Sexta-feira o meu Carwings deixou de funcionar!
Mas já arranjei!
O sintoma que dava era de além de a aplicação para Iphone / site Carwings não conseguirem obter o estado do carro, eu também não conseguia ligar-me ao servidor no carro, dando sempre mensagem de sem serviço. Além disso o indicador de rede estava apagado a indicar que não tinha rede. Isto tudo independentemente do local onde o carro se encontrasse.
Após algumas pesquisas na net, vi que uma maneira de resolver o assunto era desligar a massa da bateria de 12V durante alguns segundos e depois tudo ficava a funcionar (terá sido assim que na Nissan têm resolvido a questão?). Mas eu não queria desligar a bateria por diversas razões. O que eu queria era desligar a alimentação da TCU (que não deve ser mais que um modem GSM...) para esta se desbloquear. Lembrei-me então que deveria haver um fusível a alimentar a TCU, pelo que procurei no manual. Mas não aparecia lá nada sobre o que faz cada fusível.
A resposta teria de estar no manual de serviço, mais concretamente na parte sobre os sistemas de alimentação. Foi lá que descobri que o fusível que alimenta TCU é o F34:
Como se pode ver, esta caixa de fusíveis fica mesmo por baixo da bateria e está coberta por uma tampa que tive de retirar. Depois extraí o fusível indicado (F34, 20A) durante alguns segundos e voltei a coloca-lo novamente (ATENÇÃO: ISTO TUDO FEITO COM O CARRO DESLIGADO). Quando fui ver se já havia comunicação fiquei logo aliviado ao ver o ícone de rede activo. Já estava a funcionar.

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt