DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
ruimegas
Gestor do Forum
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 08 ago 2011, 23:53

Muito obrigado pelas perguntas e não incomodas nada...é com muito gosto que respondo.

Vamos lá então:

1 . Com que facilidade (ou é possível) fazer 150 km (sem fazer qualquer carregamento pelo meio) em AE a 80-90 km/h (dentro das 3 "bolinhas") sem usar o A/C. Já anteriormente vi que fez 144 km (tendo ainda 34 ou 36km de autonomia) mas fé-lo com um carregamento (de uma hora) pelo meio, estou certo? Desta forma não consigo obter a resposta para a minha pergunta.

R: Desanconselho vivamente a fazer uma viagem de 150 kms sem carregamento intermédio e muito menos a velocidades de 80-90 km/h. Sem ter preocupações de poupar a bateria e levando-a ao limite será possível mas nunca com velocidades acima de 60 km/h e mesmo assim depende muito de factores como temperatura do dia, direcção do vento e inclinação do terreno. Uma perspectiva quanto a mim mais realista e que eu utilizo é nunca fazer mais de 120 kms sem efectuar uma recarga. Espero ter esclarecido...mas não passa da minha opinião que vale o que vale. Hoje por exemplo fiz a mesma viagem do costume mas decidi esticar a velocidade um pouco entre 90 e 105 km/h sempre que possível (não vim pela auto estrada) e cheguei a Évora com 18 kms de autonomia.

Creio que referiu que a paragem não é obrigatória mas que o faz por precaução, não é verdade? Fá-lo porque a autonomia varia um pouco de viagem para viagem (por exemplo) ou simplesmente porque não gosta de chegar ao local com meia dúzia de quilómetros no mostrador?

R: Sim, faço por precaução porque não gosto de chegar com a bateria com menos de 2/12 da sua capacidade, leia-se 2 barras de autonomia do State of Charge (SOC) porque tenho lido que esta bateria não gosta de "bater no fundo e portanto se posso evito.

A segunda pergunta é a seguinte: A Nissan afirma que passados 5 anos a bateria do Leaf terá cerca de 80% da capacidade atual. Partindo do principio que continua a fazer este mesmo percurso (de 140-145 km) daqui a 5-10 anos como pensa ultrapassar a diminuição de autonomia?

R: A Nissan oferece uma garantia de 5 anos contra problemas do sistema eléctrico do LEAF e o que eu tenho lido é que desde que a utilização do caro seja moderada a bateria do LEAF terá cerca de 80% da sua capacidade ao fim de 10 anos podendo ser de 70% ser se utilizar duma forma indiscriminada as cargas rápidas e não de 5 anos como disseste. Neste momento encontro-me a trabalhar em Évora mas só cá ficarei no máximo mais um ano e meio e depois irei ter uma utilização do carro muito mais citadina como sempre tive por isso a questão dos 5 anos no meu caso não se coloca. Além disso tenho esperança e vários indícios indicam que tal será possível que ao fim de 4 ou 5 anos existirá no mercado a possibilidade de adquirir e substituir os módulos das baterias do LEAF por outras com mais capacidade (fala-se em 320 kms de autonomia) e espero que a economia de escalas devido ao aumento da produção de baterias a nível mundial faça as mesmas baixarem o custo a um nível mais aceitável permitindo a sua directa substituição se assim o quiser. Mas para já estou a saborear o momento com muito gosto e um "gozo" imenso :D :D ...por esta altura com qualqur outro dos carros que adquiri o efeito Wow, leia-se efeito de novidade j+a tinha esmorecido à imenso tempo mas com o LEAF ando sempre com vontade de andar na estrada...é impressionante :D

Espero ter conseguido responder às tuas questões. Se tiveres mais não faças cerimónia.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 09 ago 2011, 08:37

Ouvi dizer que um Alto Dignatário da Igreja ( para cima de 1,90 metros ), está a preparar uma Moção de Censura a apresentar à Nissan,
por ter disponibilizado um produto de consumo que premove DESMESURADAMENTE um dos mais GRAVES PECADOS MURTAIS da natureza
humana. ( leia-se VAIDADE ) :shock:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

ruimegas
Gestor do Forum
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 09 ago 2011, 11:15

Filipe Escreveu:Ouvi dizer que um Alto Dignatário da Igreja ( para cima de 1,90 metros ), está a preparar uma Moção de Censura a apresentar à Nissan,
por ter disponibilizado um produto de consumo que premove DESMESURADAMENTE um dos mais GRAVES PECADOS MURTAIS da natureza
humana. ( leia-se VAIDADE ) :shock:
:lol: :lol: :lol: Estás sempre a picar #1 ;) :lol: :lol:

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 09 ago 2011, 12:45

No meu caso como é a minha mulher que conduz o LEAF durante a semana, todas as noites vou dar uma voltinha só pelo prazer de conduzir.

Sobre a carga, quando aparecem as duas barras o carro ainda tem 30% carga utilizável (o BMS não deixa aproveitar toda a capacidade da bateria). Para a saúde da bateria é preferível esta estar a 30% do que a mais de 60% (a carga ideal para longos períodos de inactividade é de 30-50%). Por isto não há qualquer problema em deixar a bateria chegar repetidamente aos 20% de carga que é quando aparece o aviso de bateria fraca.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ruimegas
Gestor do Forum
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 09 ago 2011, 14:43

mjr Escreveu:No meu caso como é a minha mulher que conduz o LEAF durante a semana, todas as noites vou dar uma voltinha só pelo prazer de conduzir.

Sobre a carga, quando aparecem as duas barras o carro ainda tem 30% carga utilizável (o BMS não deixa aproveitar toda a capacidade da bateria). Para a saúde da bateria é preferível esta estar a 30% do que a mais de 60% (a carga ideal para longos períodos de inactividade é de 30-50%). Por isto não há qualquer problema em deixar a bateria chegar repetidamente aos 20% de carga que é quando aparece o aviso de bateria fraca.

Vês como é difícil resistir-lhe ;) :lol: :lol: :lol:

Mais uma dica importante mjr ;)

SeteGu
Registado: 10 jul 2011, 18:40

Mensagem por SeteGu » 10 ago 2011, 10:58

Obrigado pelos esclarecimento ruimegas. ;)

Continuação de bons (e muitos) quilómetros.

mikexilva
Moderador Global
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Mensagem por mikexilva » 10 ago 2011, 14:24

mjr Escreveu:No meu caso como é a minha mulher que conduz o LEAF durante a semana, todas as noites vou dar uma voltinha só pelo prazer de conduzir.

Quem costuma ir 1 mes de ferias e na véspera de ir, esqueceu-se e carregou o LEAF até aos 100% de carga, pode sempre ligar o ar condicionado através do smartphone para gastar um pouco até chegar aos 50% :P

BTW será que dá para ver a carga da bateria do LEAF enquanto espera no concessionário?

ruimegas
Gestor do Forum
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 10 ago 2011, 14:33

mikexilva Escreveu:

Quem costuma ir 1 mes de ferias e na véspera de ir, esqueceu-se e carregou o LEAF até aos 100% de carga, pode sempre ligar o ar condicionado através do smartphone para gastar um pouco até chegar aos 50% :P

BTW será que dá para ver a carga da bateria do LEAF enquanto espera no concessionário?
Só tu Mike é que te lembravas dessa do A/C à distância para nivelar as baterias nos 50% :lol: :lol: :lol:

Podes ver a carga enquanto o carro estiver no concessionário se lá tiveres passado antes e te tiverem accionado o Carwings e tu teres introduzido a tua password.

Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Mensagem por Essiemme » 11 ago 2011, 09:37

Caro Rui (e demais pioneiros),

Queria aproveitar a sua (vossa) experiência real para lhes perguntar a seguinte opinião:

Num cenário adverso, isto é, com chuva e frio invernal, com 4 pessoas, acham que o Leaf consegue fazer com relativa facilidade 25 Kms de manhã + 25 Kms de tarde andando com velocidades até aos 120Kms/h? A máquina estará imobilizada entre a manhã e o final da tarde, sem estar "plugged-in"...

Eu sei que 50Kms está bem dentro da capacidade da máquina, muito embora não tenha essa informação em cenários muito adversos. Certamente que iria sobrar KMs significativos por dia sendo até possível fazer os carregamentos diários a 80%.
Tambem sei que ainda não foi possível testarem a máquina no inverno, mas penso que vocês tenham mais hipótese de pensar num cenário destes conhecendo já o que conhecem da mesma.

Obrigado.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

ruimegas
Gestor do Forum
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 11 ago 2011, 09:56

Essiemme Escreveu:Caro Rui (e demais pioneiros),

Queria aproveitar a sua (vossa) experiência real para lhes perguntar a seguinte opinião:

Num cenário adverso, isto é, com chuva e frio invernal, com 4 pessoas, acham que o Leaf consegue fazer com relativa facilidade 25 Kms de manhã + 25 Kms de tarde andando com velocidades até aos 120Kms/h? A máquina estará imobilizada entre a manhã e o final da tarde, sem estar "plugged-in"...

Eu sei que 50Kms está bem dentro da capacidade da máquina, muito embora não tenha essa informação em cenários muito adversos. Certamente que iria sobrar KMs significativos por dia sendo até possível fazer os carregamentos diários a 80%.
Tambem sei que ainda não foi possível testarem a máquina no inverno, mas penso que vocês tenham mais hipótese de pensar num cenário destes conhecendo já o que conhecem da mesma.

Obrigado.

Penso que o Leaf com o nosso clima onde as temperaturas nunca vão muitas vezes abaixo de zero aqui na região de Lisboa não são razão para provocar uma perda significativa de performance das baterias. Mas com 4 pessoas, os limpa-vidros a funcionar continuamente e as luzes do carro sempre acesas e ainda por cima a 120 kms/h penso que poderá ser demais ao ponto de desgastar consideravelmente as baterias ao ponto de não dar para as viagens, principalmente na velocidade que disseste de 120 kms/h contínuos. Penso que ir a essa velocidade só de tempos a tempos, leia-se nas descidas e acalmar consideravelmente a velocidade nas subidas, leia-se não mais do que 70 a 80 kms/h e já terás mais hipóteses de chegar ao destino como pretendes. Como disseste é dificil prever sem testar nessa condições e as elevação do terreno por onde vais andar são ditadoras dos resultados fora todos os outros factores já referidos. Em resumo, com alguma contenção no pé direito eu não teria problema em fazer essa dupla viagem de 50 kms.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”