Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por PauloDias » 11 mai 2016, 07:54

Boas
A tarifa bi-horária compensa sempre pois o preço é muito mais baixo.
Ao pé de telheiras existe sim postos mobie mas o mais perto está sempre ocupado com os CI e ainda por cima não tem lá uma placa de estacionamento para os nossos carros depois existe um ao pé de uma escola mas está avariado e a seguir existe ao pé da entrada para o eixo n/s que ai está bom e já usei mas já fica um pouco longe do meu trabalho, sei que existe para os lados os campo grande mas ainda não fui lá ver como está aquilo...
Agora vou vendo várias estratégias ate encontrar a melhor.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por pemifer » 11 mai 2016, 10:05

Olá Paulo!
Eu ainda não tenho Leaf mas tenho a ficha, a ELM327 que queria experimentar.
E também já tenho o LeafSpy Lite instalado.
Se quiseres podemos experimentar isso um dia destes ao almoço, eu trabalho perto do Campo Pequeno.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por BrunoAlves » 11 mai 2016, 10:10

Paulo, o tarifário é mais barato em vazio mas também é mais caro no cheio. Vale a pena mas há sempre que procurar colocar as cargas no vazio, senão fica mesmo mais caro.
O Excel faz essa comparação toda ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por PauloDias » 11 mai 2016, 11:43

margarett Escreveu:Paulo, o tarifário é mais barato em vazio mas também é mais caro no cheio. Vale a pena mas há sempre que procurar colocar as cargas no vazio, senão fica mesmo mais caro.
O Excel faz essa comparação toda ;)
Mas as cargas que irei sempre fazer será sempre no vazio pois é quando chego á noite a casa, aos fins de semana tenho o jumbo perto e vou lá carregar. E como este contador é da garagem durante o dia não está a consumir nada.

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por PauloDias » 11 mai 2016, 11:45

pemifer Escreveu:Olá Paulo!
Eu ainda não tenho Leaf mas tenho a ficha, a ELM327 que queria experimentar.
E também já tenho o LeafSpy Lite instalado.
Se quiseres podemos experimentar isso um dia destes ao almoço, eu trabalho perto do Campo Pequeno.
Podemos combinar isso, mas este tempo não está a ajudar em nada!

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por PauloDias » 12 mai 2016, 10:25

Boas,

Já fiz o teste, e consigo fazer o meu trajeto diário sem carregamentos intermédios, mas depois fico com um problema, o carregamento em casa fica mesmo à justa até aos 100% e carregou +/- 19 kw. Fiz os 120 kms e ainda tinha 3 barras na bateria e uma autonomia para 35 kms.

Vejam se estou a fazer bem as contas, se tiver que gastar sempre 19 kw em 23 dias do mês (pois ao fim de semana coloco no Jumbo de setúbal a carregar) isto dá 437 kw no mês, tendo o tarifário bi-horário com a potencia 3.45 kVA o preço em vazio é 0.0928 + iva = 0.1141, assim num mês será 437 * 0.1141 = 49.56, a isto ainda tenho que somar a potencia 0.1918 + iva = 0.2359, assim num mês 30 * 0.2359 = 7.077. Então num mês tenho o custo de 49.56 + 7.077 = 56.63

Para tentar reduzir um pouco os carregamento em casa, vou tentar fazer carregamentos em casa e em lisboa até aos 80%, o meu problema é em Lisboa, mas vou tentar ver se falo aqui no meu trabalho para ver se consigo colocar na garagem a carregar, isto é se houver ficha e potencia suficiente para isso... porque senão o sitio onde tenho a certeza que consigo colocar a carregar é este, rua professor queiroz veloso, mas o que me dava mesmo jeito era este, rua professor vieira de almeida, mas este por norma está sempre ocupado com CI :( e ainda não tem a placa lá de estacionamento para carro elétricos.... a quem devo reclamar para colocar lá uma placa ?

Isto está a ser uma aventura....

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por VETL » 12 mai 2016, 10:29

PauloDias Escreveu:...a isto ainda tenho que somar a potencia 0.1918 + iva = 0.2359, assim num mês 30 * 0.2359 = 7.077...
Para além de não estar a perceber esta parte das contas, porque é que o custo com a potência entra aqui? Não pagavas isso antes de ter o carro, era?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1290
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por mafgod » 12 mai 2016, 10:30

E se optares pelo tarifário da EDP e-move.... ainda tens 10% desconto em vazio e 2% no normal e de potência.
Tens é de ter o carro registado (DUA) no teu nome e no local de consumo, o que sendo uma garagem talvez seja complicado.... :-(
Mas, pelo menos podes usufruir no local onde está registado o carro do desconto...

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por Orlando » 12 mai 2016, 10:40

mafgod Escreveu:E se optares pelo tarifário da EDP e-move.... ainda tens 10% desconto em vazio e 2% no normal e de potência.
Tens é de ter o carro registado (DUA) no teu nome e no local de consumo, o que sendo uma garagem talvez seja complicado.... :-(
Mas, pelo menos podes usufruir no local onde está registado o carro do desconto...
É só 1% na potência, não?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por PauloDias » 12 mai 2016, 10:41

VETL Escreveu:
PauloDias Escreveu:...a isto ainda tenho que somar a potencia 0.1918 + iva = 0.2359, assim num mês 30 * 0.2359 = 7.077...
Para além de não estar a perceber esta parte das contas, porque é que o custo com a potência entra aqui? Não pagavas isso antes de ter o carro, era?
Entra porque é o contador da garagem e será só para carregar o carro.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”