Apresentação - Subbuteowiak

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
subbuteowiak
Registado: 15 abr 2016, 23:44

Apresentação - Subbuteowiak

Mensagem por subbuteowiak » 16 abr 2016, 17:56

Boa tarde a todos.

Sou da zona centro, Marinha Grande, aderi ao fórum com a ideia de adquirir algum conhecimento acerca de veículos eléctricos, mais especificamente do Leaf porque, nos últimos dias, em conversa com o meu pai, surgiu a ideia de trocar de carro, ele é fã desde que me lembro do Leaf, já experimentou várias vezes mas nunca avançou, e duvido que o faça, pois não o vejo a adaptar-se a um VE tal é o seu historial de faltas de gasóleo. :D

Possuo um Nissan Note, de 2010, quando lhe disse que gostava bastante (estéticamente) do Nissan Pulsar, veio a história do Leaf, que ia ao concessionário pedir um test drive e etc, e ontem experimentei a dar uma volta.

A experiência de condução foi muito boa, deveras surpreendente. Deixou-me bem inclinado a pensar nesta hipótese de um VE, e é também por isso que aqui vim parar.

Agora vêm os contras, tenho média de 20000km ano no Note, neste último ano fiz menos porque deixei de fazer os 30-40 kms diários (semana) devido a mudanças no trabalho. Mas faço bastantes viagens para Cascais (fim-semana), duas a três por mês, são 170km, e pelo que tenho lido em auto-estrada a 120kmh ou mesmo a 100 é impensável sem uma carga a meio caminho.

Penso que faço bastantes kms ano, e pensando no consumo, é uma diferença enorme, o problema é que neste momento e no futuro próximo os kms que continuarei a fazer são em viagens deste género, já que em dias normais de trabalho dificilmente passo os 10km/dia.
A minha principal questão é, com tanta viagem deste género, e mais algumas com outros destinos mais longos, os tais carregamentos rápidos (dos quais ainda pouco percebo) não provocarão na bateria um desbaste significativo?

Peço desculpa, pelo extenso texto.

Cumprimentos.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Apresentação - Subbuteowiak

Mensagem por mjr » 16 abr 2016, 18:42

Bem vindo!

Para o teu caso o Leaf de 30kW.h permitia fazer esses 170km sem grandes preocupações. Não a 120km/h, mas a mais de 100km/h. Se for o de 24kW.h, precisa de uma carga a meio. Eu não me preocupava com a degradação provocada pela carga rapida... Se fossem muitas seguidas durante muitos dias no ano, aí poderia ser preocupante a nível de degradação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Mensagem por jpgoncalves2 » 16 abr 2016, 19:46

Benvindo Subbuteowiak! :)
Espero que em breve possas ser mais um proprietário de um VE e, se for Leaf, o de 30kWh poderá de facto ser mais conveniente para ti. E quanto a cargas rápidas, tal como outro qualquer tipo de carga mais lenta, tal como já deu a entender o mjr, não são propriamente um fator de degradação, por si. O fenómeno de intercalação e desintercalação dos iões de lítio nos elétrodos (ciclo de carga-descarga), não determina nenhuma degradação, por si. Os fatores de degradação de que há evidências seguras são o tempo, a tensão e a temperatura. Talvez seja este último efeito, que mais vezes se vê relacionado com as ditas cargas rápidas mas, para que se tornem evidentes, terias que manter a bateria a temperaturas bastante elevadas, fora das condições realísticas de utilização do Leaf, muito em particular no clima português. E se numa muito remota possibilidade de desses níveis mínimos de temperatura de sensível degradação te aproximasses numa carga rápida, o próprio Leaf to impediria . Dá uma vista de olhos no gráfico abaixo e ficas com uma ideia de que níveis de temperatura provocam degradação sensível...
Imagem[/img] Nada consentâneos com uma utilização realística de um Leaf no nosso país, pois não..?! ;) Podes ver o vídeo donde foi retirado e outras pertinentes explicações em https://www.youtube.com/watch?v=pxP0Cu00sZs

Mais cuidado deverás ter com as tensões a que estacionas o VE... Encontrarás bastante informação aqui no fórum sobre este fator de degradação e como minorá-lo. Da degradação que nenhuma bateria se livra, é a que está constantemente a ocorrer, fruto de imparáveis reações parasitas no interior da bateria, em suma, do tempo, já que nada as pára, com a atual tecnologia disponível. Vai daí, e como costumo dizer, um VE ou DEGRADA ou DEGRADA e ANDA.
Venha esse VE! ;)

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 16 abr 2016, 20:00

Bem vindo!

Com o leaf de 30kWh parece-me que é na maior. Estou de acordo com o mjr, com o de 24kWh, fazer 170klms sem carga a meio, é necessário andar muito devagar, não faz sentido. Se existir um posto de carga rápida pelo meio (pcr) basta parar uns 20 minutos, desta forma fazia sem problemas e a boa velocidade.

Está preparado para andar sem emissões e sem ruído? E para poupar uns bons milhares?

Não se acanhe, ajudamos com todo o gosto ;)

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 16 abr 2016, 22:29

Marinha Grande???
Há aí um Leaf Branco de uma colega minha...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

snowman
Proprietário i3
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Mensagem por snowman » 16 abr 2016, 23:05

Boa noite Subbuteowiak

Geralmente não costumo interferir nestas coisas do Leaf. Tal como o Subbuteowiak, vim aqui ter, esclareci dúvidas, experimentei o Leaf e adorei.
Mas depois experimentei o BMW i3. Temos aqui um colega i3 sempre disponível para ajudar, como a restante comunidade. É procurar por BMW i3 e lá o encontrará.

Eu fiz essa opção. Não tenho a coragem dos nossos Parceiros do Nissan Leaf, mesmo com a nova bateria. Tenho um i3 REX e vou a qualquer lado com ou sem carregamentos disponíveis. Moro em Cascais e isto por aqui está cheio de empresas a ocupar permanentemente os Carregamentos, rápidos ou lentos. Algo que vai ter que ser regulamentado mas passo a passo.
Voltando à questão...Amanhã vou a Castelo Branco e na prática, com o meu i3, não precisarei de carregar em lado nenhum. Mas se puder fá-lo-ei, claro, ainda é gratuito.
Viagens longas com regularidade...Não custa nada testar outras possibilidades...

Bem vindo e felicidades na escolha e nas viagens!

danielbranco
Registado: 17 jun 2015, 14:32
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por danielbranco » 17 abr 2016, 01:32

Estamos a meio de abril eu esperava até outubro pelas novidades, com o seu perfil de utilização eu ia de certeza absoluta para os veículos eléctricos, as vantagens compensam bem a desvantagem da autonomia. Claro que cada um sabe de si, mas se puder passe umas horas perdido aqui pelo fórum.

subbuteowiak
Registado: 15 abr 2016, 23:44

Mensagem por subbuteowiak » 17 abr 2016, 18:30

Obrigado a todos.

Já espreitei aqui no fórum de tudo um pouco, por agora tem sido difícil compreender a maior parte dos termos para entender as opções possíveis de realizar (exemplo: os vários tipos de carregadores, fichas, etc).

A ideia inicial passaria pelo Leaf de 30, qual o modelo ainda pouco sei das diferenças entre um e outro. A sugestão do snowman é de facto muito boa, e seria o ideal, mas penso que o i3 tem preços, um pouco proibidos para mim.
Orlando Escreveu:Marinha Grande???
Há aí um Leaf Branco de uma colega minha...
Não fazia ideia, vou andar atento :)

Há algum tópico a explicar como se processam os carregamentos, quer os rápidos quer os normais, em termos de tempo de espera? Isto porque ora falam em amperes ora em kw, ando todo baralhado.

E em relação aos postos de carregamento, pelo que percebi ainda são grátis, mas parece-me que a rede é ainda curta para quem pretende viagens longas, certo? Não sei se estou a ser um pouco estúpido, mas não seria positivo haver uma rede maior mas com PCR pagos? É falta de interesse ou apenas inviável?

danielbranco
Registado: 17 jun 2015, 14:32
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por danielbranco » 17 abr 2016, 18:35

Há i3 aqui em França a menos de 35000 com menos de 10000km

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 17 abr 2016, 19:15

Olá Sub!
Bem vindo!
Ainda não tinha dito nada pois sou o menos versado, ainda ando em fase de estudo e a compra só ocorrerá lá para o verão.
Mas tenho aprendido muito por aqui.
Em relação ao Leaf, no dia 1 fiz um mini-test drive no Entreposto em Lisboa e enviaram-me 2 propostas para os modelos menos equipadas mas com carga rápida.
35000 para o 30 e 30000 para o 24. http://nissanleafpt.com/viewtopic.php?f ... 43d#p68240

Disseste que ainda não percebeste a diferença entre os 2 Leafs, é verdade?
Pelo que percebi, trata-se de diferença na capacidade das baterias. O de 30 tem baterias de maior capacidade, daí fazer mais quilometros.

Responder

Voltar para “Apresentações”