
Diário de Bordo Leaf - VETL
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
...que é mais uma vez uma aproximação da realidade. A 140km/h certamente que menos de 90% da energia é recuperada da bateria, enquanto a 40km/h deve andar pelos 99%. Devido à resistência interna da bateria e em menor escala ao efeito de Peukert, a energia recuperada da bateria depende da corrente de descarga.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
efeito de peukert não aplicável a baterias de iões de lítio em inglêsmjr Escreveu:...que é mais uma vez uma aproximação da realidade. A 140km/h certamente que menos de 90% da energia é recuperada da bateria, enquanto a 40km/h deve andar pelos 99%. Devido à resistência interna da bateria e em menor escala ao efeito de Peukert, a energia recuperada da bateria depende da corrente de descarga.
https://en.wikipedia.org/wiki/Peukert's_lawPeukert's law, presented by the German scientist Wilhelm PeukertGerman Wikipedia in 1897, expresses approximately the change in capacity of rechargeable lead-acid batteries at different rates of discharge. As the rate increases, the battery's available capacity decreases, approximately according to Peukert's law.
A 2006 critical study concluded that Peukert's equation could not be used to predict the state of charge of a battery accurately unless it is discharged at a constant current and constant temperature.[1] A 50Ah lithium-ion battery tested was found to give about the same capacity at 5A and 50A; this was attributed to possible Peukert loss in capacity being countered by the increase in capacity due to the 30◦C temperature rise due to self-heating, with the conclusion that the Peukert equation is not applicable.
- mjr
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
É aplicável... Basta ver os gráficos de descarga de várias células de Lion. Até as do Leaf. Só que é muito reduzido o efeito, não tem nada a ver com as de chumbo.
Já coloquei imensas vezes esta imagem:

Dá para ver claramente que correntes mais elevadas dão uma muito ligeiramente menor carga que correntes menores.
É óbvio que para o teste ser bem feito as células têm de ser climatizadas, para não haver perturbação térmica no resultado.
Já coloquei imensas vezes esta imagem:

Dá para ver claramente que correntes mais elevadas dão uma muito ligeiramente menor carga que correntes menores.
É óbvio que para o teste ser bem feito as células têm de ser climatizadas, para não haver perturbação térmica no resultado.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
É claro também que células climatizadas não correspondem à utilização normal logo não é bem aplicávelmjr Escreveu:É aplicável... Basta ver os gráficos de descarga de várias células de Lion. Até as do Leaf. Só que é muito reduzido o efeito, não tem nada a ver com as de chumbo.
Já coloquei imensas vezes esta imagem:
Dá para ver claramente que correntes mais elevadas dão uma muito ligeiramente menor carga que correntes menores.
É óbvio que para o teste ser bem feito as células têm de ser climatizadas, para não haver perturbação térmica no resultado.
wikipedia Escreveu: this was attributed to possible Peukert loss in capacity being countered by the increase in capacity due to the 30◦C temperature rise due to self-heating, with the conclusion that the Peukert equation is not applicable.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Estamos a falar de ciência (efeito de Peukert) e por isso é muito importante climatizar as células para retirar todos os outros efeitos que possam alterar os resultados. Além de que o exemplo da wikipedia é de uma célula em particular. As do Leaf têm uma muito pequena variação de capacidade para temperaturas normais (pelo menos entre 15-45ºC), por isso nem isso iria alterar grande coisa o resultado.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Esse efeito é bem observável em veículos que tenham um dimensionamento de baterias completamente desadequado em relação à potencia que o inversor exige, como é o caso da minha ebike.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
E na maior parte das primeiras motas elétricas.Apr Escreveu:Esse efeito é bem observável em veículos que tenham um dimensionamento de baterias completamente desadequado em relação à potencia que o inversor exige, como é o caso da minha ebike.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Isto por aqui também não anda famoso.
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Última edição por VETL em 04 jun 2017, 20:02, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Em pneus novos ainda dói mais.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Estes já não são novos.Fil Escreveu:Em pneus novos ainda dói mais.
Já têm quase, quase 27.000Km.
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