achei por bem criar este tópico para expor as razões por ter optado por um VE, e no caso em concreto um Leaf.
Sugiro que se fosse criada uma poll com as seguintes opções (e/ou outras) e em que se pudesse votar em mais do que uma, eventualmente atribuindo valores:
- mais económico
- mais ecológio
- mais saudável
- poder ser independente energéticamente
- não financiar paises terceiros
- estar na moda
- aproveitar os incentivos
- apostar nas novas tecnologias
....
Vamos ao meu caso em concreto.
Há cerca de dois anos tinha um diesel com ~15 anos, +430K Kms, 5,5L/100Km... e um gasto mensal em combustível na casa dos 150€ (~2000Km/mês).
Carro mais que pago, manutenções programadas quando me apetecia (um vez por ano) e apenas mudar óleo....
Manutenções corretivas várias.... a idade e os Kms não perdoam... mas prontos... nada de especial também...
Ou seja, o meu velhinho ainda daria para mais uns bons milhares, era só colocar diesel e umas reparações....
Contudo, sempre me fez muita confusão, estarmos dependentes de terceiros (paises produtores de petróleo), estarmos dependentes dos governos e dos especuladores (preço do combustível), estar a poluir o meio ambiente, estar a deitar fora todos meses mais de 150€....
Teria de haver algo melhor....
E havia, há.
Fiz as minhas contas (e cada um faz à sua maneira e feitio), ponderei os prós e os contras e avancei.
Arrependido pela escolha? Sim, o não ter feito mais cedo.

Só um aparte, eu em vez de me estar sempre a queixar passo à acção... pode demorar é certo..... mas avanço.
Dou um exemplo, também sempre me fez confusão estarmos a deitar para o esgoto água potável quando bilhões de pessoas não a tem para beber.
O que fiz? Construi um reservatório na minha casa para aproveitar a água da chuva e uso-a para banhos, sanitas e exterior. Passei de um consumo mensal de 14m^3 para menos de 3m^3
Voltemos às razões de um VE:
- ponderei um VE usado, novo, pronto e a crédito versus um diesel usado ~5.000€ - por razões de investimento, retorno e disponibilidade financeira comprei um VE usado
- o valor a mais que paguei pelo VE face ao diesel usado, ao fim de quase 8 anos estaria pago (ok, a bateria nesses 8 ano terá de ser trocada mas o diesel de 5000€, nesses 8 anos também teria de ter algumas reparações bem caras...)
- a fiabilidade do Leaf até aos dias de hoje é alta... não se prevê grandes problemas....
- hoje não, mas se o pretender, posso fornecer eletricidade ao meu carro de origem renovável sem para isso necessitar de pagar a paises que subsidiam atos terroristas ou ditadoriais
- mudei de tarifário, e-move, que me garante que a eletricidade consumida é 100% renovável (sei que os eletrões não tem cor e os que entram em minha casa vem de todo o lado, mas se todos tivessemos este tarifário, o fornecedor não poderia obter eletricidade que não das fontes renováveis)
- quando pego no carro para dar uma volta não fico nem com a consciência pesada nem com a carteira mais leve (bem, aqui a carteira depende se levo a cara metade ás compras ou não lol)
- motor mais eficiente/eficaz e que dá um gozo enorme a conduzir
- não ter o chão da garagem com pingos de combustivel e/ou óleo
- entrar/sair da garagem sem deixar cheiro
- ir/vir casa/emprego ~75Km
....
Ao fim de dois anos e mais de 45,500Km... gastos:
- 1 única vez à oficina para manutenção ~50€ e não sei se irá à dos 4 anos

- média de 13Kwh/100Km ~= 5,900 Kwh ~= 550€ (alguns carregamentos na MOBI.E e os de casa 99,9% sempre no horário noturno)
- mais de 700 dias sem stressses... nem de oficina nem de condução
- só o troquei para férias no Algarve e Porto e porque... não temos PCR que me permitem fazer estes trajetos num único dia e mesmo que tivesse, duvido que a bagageira servisse... com a família no carro de férias é complicado lol
Podia ter optado por um GPL, hibrido.... podia, mas não era a mesma coisa