Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 22 dez 2015, 10:42

Eu acho que ele está a subestimar muito a capacidade. 3.746mV na célula mais fraca é mais que 19% de SOC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 22 dez 2015, 13:02

lmlr Escreveu:Por mera curiosidade, e vale o que vale, qual é a estimativa que o carro te tem dado de autonomia?
Hoje, de manhã, tinha isto:
Imagem

Aqueles 111 não dão para fazer, pelo menos a andar normalmente.

sm
:geek:
Última edição por Essiemme em 03 mar 2017, 18:11, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por OCasal » 22 dez 2015, 16:46

SM, então o que é que te está a acontecer?

Os erros de carregamento não desaparecem ao carregares 3 vezes seguidas no botão on-off de arranque da viatura? Já tive erros de carregamento nos PCR's de Gaia e o aviso amarelo desaparecia fazendo isso!

Abraço

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 22 dez 2015, 16:54

Sim. Depois de desligar o carro, ligando de novo, o tal carrinho amarelo com o ponto de esclamação já não aparece.

Só aparece quando o carregamento programado, ou não começa, ou vai abaixo.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Fil » 22 dez 2015, 17:05

Relativamente à capacidade diminuir com o frio, é normal, a bateria encolhe. Depois com o andamento que lhe dá e com a carga logo de seguida, as temperaturas devem aumentar um bocado, e nessa fase já deve carregar mais outra vez.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por lmlr » 22 dez 2015, 17:56

Continuando a minha curiosidade, quantos kWh é que carrega actualmente (mais ou menos)?

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 22 dez 2015, 18:18

Hoje de manhã, 14.3KWh.
...carregava, até há pouco tempo, pouco mais de 15KWh.

Peço desculpa, na página anterior, postei que tinha carregado 14.3 Ah... está errado, são 14.3 KWh.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 22 dez 2015, 23:48

Hoje, ha poucos minutos, o carregamento programado arrancou bem. Ainda está a bombar.
Deixei a bateria ir até aos 1.6kwh, quando cheguei a casa.
No Spy, na página das células, tenho 3 "weak cells", todas na primeira metade da bateria.
Aliás, julgo eu, toda a primeira metade da bateria, merecia levar células novas.
Tirei snapshot, amanhã ponho aqui (já estou na cama, cansado).
Entretanto, acham que vale a pena sequer abordar o concessionário ou este, como o espero, vai simplesmente fazer-me de parvo, dando a entender que não percebe nada do que estou a dizer ?
Talvez uma cartinha à Nissan, a queixar-me de me terem "roubado" potência de regeneração ao carro, de impossibilitarem o upgrade para 30kwh, de não obrigarem os seus concessionários a perceber melhor do assunto, arranjar solução para que estes se comprometam a tratar melhor os seus clientes, mesmo que esses não lhes deiam tanta "mama" como os clientes de CI ?

Estou maravilhado com o carro, continuo.
Mas estou tão desiludido com os concessionários... a ponto de nem sequer gastar o meu precioso tempo a tentar fazer entender a aqueles o que julgo ser uma manutenção útil do meu segundo Nissan.

Desculpem este desabafo.
O Leaf é uma excelente máquina, pena é não haver representantes da marca que o suportem em condições.

sm
:(
Última edição por Essiemme em 22 dez 2015, 23:51, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Orlando » 22 dez 2015, 23:51

Essiemme Escreveu: Talvez uma cartinha à Nissan, a queixar-me de me terem "roubado" potência de regeneração ao carro, de impossibilitarem o upgrade para 30kwh, de não obrigarem os seus concessionários a perceber melhor do assunto, arranjar solução para que estes se comprometam a tratar melhor os seus clientes, mesmo que esses não lhes deiam tanta "mama" como os clientes de CI
:(
Era um começo!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por FullElectric » 23 dez 2015, 00:50

Estou contigo
Essa questão da redução da capacidade regenerativa após a última actualização de sw é uma reclamação que coloquei no concessionário e enviei para a Nissan Europe. No início ainda deram seguimento e fizeram conta que estavam a fazer algo (para entreter). Mandaram-me levar lá o carro por 3 vezes, uma para diagnósticos, outra para diagnósticos e mais outra para diagnósticos... o carro continua a regenerar metade do que devia.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”