Temos alguns pontos em comum... eu também fiz a minha encomenda de um EV e depois fartei-me de esperar, de 4 rodas, não é um Leaf, e finalmente foi entregue em Dezembro. Mas as semelhanças creio que ficam por aí...
Em Agosto deste ano tive o terceiro problema do ano no combustão interna de 1998 que tantas alegrias me trouxe nos 380.000 km que fizémos. Ironicamente, problemas eléctricos! Em Março tinha avariado o alternador, em Maio reparei a chaufagem do ar-condicionado (estava a verter líquido, provavelmente foi partida em alguma manutenção) e em Julho, nas férias, o alternador deixou de funcionar. Dessa vez foi apenas a correia que partiu, mas a correia partiu porque a poli estava solta, era melhor trocar...
... então, como estava de férias, falei com a patroa, e disse "eu adoro o carro, mas temos que começar a pensar em trocá-lo"...
... Passámos na Caetano Formula (que representa no Porto a Renault, a Nissan, a Toyota, a Mitsubishi, enfim os EVs quase todos) a ver se conseguíamos um test-drive, e perceber sobre autonomias, etc. O vendedor que nos atendeu, muito simpático, disse test-drive impossível, é Agosto, não temos carros disponíveis, este aqui na loja já está vendido. Como imaginam, major turn-off. Como se não bastasse, respostas às nossas dúvidas sobre autonomia, tempo de carregamento, zero. Com uma postura genuinamente honesta, disse: "Desculpem, mas percebo tanto de veículos eléctricos como vocês, o que vou fazer é dar-vos o número de telefone de um cliente que me comprou o primeiro ZOE que tivémos, e falem com ele por favor".
Foi a mais estranha estratégia de venda que alguma vez vi. Pensei que a hipótese de um EV tinha ficado por aí, mas arrisquei ligar. Fiquei a conhecer um verdadeiro entusiasta, fizémos test-drives divertidos, com "carrega-lhe a fundo que ele responde", "pára aí no semáforo para eles verem como é", vimos esquemas de quadros elétricos com contadores de energia, pinças amperométricas... Pá, basicamente ele vendeu-me o carro. Estou a escrever isto a lembrar-me que ainda preciso de agradecer devidamente.
Decidimos encostar o térmico de combustão interna, nem sequer fazer as reparações, e encomendar um ZOE. Queria um branco, por causa da temperatura no Verão, e só tinham um preto em Stock, pelo que ficou a encomenda. Demoraria 45 dias, era meio de Agosto, pelo que nos arranjámos em Setembro só com um carro, e pedi emprestado o do meu sogro. Em Setembro afinal era só no fim de Outubro que chegava, depois garantidamente na primeira semana de Dezembro... Chegou ao mesmo tempo que o do Rs232, praticamente, mas tive de ir buscá-lo à loja. O térmico foi para abate, para recuperar os incentivos fiscais. Seguiu-se uma corrida em contra-relógio e no dia 30 de Dezembro entregámos a papelada na Agência do Ambiente, esperamos agora que respondam.
Bem, não vos maço mais. Deixo a primeira foto que aposto é o que querem ver.