Experiências com o meu i3 - RD
- rimsilva
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Experiências com o meu i3 - RD
Bom tarde a todos,
Aqui estou eu para relatar a minha experiência e aventuras neste novo mundo dos VE.
Como referi no post da apresentação, decidi que agora era o momento para avançar com a compra de um VE por diversos fatores, nomeadamente um carro do meu agrado, esteticamente/conforto/fiabilidade/assistência e existir uma rede mínima para o uso de um veículo deste tipo (no meu caso substitui 100% o meu carro anterior e digamos 85% / 90% do carro de família).
Com quase 1 mês tem 1.700km, mas em princípio, a média vai baixar porque a experiência que vou relatar de seguida não deverá ser repetida tão cedo….
Decidi ir a Lisboa com o espirito e aventura e uma “missão” muito ambiciosa, de casa em Vila Nova de Gaia ao Marquês em 4h30min… Sem um posto PCR em Estarreja, seria quase impossível, mas queria ter essa experiência.
Logo após a partida a primeira “desilusão”, em modo ECOPRO+, com uma autonomia de 155km (ao fim de menos de 1km) a autonomia passou para 130km! O primeiro destino (Galp de Pombal) ficou curto….
A pouco experiência e o receio de ficar pelo caminho, levou-me a optar pelo alternativa que já tinha definido, parar na Anadia para um carregamento intermédio, foi a morte do artista! Não conto mais nada, só digo que cheguei a Lisboa mais de 6h depois de sair de casa!
O resto da viagem serviu apenas para testar a melhor forma de realizar o regresso e reduzir o tempo de viagem, sabendo que Anadia não era alternativa para mim.
Deu para perceber (ou não) que o planeamento do GPS é algo de complexo e com margens de segurança que nos induzem em erro, podemos reduzir um pouco a velocidade, criar uma margem de segurança e ir gerindo essa margem.
Para as distâncias mais longas, a forma que eu encontrei foi escolher o modo ECOPRO+ (que estabelece uma velocidade máxima de 90km/h), mas usando o cruiser control vou aumentando e reduzindo manualmente a velocidade, km/h a Km/h, num range de 85km/h e 115Km/h dependendo da inclinação.
Ao contrário do que me foi referido pelo vendedor da BMW, colocar o carro em modo “N” não resulta, o carro perde velocidade, a inclinação tem de ser muito, mas mesmo muito acentuada para funcionar como seria de esperar (a mais notória foi depois de Fátima a caminho de Lisboa), caso contrário só vamos perder velocidade e depois de “engrenar” o carro ele vai travar imenso e depois gastar uma energia para o voltar a colocar a uma velocidade aceitável…
Vamos agora falar do regresso, a partir de Aveiras, porque até lá é pacífico, sempre a boas velocidades 120/130 e até com ar condicionado!
Saída de aveiras:
Aveiras – Pombal – 121km
Bateria - 97%
Autonomia – 129km em ECOPRO+
Tempo de viagem 1h15m, com uma velocidade média de ~97km/h, chegada com 5km de autonomia.
Autonomia na chegada a Pombal
Esteve a carregar 1h em Pombal para conseguir autonomia até casa…
Pombal casa – 138Km
Bateria – 98%
Autonomia – 151km em ECOPRO+
A mesma história que na viagem de ida, ao fim de 3/4 Km passei a ter 130km de autonomia, por isso mudei o destino para o posto de carregamento rápido de Vilar do Andorinho a 130km de distância.
Fui gerindo a velocidade de forma a aumentar a autonomia e ir direto para casa, sem ter de parar mais uma vez…
Acabei o conseguir reduzindo um pouco a velocidade, não há milagres! Resultado: tempo de viagem 1h40m, com uma velocidade média de ~83Km/h, chegada a casa com 10km de autonomia.
Tempo total de viagem entre Lisboa e Porto 5h20min!!
Como referi no início foi uma experiencia e como experiência, estas deslocações vão voltar a serem realizadas como anteriormente… por Alfa.
No mínimo, é necessário um posto em Estarreja para eu me aventurar de novo e mesmo assim é curto, porque para este carro a ligação entre Pombal e Aveiras é longa!
Aqui estou eu para relatar a minha experiência e aventuras neste novo mundo dos VE.
Como referi no post da apresentação, decidi que agora era o momento para avançar com a compra de um VE por diversos fatores, nomeadamente um carro do meu agrado, esteticamente/conforto/fiabilidade/assistência e existir uma rede mínima para o uso de um veículo deste tipo (no meu caso substitui 100% o meu carro anterior e digamos 85% / 90% do carro de família).
Com quase 1 mês tem 1.700km, mas em princípio, a média vai baixar porque a experiência que vou relatar de seguida não deverá ser repetida tão cedo….
Decidi ir a Lisboa com o espirito e aventura e uma “missão” muito ambiciosa, de casa em Vila Nova de Gaia ao Marquês em 4h30min… Sem um posto PCR em Estarreja, seria quase impossível, mas queria ter essa experiência.
Logo após a partida a primeira “desilusão”, em modo ECOPRO+, com uma autonomia de 155km (ao fim de menos de 1km) a autonomia passou para 130km! O primeiro destino (Galp de Pombal) ficou curto….
A pouco experiência e o receio de ficar pelo caminho, levou-me a optar pelo alternativa que já tinha definido, parar na Anadia para um carregamento intermédio, foi a morte do artista! Não conto mais nada, só digo que cheguei a Lisboa mais de 6h depois de sair de casa!
O resto da viagem serviu apenas para testar a melhor forma de realizar o regresso e reduzir o tempo de viagem, sabendo que Anadia não era alternativa para mim.
Deu para perceber (ou não) que o planeamento do GPS é algo de complexo e com margens de segurança que nos induzem em erro, podemos reduzir um pouco a velocidade, criar uma margem de segurança e ir gerindo essa margem.
Para as distâncias mais longas, a forma que eu encontrei foi escolher o modo ECOPRO+ (que estabelece uma velocidade máxima de 90km/h), mas usando o cruiser control vou aumentando e reduzindo manualmente a velocidade, km/h a Km/h, num range de 85km/h e 115Km/h dependendo da inclinação.
Ao contrário do que me foi referido pelo vendedor da BMW, colocar o carro em modo “N” não resulta, o carro perde velocidade, a inclinação tem de ser muito, mas mesmo muito acentuada para funcionar como seria de esperar (a mais notória foi depois de Fátima a caminho de Lisboa), caso contrário só vamos perder velocidade e depois de “engrenar” o carro ele vai travar imenso e depois gastar uma energia para o voltar a colocar a uma velocidade aceitável…
Vamos agora falar do regresso, a partir de Aveiras, porque até lá é pacífico, sempre a boas velocidades 120/130 e até com ar condicionado!
Saída de aveiras:
Aveiras – Pombal – 121km
Bateria - 97%
Autonomia – 129km em ECOPRO+
Tempo de viagem 1h15m, com uma velocidade média de ~97km/h, chegada com 5km de autonomia.
Autonomia na chegada a Pombal
Esteve a carregar 1h em Pombal para conseguir autonomia até casa…
Pombal casa – 138Km
Bateria – 98%
Autonomia – 151km em ECOPRO+
A mesma história que na viagem de ida, ao fim de 3/4 Km passei a ter 130km de autonomia, por isso mudei o destino para o posto de carregamento rápido de Vilar do Andorinho a 130km de distância.
Fui gerindo a velocidade de forma a aumentar a autonomia e ir direto para casa, sem ter de parar mais uma vez…
Acabei o conseguir reduzindo um pouco a velocidade, não há milagres! Resultado: tempo de viagem 1h40m, com uma velocidade média de ~83Km/h, chegada a casa com 10km de autonomia.
Tempo total de viagem entre Lisboa e Porto 5h20min!!
Como referi no início foi uma experiencia e como experiência, estas deslocações vão voltar a serem realizadas como anteriormente… por Alfa.
No mínimo, é necessário um posto em Estarreja para eu me aventurar de novo e mesmo assim é curto, porque para este carro a ligação entre Pombal e Aveiras é longa!
Última edição por rimsilva em 02 mai 2016, 14:14, editado 3 vezes no total.
- rnlcarlov
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Boa aventura.
Mas em caso de necessidade o posto de Vilar de Andorinho serviria de pouco pois
1) Está desligado
2) Só tem ficha Chademo, que é incompatível com o i3
Mas em caso de necessidade o posto de Vilar de Andorinho serviria de pouco pois
1) Está desligado
2) Só tem ficha Chademo, que é incompatível com o i3
- rimsilva
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Obrigado pela confirmação.
Já tinha lido essa informação, mas penso que os normais de carregamento a velocidade de caracol, estão operacionais, certo?
Já lá estive recentemente 2x , com o objectivo de perceber onde ficava o posto e verificar se sempre existia o posto de carregamento rápido (da primeira vez só tinha visto o de 3,68kw), mas infelizmente não testei nenhum dos postos.
Já tinha lido essa informação, mas penso que os normais de carregamento a velocidade de caracol, estão operacionais, certo?
Já lá estive recentemente 2x , com o objectivo de perceber onde ficava o posto e verificar se sempre existia o posto de carregamento rápido (da primeira vez só tinha visto o de 3,68kw), mas infelizmente não testei nenhum dos postos.
- rnlcarlov
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Segundo o electromaps, os caracóis também estão inoperacionais.rimsilva Escreveu:Obrigado pela confirmação.
Já tinha lido essa informação, mas penso que os normais de carregamento a velocidade de caracol, estão operacionais, certo?
- rimsilva
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Devagarinho, devagarinho... mas estão a funcionar.rnlcarlov Escreveu: Segundo o electromaps, os caracóis também estão inoperacionais.
O de carregamento rápido é que morreu e vai ser desinstalado.
- rnlcarlov
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Se estão ON, a comunidade agradeçe uma atualizaçãozinha de estado no electromapsrimsilva Escreveu: Devagarinho, devagarinho... mas estão a funcionar.
- pemifer
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Estás a falar do "N" como em neutro? Desengrenar o carro?rimsilva Escreveu:(...)
Ao contrário do que me foi referido pelo vendedor da BMW, colocar o carro em modo “N” não resulta, o carro perde velocidade, a inclinação tem de ser muito, mas mesmo muito acentuada para funcionar como seria de esperar (a mais notória foi depois de Fátima a caminho de Lisboa), caso contrário só vamos perder velocidade e depois de “engrenar” o carro ele vai travar imenso e depois gastar uma energia para o voltar a colocar a uma velocidade aceitável… (...)
- rimsilva
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Sim.pemifer Escreveu: Estás a falar do "N" como em neutro? Desengrenar o carro?
Re: Experiências com o meu i3 - RD
rimsilva Escreveu:Sim.pemifer Escreveu: Estás a falar do "N" como em neutro? Desengrenar o carro?
É por essas e por outras que o meu i3 tem um REX, para evitar as suas e as minhas depressões. Assim, Algarve, Alentejo, Aveiro e tudo o mais não é problema. Mas os sintomas são os mesmos...Começa com muita autonomia e desce logo de súbito. O melhor para perceber isto antes de iniciar viagem é mexer na temperatura da climatização. O carro atualiza a autonomia.
Cumprimentos.
- rimsilva
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Claro que sim, mas nunca ponderei comprar um carro que não fosse 100% eléctrico... São opções.
Relativamente à questão da autonomia até posso perceber se o planeamento entrar em linha de conta com o factor altitude, a climatização não tem influência porque no modo ECOPRO+ está desactivada, o facto de ser autoestrada também não, porque o este modo tem a velocidade máxima limitada a 90km/h.
Relativamente à questão da autonomia até posso perceber se o planeamento entrar em linha de conta com o factor altitude, a climatização não tem influência porque no modo ECOPRO+ está desactivada, o facto de ser autoestrada também não, porque o este modo tem a velocidade máxima limitada a 90km/h.