Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 07 jan 2016, 02:00

pafi Escreveu:Azul, queres dizer?
A verde é a da potência do carregamento. (Está ali ao lado no gráfico)
Talvez "limite da potência"? Como é um valor constante.
Não. Era mesmo verde que eu queria dizer.
A linha azul representa mais ou menos 90% do que sai da tomada.
É coerente com as medições cá fora.
A verde, ora esta acima, ora está abaixo da azul e eu não sei que raio de power é esse...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 07 jan 2016, 02:12

Olha estes:
[img]http://i.imgur.com/0dwG9D4.png[/img]

[img]http://i.imgur.com/vIhOX1l.png[/img]

Acho que tinha uns com a verde mais acima que a azul, mas não estou a encontrar.
Não consigo perceber a lógica disto...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2673
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por alexmol » 07 jan 2016, 09:10

Na minha opinião essa linha representa a potência que está a serr entregue à bateria já em DC. Teoricamente nunca estará acima da outra mas acontece muito nos VEs que a medição de corrente DC é pouco precisa para correntes baixas (tem de conseguir ler a corrente à potência máxima da bateria).
Em média o quociente entre os dois valores dará a eficiência do carregador do Leaf.

PS: o outro tópico é o dos contactos calcinados.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 07 jan 2016, 11:36

alexmol Escreveu:Na minha opinião essa linha representa a potência que está a serr entregue à bateria já em DC. Teoricamente nunca estará acima da outra mas acontece muito nos VEs que a medição de corrente DC é pouco precisa para correntes baixas (tem de conseguir ler a corrente à potência máxima da bateria).
Em média o quociente entre os dois valores dará a eficiência do carregador do Leaf.

PS: o outro tópico é o dos contactos calcinados.
Obrigado!
Mas a linha azul já está 10% abaixo do que sai da tomada...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 07 jan 2016, 11:53

alexmol Escreveu:... mas acontece muito nos VEs que a medição de corrente DC é pouco precisa para correntes baixas (tem de conseguir ler a corrente à potência máxima da bateria)...
Mais uma para o meu cardápio pessoal. Faz todo o sentido mas eu não chegava lá. Obrigado pela partilha alexmol!
Já sabíamos que as leituras de corrente são pouco rigorosas em correntes baixas. Agora fiquei a saber que não é por acaso...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por FullElectric » 07 jan 2016, 14:42

VETL Escreveu:
alexmol Escreveu:Na minha opinião essa linha representa a potência que está a serr entregue à bateria já em DC. Teoricamente nunca estará acima da outra mas acontece muito nos VEs que a medição de corrente DC é pouco precisa para correntes baixas (tem de conseguir ler a corrente à potência máxima da bateria).
Em média o quociente entre os dois valores dará a eficiência do carregador do Leaf.

PS: o outro tópico é o dos contactos calcinados.
Obrigado!
Mas a linha azul já está 10% abaixo do que sai da tomada...
Certo, mas a diferença entre o que sai da tomada e o que entra na bateria é superior a 10%. O valor médio que eu consigo obter ronda os 14 a 15%

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 07 jan 2016, 14:55

FullElectric Escreveu:...Certo, mas a diferença entre o que sai da tomada e o que entra na bateria é superior a 10%. O valor médio que eu consigo obter ronda os 14 a 15%
Certo. Bem visto.
Por acaso é o que eu sempre usei nos meus cálculos face aos consumos do Nissan Conect (Carwings) e do LeafSpy.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2673
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por alexmol » 09 jan 2016, 00:51

Não me parece descabido que a eficiência do carregador do Leaf seja de 85%, ou isso contradiz outras informações?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 09 jan 2016, 01:00

Penso que o consenso seja por aí: 85%. Isto no mk1.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 09 jan 2016, 02:51

Pelas minhas contas, a 16A, é entre 86 e 87%.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”