Ou já te responderam em privado, ou presumo que ninguém ainda se terá atrevido a responder-te!?Apr Escreveu:Mandei-lhe um email com duvidas vamos ver se responde
Andei a tentar adicionar aos graficos a variação da potencia, mas não ficou nada de jeito. Porque a questao incómoda (pelo menos para mim) que se levanta dos gráficos é saber se é mais eficiente conduzir a velocidade constante ou a potencia constante... A velocidade a variar de certeza que foram em periodos de conduçao pelas bolas de potencia do dashboard. Nao consigo provar isso com graficos.
Nao acreditem nos cosumos resumidos que lá coloquei até o turbo3 responder às minhas duvidas.

Com base nos meus parcos conhecimentos, aqui te deixo uma resposta...:

"Bottom line up front" , como dizem os americanos e assim, a minha tese, que constitui a minha resposta, é: "É mais eficiente ( económico) manter a Velocidade constante num VE que disponha de sistema de regeneração de carga da bateria e sistema Cruise Control (CC), como é o caso do Leaf mk2 Acenta"
Os meu argumentos:
De acordo com as fórmulas do cálculo de Potência em Mecânica,

Se mantivermos o peso a deslocar durante a viagem, neste caso estimo não mais do que 2000 Kg (Leaf+4 pessoas+ bagagem), corresponderá a 19613 N ( +/- 20000 N; 1kgf=9,807 N), então teremos a distância também constante e , por isso, variando o Tempo ( menor- maior velocidade), isto é a Velocidade, variaremos a Potência e a inversa é também verdade. Significa pois, em meu entender, que , em teoria, os 2 lados da equivalência se equivalem. Em teoria, seria então igualmente eficiente ( a mesma potência necessária) ter 2 carros idênticos a percorrer a mesma distância num mesmo tempo( velocidades iguais e constantes) ou po-los a percorrer percorrer essa mesma distância a uma potência constante ( daria velocidades constantes iguais também)

Mas passemos à prática... Teríamos agora que questionar da eficácia( ligado a resultados) dos processos em conseguir manter constantes aquelas duas variáveis. E neste campo, parece-me mais eficaz, num Leaf mk2 com CC e regeneração de bateria, manter a Velocidade constante. Antevejo que esta eficácia ditará, por seu turno, uma economia final, relativamente à tentativa de manter a potência constante e isso tornará esta opção "Velocidade Constante" mais eficiente ( ligada ao procedimento) no final.

É a minha opinião, ou verdade, aceito outras melhores, desde que comprovadas!

Só queria ajudar e não deixar que este teu post tão interessante ficasse sem resposta!

Obrigado pela excelente partilha dos dados recolhidos! É uma mais valia para quem gosta de investigar e aprender!