Iniciados VE

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
cmvts
Registado: 15 mar 2016, 17:17
Data de fabrico: 21 mar 2012
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Iniciados VE

Mensagem por cmvts » 17 mar 2016, 18:16

Boa tarde,

Sou completamente novata no fórum e nos VE e venho pedir a vossa ajuda. Acabo de adquirir um ion, e tenho algumas dúvidas básicas.
Além do cabo Mennekes de que preciso para os carregamentos na rua?
São necessários cadeados para prender o cabo?
Vocês desculpem a ignorância. Isto com o tempo, claro está, vai lá.

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Iniciados VE

Mensagem por Orlando » 17 mar 2016, 18:36

Precisas do cartão Mobi-e, sem ele não tens acesso à rede.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

cmvts

Mensagem por cmvts » 17 mar 2016, 18:41

Sim sim, já tratei
Hão-de enviar.
Obrigada

cmvts

Mensagem por cmvts » 17 mar 2016, 18:54

Mas estou a ver de pontos de carregamento aqui ao pé do meu trabalho e vejo que a maior parte está num parque de estacionamento da EMEL pago (com cancela).
Penso que posso esticar o fio e carregar, estacionando da parte de fora do parque, não?
Isto é absurdo, porque eles pedem 10 euros (ou algo assim) pelo dístico verde e depois nos parques de cancela não estou a ver como ficamos isentos.
Por acaso hoje ao pé da MAC (maternidade) vi um carro bloqueadíssimo por estacionar em frente a um posto de carregamento, embora tivesse o parquímetro pago.
Bom, mas quanto a extensões, caso precise de esticar o fio para carregar no tal parque da EMEL ou noutro em que o carro fique distante? Como são as extensões - ref.ª / tipo ? E sempre são necessários os cadeados?
Esta parte técnica é-me completamente desconhecida. E o meu marido não pesca nada disto também... :(
Obrigada!

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 17 mar 2016, 19:10

Bem vinda!

Para quem anda em Lisboa, parece-me que o selo verde é essencial. Custa 12€ por ano, mas não paga nada em qualquer estacionamento da Emel de superfície e sem cancela. Sempre que tiver que retirar bilhete para entrar no estacionamento, terá que pagar. O cabo mennekes fica preso ao posto enquanto o carro está a carregar (o carro também só lá pode estar se estiver a carregar), no entanto, muitos utilizadores colocam um cadeado do lado do carro, mesmo que o carro tenha bloqueio do mesmo. Sempre dá menos vontade de mexer lá. Até hoje, nunca tive qualquer problema, e ando regularmente por Lisboa.

Essa técnica de passar o cabo do lado de fora da cancela, é sem dúvida uma opção, já vários utilizadores o fizeram e sem problemas.

A extensão ideal é de 2.5mm, para não ter qualquer problema de aquecimento na mesma. Pode servir menos, mas eu compraria desta medida.

A extensão imagino que seja para usar com o cabo que o carro trás de origem (EVSE), que não é mennekes, mas sim shucko (igual às tomadas de casa), basta comprar um adaptador shucko para CEE 16A (ficha azul mais pequena) e fica a conseguir carregar em todos os postos de carregamento públicos do país. Imagino que o EVSE seja de 10A, se assim for, vai ser mais lento a carregar que com um de 16A ou com o mennekes, que também será de 16A.

Não se acanhe com as perguntas, estamos cá para ajudar no que for preciso. Aconselho também que dê uma vista de olhos no site electromaps (também tem aplicação móvel), ajuda a perceber como estão alguns dos postos de carregamento, além da informação que está no site mobi.e, que nem sempre está correcta. Os utilizadores vão dando informações sobre o estados dos pontos de carga, e isso é essencial. Contamos com a sua ajuda ;)

Espero ter ajudado.

Muitos e bons klms eléctricos. Está preparada para poupar uns milhares de €, certo ? ;)

pafi
Proprietário Leaf
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Contacto:

Mensagem por pafi » 18 mar 2016, 01:09

Bem vinda e muitos parabéns pela aquisição!

Está tudo dito. Só falta uma foto do dito adaptador.

Assim:

Imagem

ou assim:

Imagem

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

zeuz
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Mensagem por zeuz » 18 mar 2016, 01:32

Este adaptador dá para comprar no AKI.

Mas atenção que a tendência é para estas tomadas CEE desaparecerem dos postos públicos!
O melhor é comprar um cabo com tomada Mennekes, igual à que liga no carro, que seja regulável até aos 32A, juntamente com adaptadores para diferentes tomadas.
Atenção que, salvo erro, no caso iOn no máximo pode ir até aos 14A.

Mas o melhor mesmo é ler os diários de bordo de quem tem um carro igual.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

cmvts

Mensagem por cmvts » 18 mar 2016, 11:39

Obrigada a todos pela ajuda!

Sim, estava a pensar investir num Mennekes. A ver se compro tudo correcto e não meto o "pé na argola" :)...
Vou tentar ler então os diários de bordo.
Boas viagens!

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Mensagem por jpgoncalves2 » 18 mar 2016, 11:51

Benvinda, parabéns pela aquisição de mais uma máquina ecológica e económica de locomoção! :) Estou certo que não te vais arrepender, bem antes pelo contrário, apesar destas naturais dúvidas iniciais. A maior parte delas já foram aqui respondidas, só ousaria colocar aqui aqui o endereço web da aplicação eletromaps, que o Fil muito bem te indicou para versão smartphone..
http://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa
Bons e tranquilos quilómetros eletrónicos.

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 18 mar 2016, 13:26

Quanto a estacionar fora dos parques com cancela, quando é possível também aproveito:

[img]http://media.electromaps.com/fichas_ima ... 155e_l.jpg[/img]

Para prender a ficha J1772 (do lado do carro) basta comprar um pequeno cadeado e passar por um pequeno buraco que a ficha tem, que isso já impede que se desligue a ficha do carro sem autorização.
Para usar extensões Shucko para as distâncias mais compridas, recorri a esta loja que vende extensões com 2.5mm2 já feitos. Neste momento no site só encontrei este de 5m mas comprei lá um de 10m.
https://www.superlivro.eu/extensao-elec ... &results=9

Responder

Voltar para “Apresentações”