Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 04 out 2015, 18:13
- Data de fabrico: 01 jan 2016
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias
Boas!
Ontem já vim com o leaf para o meu trabalho e no final do dia fiz as contas e faço 120 kms por dia, penso que dê perfeitamente para fazer com uma carga completa, isto é, sair de casa a 100% e não carregar mais até chegar a casa.
O meu trajeto é sair de Palmela e ir sempre pela nacional até à 25 de Abril ir para o meu trabalho em telheiras ao pé do colégio alemão, o regresso é o trajeto oposto ao que descrevi.
Agora precisava da vossa opinião para uma coisa, eu tenho garagem e um contador próprio da minha garagem, que neste momento a potencia contratada é 1.15 kVA e para colocar o leaf a carregar estava a pensar em colocar 6.9 kVA em bi-horario semanal, mas agora existe uma opção que não faço ideia qual dela escolher que é, Monofásico ou Trifásico ?? É uma boa alteração ?? Deveria de pensar em outras opções ??
Obrigado pela ajuda.
Paulo
Ontem já vim com o leaf para o meu trabalho e no final do dia fiz as contas e faço 120 kms por dia, penso que dê perfeitamente para fazer com uma carga completa, isto é, sair de casa a 100% e não carregar mais até chegar a casa.
O meu trajeto é sair de Palmela e ir sempre pela nacional até à 25 de Abril ir para o meu trabalho em telheiras ao pé do colégio alemão, o regresso é o trajeto oposto ao que descrevi.
Agora precisava da vossa opinião para uma coisa, eu tenho garagem e um contador próprio da minha garagem, que neste momento a potencia contratada é 1.15 kVA e para colocar o leaf a carregar estava a pensar em colocar 6.9 kVA em bi-horario semanal, mas agora existe uma opção que não faço ideia qual dela escolher que é, Monofásico ou Trifásico ?? É uma boa alteração ?? Deveria de pensar em outras opções ??
Obrigado pela ajuda.
Paulo
Última edição por PauloDias em 03 ago 2016, 15:19, editado 1 vez no total.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Eu tenho bi-horário semanal com 5,75KVA (25A) para a casa e carrego o meu Leaf... a 10A maioritariamente no período de vazio.
Se a tua garagem é só para carregar o Leaf, escolhe o tarifário mais próximo da carga do Leaf.
Se o carregares a:
10A => 2,3KVA (10A - é um pouco à pele) ou 3,45KVA (15A)
16A => 4,6KVA (20A)
e Monofásico.
Se a tua garagem é só para carregar o Leaf, escolhe o tarifário mais próximo da carga do Leaf.
Se o carregares a:
16A => 4,6KVA (20A)
e Monofásico.
-
- Proprietário Leaf
Desculpa mas não consigo compreender, pois todas essas medidas para mim é tudo um pouco "chinês"....mafgod Escreveu:Eu tenho bi-horário semanal com 5,75KVA (25A) para a casa e carrego o meu Leaf... a 10A maioritariamente no período de vazio.
Se o carregares a:
16A => 4,6KVA (20A)
e Monofásico.

O meu objetivo é ter o bi-horário semanal para poder programar o carro a carregar a partir da 00:01 até quando saio que é por voltar das 6:40, que é o horário vazio, e gostava que nesse período conseguisse carregar o carro até perto dos 100% pois acho que carregar até aos 80% não daria para fazer o que pretendo de ir e vir sem ter que carregar mais, se der é muito à justa.
E gostava de conseguir carregar o carro um pouco mais rápido, pois neste momento carrego o carro com um extensão a partir de casa, onde tenho 3,45kVA (isso dos amperes não sei ?!?!) e quando está com 25% para carregar até aos 100% são quase 10h
Agora para um cenário destes o que é o ideal ?
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 27 set 2015, 21:56
- Data de fabrico: 31 jul 2015
- Capacidade bateria: 61,5 Ah
Complementando o que já foi dito no post anterior e a avaliar pela disponibilidade de carwings, que referiste num post teu, presumo que o teu Leaf é pelo menos versão Acenta, podendo ser até Teckna e, normalmente, quando comprado no mercado nacional, vem com um carregador interno de 6kW.. Se assim for, poderás ter vantagem em ir para 6,9KVA (30A), desde que tenhas instalação elétrica que suporte e um EVSE que te permita cargas até aos 32 A. Normalmente ele não passa dos 28A (dependendo da tensão disponível na rede) e poderás carregá-lo durante a noite, em casa, em período de menos consumo.
Poderás esperar , grosso modo, as seguintes potências de carga, desde que o teu EVSE aceite pelo menos 30A:
Amps --- 200 volts --- 208 volts --- 230 volts ------- 240volts
16 -------- 3.2kW -------- 3.3kW ---- 3.7kW ------ 3.8kW
27.5 ------ 5.5kW ------ 5.7kW --- 6.3kW ------ 6.6kW
Aproveitando o máximo da potencia do carregador interno de 6kW, estarás a reduzir o tempo de carga ( até 4h30 desde tartaruga a 100%) e utilizando convenientemente o programador, poderás tirar melhor partido da tarifa bi-horária e, como vais fazer cargas a 100%, aproveitar para ainda reduzir o tempo que as células vão passar acima de 4.0v, antes de partires, em cada manhã. Não esquecer que uma bateria de lítio, (LMO/NMC) como as que equipam os Leaf, com as células acima de 4.0 v ( acima de ~80% SOC) é como um carro de Fómula 1 na grelha de partida, à espera da luz verde de início de corrida... Muitas reações parasitas em curso, a acelerar a degradação...
Boa decisão. A melhor, se possível!
Poderás esperar , grosso modo, as seguintes potências de carga, desde que o teu EVSE aceite pelo menos 30A:
Amps --- 200 volts --- 208 volts --- 230 volts ------- 240volts
16 -------- 3.2kW -------- 3.3kW ---- 3.7kW ------ 3.8kW
27.5 ------ 5.5kW ------ 5.7kW --- 6.3kW ------ 6.6kW
Aproveitando o máximo da potencia do carregador interno de 6kW, estarás a reduzir o tempo de carga ( até 4h30 desde tartaruga a 100%) e utilizando convenientemente o programador, poderás tirar melhor partido da tarifa bi-horária e, como vais fazer cargas a 100%, aproveitar para ainda reduzir o tempo que as células vão passar acima de 4.0v, antes de partires, em cada manhã. Não esquecer que uma bateria de lítio, (LMO/NMC) como as que equipam os Leaf, com as células acima de 4.0 v ( acima de ~80% SOC) é como um carro de Fómula 1 na grelha de partida, à espera da luz verde de início de corrida... Muitas reações parasitas em curso, a acelerar a degradação...
Boa decisão. A melhor, se possível!

-
- Proprietário Leaf
Estou a ver sou mesmo um recém nascido ao mundo da eletricidade e mobilidade elétrica.... porque, não me levem a mal, mas continuo sem saber qual a melhor opção nem como fazer.
João, o leaf é o Teckna penso que seja a versão de topo, e veio com aquele cabo que se liga a uma tomada normal (deve ser o que chamam de EVSE, correto?) , mas como vejo se aguenta os 30A ?!?
Aquilo que estava apenas a pensar em fazer é ligar para a EDP para alterar o contador para 6.9kVA e mais nada, mas estou a ver que tenho que fazer mais coisas, como isso da amperagem e saber se a instalação aguenta ou não, correto?
A amperagem influencia na rapidez do carregamento ou é só a potência do contador ?
João, o leaf é o Teckna penso que seja a versão de topo, e veio com aquele cabo que se liga a uma tomada normal (deve ser o que chamam de EVSE, correto?) , mas como vejo se aguenta os 30A ?!?
Aquilo que estava apenas a pensar em fazer é ligar para a EDP para alterar o contador para 6.9kVA e mais nada, mas estou a ver que tenho que fazer mais coisas, como isso da amperagem e saber se a instalação aguenta ou não, correto?
A amperagem influencia na rapidez do carregamento ou é só a potência do contador ?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Potência é tensão X corrente. Como a tensão que temos em casa é igual para toda a gente (230V), é a corrente que determina a potência.
O teu EVSE deve ser de 10A. Logo mesmo que aumentes a potência em casa, precisas de um carregador que absorva a corrente entretanto disponibilizada. E precisas de uma instalação eléctrica que o suporte também. A tomada onde agora o carregas não é apropriada...
O teu EVSE deve ser de 10A. Logo mesmo que aumentes a potência em casa, precisas de um carregador que absorva a corrente entretanto disponibilizada. E precisas de uma instalação eléctrica que o suporte também. A tomada onde agora o carregas não é apropriada...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Olá Paulo,
Tem 1,15kVA instalados na garagem, isso equivale a 5 Amperes.
Para por o Leaf a carregar na garagem tem que aumentar a potencia contratada. quanto maior a potencia mais paga na taxa fixa por isso tem que fazer umas contas.
Tem várias opções de tarifas:
1,15kVA - 5A
2,3 kVA - 10A
3,45 kVA - 15A
4,6 kVA - 20A
5,75 kVA - 25A
6,9 kVA - 30A
Se usa o EVSE que veio com o carro, que debita 10A, contratar os 2,3kVA é mais do que suficiente, tendo em conta que só o carro é que vai consumir dessa baixada.
No caso de querer carregar mais rápido terá que equacionar adquirir um EVSE diferente, que permita carregar até ao máximo que o carro permite e escolher o tarifário correspondente à potencia que quer usar. Vai ficar mais dipendioso ao mês e tem que comprar um EVSE que não é barato. Por isso é comum avançar só se for mesmo necessário.
Tem 1,15kVA instalados na garagem, isso equivale a 5 Amperes.
Para por o Leaf a carregar na garagem tem que aumentar a potencia contratada. quanto maior a potencia mais paga na taxa fixa por isso tem que fazer umas contas.
Tem várias opções de tarifas:
1,15kVA - 5A
2,3 kVA - 10A
3,45 kVA - 15A
4,6 kVA - 20A
5,75 kVA - 25A
6,9 kVA - 30A
Se usa o EVSE que veio com o carro, que debita 10A, contratar os 2,3kVA é mais do que suficiente, tendo em conta que só o carro é que vai consumir dessa baixada.
No caso de querer carregar mais rápido terá que equacionar adquirir um EVSE diferente, que permita carregar até ao máximo que o carro permite e escolher o tarifário correspondente à potencia que quer usar. Vai ficar mais dipendioso ao mês e tem que comprar um EVSE que não é barato. Por isso é comum avançar só se for mesmo necessário.
-
- Proprietário Leaf
Olá Paulo,PauloDias Escreveu:Estou a ver sou mesmo um recém nascido ao mundo da eletricidade e mobilidade elétrica.... porque, não me levem a mal, mas continuo sem saber qual a melhor opção nem como fazer.
Com os dois posts seguintes ao teu, julgo teres a resposta à tua pergunta. Resumindo então :
O teu carro tem carregador de 6kW;
O EVSE ( Eletric Vehicle Supply Equipment) é a sigla do equipamento de carregamento que te veio com o carro, apenas capaz de lidar com 10A , mas há à venda outros k permitem lidar com maiores correntes, eventualmente programáveis para diferentes amperagens. Precisarás de um desse EVSE sempre k, não carregando num post o público da MOBIE ( k já faz de EVSE) queiras aproveitar a potência de carregamento disponível numa q tomada de uma instalação elétrica . Eu tenho um, variável , desde 13 a 32 A e custou-me cerca de 500€. Há aqui companheiros no fórum que negoceiam esse tipo de equipamentos e a bom preço. Se quiseres, eu envio-te os contactos de alguns, por MP. Também podes adquirir na net, mas aí tens que não ter dúvidas sobre o k necessitas, também te poderei ajudar, se precisares. Aconselho a compra a um dos companheiros foristas!;-)
Sem esse EVSE capaz de 30 A, de nada te valerá contratares uma potência superior com a EDP.
-
- Proprietário Leaf
Já estou a começar a dar os primeiros passos.... obrigado!!
Pois ainda bem que vim aqui perguntar antes de me armar em "chico esperto", pois estive quase quase a contratar a potencia 6.9 kVA e iria-me ser inútil!
Então assim basta colocar como tenho em casa, que é de 3.45 kVA com bi-horário mas com ciclo diário que é sempre das 22h às 8h do outro dia, sempre consigo colocar a carregar mais tempo. Mas mesmo assim, antes de trocar vou andar esta semana a carregar a partir de casa e perceber bem quanto tempo demora a carregar para poder escolher se será um ciclo diário ou semanal.
Talvez para o futuro logo vejo se compensa o investimento em comprar um EVSE para 30A e alterar a potencia e instalação. Pois com esta troca de carro para vir para o trabalho ainda poupo uns 200 e poucos euros.
Já agora se alguém puder e que seja perto de Palmela ou de Telheiras e que tenha o programa para ligar ao carro para ver como as coisas estão na realidade.... em Palmela só mesmo à noite e durante os fins de semana em Telheiras durante a hora do almoço....
Obrigado!
Pois ainda bem que vim aqui perguntar antes de me armar em "chico esperto", pois estive quase quase a contratar a potencia 6.9 kVA e iria-me ser inútil!
Então assim basta colocar como tenho em casa, que é de 3.45 kVA com bi-horário mas com ciclo diário que é sempre das 22h às 8h do outro dia, sempre consigo colocar a carregar mais tempo. Mas mesmo assim, antes de trocar vou andar esta semana a carregar a partir de casa e perceber bem quanto tempo demora a carregar para poder escolher se será um ciclo diário ou semanal.
Talvez para o futuro logo vejo se compensa o investimento em comprar um EVSE para 30A e alterar a potencia e instalação. Pois com esta troca de carro para vir para o trabalho ainda poupo uns 200 e poucos euros.
Já agora se alguém puder e que seja perto de Palmela ou de Telheiras e que tenha o programa para ligar ao carro para ver como as coisas estão na realidade.... em Palmela só mesmo à noite e durante os fins de semana em Telheiras durante a hora do almoço....
Obrigado!
-
- Proprietário Leaf
Se vais gastar por dia mais de 14kWh nos teus deslocamentos ( presumo que gastarás cerca de 16kWh numa viagem ida e volta de 120km), não vais fazer carregamentos intermédios e vais carregar apenas a 10A (~2 kWh), em casa, para tirares partido dos horários disponibilizados pela EDP para a tarifa bi-horária, parece-me que terás que ir para a diária ( 22h-8h). A semanal (00-7h nos dias úteis) vai ser muito à justa... E então melhor será equacionar se te compensa ou não aderir à b-horária...