
Perda de capacidade do i3
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Perda de capacidade do i3
Este tópico junta alguns posts sobre o tema que estavam no DB do João, para continuar aqui a discussão sobre o tema.
Volt, para minimizar o erro das estimativas precisamos que o início de carga seja com o mínimo possível de SOC e o fim de carga com o máximo. Consegues filtrar os dados para só mostrar estimativas de capacidade quando o SOC de início, por exemplo, é menos que 10% e o SOC de fim maior que 90%? Perfeito seria inícios de carga muito perto de 0% de SOC e fins de carga a 100% de SOC.
Volt, para minimizar o erro das estimativas precisamos que o início de carga seja com o mínimo possível de SOC e o fim de carga com o máximo. Consegues filtrar os dados para só mostrar estimativas de capacidade quando o SOC de início, por exemplo, é menos que 10% e o SOC de fim maior que 90%? Perfeito seria inícios de carga muito perto de 0% de SOC e fins de carga a 100% de SOC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Perda de capacidade do i3
Sim. Mas fiz ainda outra coisa...
Primeiro coloquei uma segunda série com apenas os carregamentos superiores a 90%. Pontos e linha roxos (SOC 90o). A linha de tendência ficou igual (a tendência mantém-se como esperado), embora com valores inferiores.
Depois fiz o mesmo mas sem contabilizar as contagens do contador antigo. A linha de tendência melhorou imenso, como esperava. Pontos e linha mais escuros (SOC 90c).
Depois quis fazer mais, pois os carregamentos de 90% são poucos (apenas 25 com o contador actual), daí que fiz um novo gráfico com estas linhas de SOC 90 e mais uma de 70. Podemos ver a tendência para os 100 mil km.
Esta linha de SOC 70 diz que em 100 mil km vamos dos 22 kWh aos 16 kWh para carregar 100% do i3. Ora, isto é uma extrapolação. O real mesmo, é verificar que aos +/- 27 mil km estava com 20,5 kWh e aos +/- 50 mil com 19 kWh.
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Primeiro coloquei uma segunda série com apenas os carregamentos superiores a 90%. Pontos e linha roxos (SOC 90o). A linha de tendência ficou igual (a tendência mantém-se como esperado), embora com valores inferiores.
Depois fiz o mesmo mas sem contabilizar as contagens do contador antigo. A linha de tendência melhorou imenso, como esperava. Pontos e linha mais escuros (SOC 90c).
Depois quis fazer mais, pois os carregamentos de 90% são poucos (apenas 25 com o contador actual), daí que fiz um novo gráfico com estas linhas de SOC 90 e mais uma de 70. Podemos ver a tendência para os 100 mil km.
Esta linha de SOC 70 diz que em 100 mil km vamos dos 22 kWh aos 16 kWh para carregar 100% do i3. Ora, isto é uma extrapolação. O real mesmo, é verificar que aos +/- 27 mil km estava com 20,5 kWh e aos +/- 50 mil com 19 kWh.

333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.
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Re: Perda de capacidade do i3
Muito interessante mesmo!
Com esses dados, e considerando que em novo seriam os 22kW.h, daria com o SOC70 (mais favorável) 28% de degradação ao fim de 100k km (quantos anos até aos 100k desde novo?). Parece-me exagerado. Será real?
Com esses dados, e considerando que em novo seriam os 22kW.h, daria com o SOC70 (mais favorável) 28% de degradação ao fim de 100k km (quantos anos até aos 100k desde novo?). Parece-me exagerado. Será real?
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Re: Perda de capacidade do i3
A minha média no i3 vai em 2800 km mensais. Tem vindo a baixar (e assim vai continuar pois é Verão, tempo de férias e de dar uso a outros veículos), mas deverei fazer os 100 mil antes do Verão de 2018. Antes de fazer 4 anos.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.
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Re: Perda de capacidade do i3
A garantia da bateria é de 8 anos ou 100k km, certo?
Tem aqui um teste feito nos EUA a um i3 e que em 3 meses e meio perdeu 3% de capacidade (total, não útil):
https://avt.inl.gov/sites/default/files ... yi5486.pdf
É pena ainda só terem uma medição, na próxima já dará para ter uma ideia mais concreta da degradação. Extrapolando para 12 meses daria 10% de degradação no primeiro ano, o que é basicamente igual ao Leaf mk1 no primeiro ano.
É quase certo que a BMW vai começar a libertar capacidade para evitar problemas com garantias. Há até indicações de que já o fez, pelo menos parcialmente. Mesmo assim, os 8 anos para quem faz poucos km podem dar direito a bateria nova.
Tem aqui um teste feito nos EUA a um i3 e que em 3 meses e meio perdeu 3% de capacidade (total, não útil):
https://avt.inl.gov/sites/default/files ... yi5486.pdf
É pena ainda só terem uma medição, na próxima já dará para ter uma ideia mais concreta da degradação. Extrapolando para 12 meses daria 10% de degradação no primeiro ano, o que é basicamente igual ao Leaf mk1 no primeiro ano.
É quase certo que a BMW vai começar a libertar capacidade para evitar problemas com garantias. Há até indicações de que já o fez, pelo menos parcialmente. Mesmo assim, os 8 anos para quem faz poucos km podem dar direito a bateria nova.
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Re: Perda de capacidade do i3
160 mil, se bem me recordo.mjr Escreveu:A garantia da bateria é de 8 anos ou 100k km, certo?
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.
Re: Perda de capacidade do i3
Não estarás a fazer confusão com 100k milhas?mjr Escreveu:A garantia da bateria é de 8 anos ou 100k km, certo?

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Re: Perda de capacidade do i3
Só se a BMW também estiver a fazer confusão 

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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Perda de capacidade do i3
(Y)
Geralmente falasse em 100k milhas / 160k km, daí a pergunta.
Geralmente falasse em 100k milhas / 160k km, daí a pergunta.

Re: Perda de capacidade do i3
Boas Volt,Volt Escreveu:A minha média no i3 vai em 2800 km mensais. Tem vindo a baixar (e assim vai continuar pois é Verão, tempo de férias e de dar uso a outros veículos), mas deverei fazer os 100 mil antes do Verão de 2018. Antes de fazer 4 anos.
Como estamos quase à bica do Verão, será que a previsão de maio de 2016 se concretiza?
