DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 03 jul 2011, 23:18

Brilhante!

O futuro já foi híbrido... agora é eléctrico!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mikexilva » 03 jul 2011, 23:46

Pois, quando podemos ver escrito "futuro" em qualquer sítio, quer dizer que foi escrito no passado, e como o futuru é imprevisivel, acaba por ser como no regresso ao futuro, com varios paralelos onde em nuns reinam os "maus da fita" e noutros os boonzinhos. Cabe-nos a nós escolher qual o futuro que queremos. Tendo em conta que será partilhado por todos...

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ruimegas
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 04 jul 2011, 14:51

No sentido de ajudar a esclarecer melhor a utilização dos posto de carregamento do Fórum Montijo acrescento o seguinte:

Depois de abrirem a tampa do posto têm de ligar ou confirmar que os 2 disjuntores que se vêm na imagem estão ligados (para cima)

[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-ljwJ ... 080030.jpg[/IMG]

Quando fecham a tampa já com o cabo ligado têm de rodar a fechadura para a posição que se encontra na imagem para terem corrente. O posto normalmente está aberto mas se não estiver é questão de pedir aos seguranças para fazerem o favor de abrir.

[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-4RXT ... 080037.jpg[/IMG]

Espero ter ajudado

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruicvt » 05 jul 2011, 00:51

ruimegas Escreveu:Hoje foi "ladies day", leia-se transportar a mulher e filha para o Free Port e ter muita paciência e esperar :D :D .

Depois duma loooooonga tarde fomos petiscar/jantar ao Fórum Montijo e tirei a seguinte foto:

[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-RRLy ... 185034.jpg[/IMG]

O comentário que me oferece esta foto é..... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E vocês...sugere-vos algum comentário em especial ;)?

Cumprimentos
Eu acho que o futuro também passa pelos híbridos, sem dúvida. A massificação dos eléctricos surgirá depois da dos híbridos, em minha opinião.

É evidente que (com melhor autonomia) 100% eléctrico é largamente preferível, mas considero que os híbridos terão uma palavra a dizer na indústria automóvel nos próximos anos. Principalmente se utilizarem motores a diesel e gasolina de baixa cilindrada e alta eficiência.

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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 05 jul 2011, 10:46

Desde 1911 que os carros a CI são, de certa forma, híbridos, pois utilizam um motor eléctrico para arrancar com o motor CI. Por outro lado, nessa altura a cota de mercado dos puros eléctricos era muito superior à actual. Quanto ao futuro, depende muito da evolução das baterias (não acredito nas FC, são muito ineficientes do ponto de vista energético), mas como carro urbano a oferta actual já é interessante. Na minha opinião o mercado dos híbridos vai crescer nos próximos anos, especialmente se os construtores europeus embarcarem nesse barco. Os eléctricos deverão entrar em força lá para 2020, com a confirmação da fiabilidade e o aumento da autonomia.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mikexilva » 06 jul 2011, 00:54

Para a cidade no futuro vejo carros 100% electricos e "hibridos" de electrico com ultracondensadores e flywheel tudo misturado...

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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruicvt » 06 jul 2011, 06:19

Bem, a verdade é que ninguém sabe, com exactidão como irá evoluir a tecnologia. São tudo suposições... Basta ver a série "Espaço 1999" feita em 1975 para concluir que nunca acertamos :lol: :lol:

Mas acho que esta foto deve ser analisada como o encontro de duas marcas que estão na vanguarda das tecnologias que outros estão/irão seguir e não como despique para ridicularizar a Toyota. É bom não esquecer que a Nissan comprou durante anos o sistema híbrido da Toyota para usar em modelos Infiniti e só agora (2011) produziu o seu sistema híbrido. Além de que, quando a Toyota lançou no mercado um modelo com baterias, ainda a Nissan estava muitíssimo longe de pensar nessa solução.

Posto isto, é evidente que o Leaf é O Pioneiro ;)

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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por RJSC » 06 jul 2011, 10:13

mikexilva Escreveu:Para a cidade no futuro vejo carros 100% electricos e "hibridos" de electrico com ultracondensadores e flywheel tudo misturado...
Flywheel não!

Para complexidade mecânica e partes móveis que sofrem desgaste e requerem lubrificantes já chegou o motor de combustão!
Um híbrido com roda de inércia é estupidamente complicado, requer embraiagem, caixas de velocidades, e um contentor em vácuo assim como rolamentos caríssimos de baixa fricção para não perderem o movimento em pouco tempo. Depois também precisam de ser rodas muito pesadas para terem massa suficiente para armazenar alguma energia útil, e isso aumenta muito o peso total do veículo.
Viva o motor elétrico sem óleo, embraiagem!

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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 06 jul 2011, 11:04

RJSC Escreveu:
mikexilva Escreveu:Para a cidade no futuro vejo carros 100% electricos e "hibridos" de electrico com ultracondensadores e flywheel tudo misturado...
Flywheel não!

Para complexidade mecânica e partes móveis que sofrem desgaste e requerem lubrificantes já chegou o motor de combustão!
Um híbrido com roda de inércia é estupidamente complicado, requer embraiagem, caixas de velocidades, e um contentor em vácuo assim como rolamentos caríssimos de baixa fricção para não perderem o movimento em pouco tempo. Depois também precisam de ser rodas muito pesadas para terem massa suficiente para armazenar alguma energia útil, e isso aumenta muito o peso total do veículo.
Viva o motor elétrico sem óleo, embraiagem!
Concordo plenamente. Um volante só trás complexidade mecânica e uma densidade energética relativamente baixa. Os super condensadores têm características muito semelhantes de densidade energética, auto-descarga e densidade de potência pelo que penso serem a solução correcta para armazenar pulsos grandes de potência em aceleração e travagem regenerativa.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mikexilva » 06 jul 2011, 19:39

Pois, tb nao gosto do aumento de complexidade de uma flywheel, mas nos carros de combustao deviam estar em uso ha muito. Se realmente se conseguir fazer com condensadores uma captura de energia abrupta num curto eapaço de tempo como acontece com uma travagem nao faz sentido a flywheel, mas era uma alternativa mecanica que podia ter sido implementada ha muito noa hibeidos...

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