista que me montou os painéis vendou um sistema de baterias de 15kWh por 18mil€...
Tenho um quadro que tem ligado Positivo(+) e Negativo(-) com 24 painéis em serie, penso que cada painel é de 30V logo deve andar a volta dos 720V. Acho que até dá para ver no inversor, amanha confirmo.mjr Escreveu:Os painéis geram corrente contínua (DC) e poderão ter um barramento DC comum de determinada tensão, ou então cada grupo de painéis tem o seu inversor.
O ideal é mesmo um inversor por cada painel (ou mesmo apenas por cada dois)mjr Escreveu:720V?![]()
As ligações em série de muitos painéis, além de gerarem tensões perigosas também fazem com que um único painel que fique á sombra dê cabo de quase toda a produção. Eu prefiro strings de 3 ou 4 painéis ligadas depois em paralelo. Uma falha num painel apenas vai afetar a string correspondente.