Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 21 jan 2016, 11:19

...que é mais uma vez uma aproximação da realidade. A 140km/h certamente que menos de 90% da energia é recuperada da bateria, enquanto a 40km/h deve andar pelos 99%. Devido à resistência interna da bateria e em menor escala ao efeito de Peukert, a energia recuperada da bateria depende da corrente de descarga.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por cgecastro » 21 jan 2016, 11:31

mjr Escreveu:...que é mais uma vez uma aproximação da realidade. A 140km/h certamente que menos de 90% da energia é recuperada da bateria, enquanto a 40km/h deve andar pelos 99%. Devido à resistência interna da bateria e em menor escala ao efeito de Peukert, a energia recuperada da bateria depende da corrente de descarga.
efeito de peukert não aplicável a baterias de iões de lítio em inglês
Peukert's law, presented by the German scientist Wilhelm PeukertGerman Wikipedia in 1897, expresses approximately the change in capacity of rechargeable lead-acid batteries at different rates of discharge. As the rate increases, the battery's available capacity decreases, approximately according to Peukert's law.

A 2006 critical study concluded that Peukert's equation could not be used to predict the state of charge of a battery accurately unless it is discharged at a constant current and constant temperature.[1] A 50Ah lithium-ion battery tested was found to give about the same capacity at 5A and 50A; this was attributed to possible Peukert loss in capacity being countered by the increase in capacity due to the 30◦C temperature rise due to self-heating, with the conclusion that the Peukert equation is not applicable.
https://en.wikipedia.org/wiki/Peukert's_law

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 21 jan 2016, 12:04

É aplicável... Basta ver os gráficos de descarga de várias células de Lion. Até as do Leaf. Só que é muito reduzido o efeito, não tem nada a ver com as de chumbo.

Já coloquei imensas vezes esta imagem:

Imagem

Dá para ver claramente que correntes mais elevadas dão uma muito ligeiramente menor carga que correntes menores.

É óbvio que para o teste ser bem feito as células têm de ser climatizadas, para não haver perturbação térmica no resultado.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por cgecastro » 21 jan 2016, 13:06

mjr Escreveu:É aplicável... Basta ver os gráficos de descarga de várias células de Lion. Até as do Leaf. Só que é muito reduzido o efeito, não tem nada a ver com as de chumbo.

Já coloquei imensas vezes esta imagem:

Imagem

Dá para ver claramente que correntes mais elevadas dão uma muito ligeiramente menor carga que correntes menores.

É óbvio que para o teste ser bem feito as células têm de ser climatizadas, para não haver perturbação térmica no resultado.
É claro também que células climatizadas não correspondem à utilização normal logo não é bem aplicável
wikipedia Escreveu: this was attributed to possible Peukert loss in capacity being countered by the increase in capacity due to the 30◦C temperature rise due to self-heating, with the conclusion that the Peukert equation is not applicable.

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 21 jan 2016, 13:24

Estamos a falar de ciência (efeito de Peukert) e por isso é muito importante climatizar as células para retirar todos os outros efeitos que possam alterar os resultados. Além de que o exemplo da wikipedia é de uma célula em particular. As do Leaf têm uma muito pequena variação de capacidade para temperaturas normais (pelo menos entre 15-45ºC), por isso nem isso iria alterar grande coisa o resultado.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Apr » 21 jan 2016, 15:31

Esse efeito é bem observável em veículos que tenham um dimensionamento de baterias completamente desadequado em relação à potencia que o inversor exige, como é o caso da minha ebike.

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 21 jan 2016, 17:12

Apr Escreveu:Esse efeito é bem observável em veículos que tenham um dimensionamento de baterias completamente desadequado em relação à potencia que o inversor exige, como é o caso da minha ebike.
E na maior parte das primeiras motas elétricas.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 26 jan 2016, 16:51

Isto por aqui também não anda famoso.
Mais um:
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IMG_20160126_135506.jpg (68.64 KiB) Visto 2733 vezes
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 20:02, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Fil » 26 jan 2016, 16:53

Em pneus novos ainda dói mais.

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 26 jan 2016, 16:58

Fil Escreveu:Em pneus novos ainda dói mais.
Estes já não são novos.
Já têm quase, quase 27.000Km.
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