Diário de Bordo - mrr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
subbuteowiak
Mensagens: 17
Registado: 15 abr 2016, 23:44

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por subbuteowiak » 24 abr 2016, 12:42

mrr Escreveu:Leaf está na oficina e emprestaram-me um de 30kW, só tenho uma coisa a dizer, TOP.
85km feitos em nacionais a velocidades fora do permitido e 45% bateria gasta. :o
24km autoestrada A28( Porto-Vila do Conde) velocidade 100-120km/h e 14% gasto.

Estou rendido ao de 30kW.
Seria possível afirmar que, seguindo essa proporção, se pode fazer 144km em autoestrada gastando 85% bateria? Isto é o consumo de bateria ser constante, ou factores como percurso, peso extra, terão influências significativas?

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por mrr » 26 abr 2016, 21:38

Depende do relevo, velocidade e direcção do vento, neste caso em concreto penso que foi tudo favorável.

Não considero que se consiga sempre fazer os 144km em AE, mas que o carro tem um comportamento muito melhor que o de 24kW isso tem.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por Orlando » 26 abr 2016, 23:28

Aqui um ensaio de 600km com um de 30kw em AE Lisboa-Porto-Lisboa
http://www.veiculoselectricospt.com/nis ... toestrada/
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por beme83 » 26 abr 2016, 23:32

Orlando Escreveu:Aqui um ensaio de 600km com um de 30kw em AE Lisboa-Porto-Lisboa
http://www.veiculoselectricospt.com/nis ... toestrada/
Podia estar com mais pormenor, se usa CC ou qual a bateria à saída chegada e saída de Pombal e chegada ao Porto

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por mjr » 27 abr 2016, 00:14

São mais de 600 quilómetros percorridos, com uma única paragem em cada sentido, a uma velocidade entre os 95 e os 105 km/h e utilizando o perfil de itinerário mais penalizante para o automóvel elétrico, a autoestrada, onde praticamente não existe regeneração de energia para recarregar a bateria.
Continuam a perpetuar o mito de que AE é pior para os VEs porque não há regeneração.

De resto foi a confirmação de que com CC a 100km/h dá para fazer Porto Lisboa com uma paragem. Muito bom.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por mrr » 16 jun 2016, 13:36

Boas pessoal,

tenho andado desaparecido do forum, mas com calma vou começar a voltar. Meti-me em dois "projectos" que acabaram na semana passada, um deles foi a participação na 4º descida mais pouca de Famalicão e outro nas marcas das antoninas também em Famalição.

Gostava de ter ido ao 4º ENVE, mas foi-me impossível, a construção do carro roubava-me todo o tempo disponível e indisponível.

Na 4º descida mais louca de Famalicão juntei-me a uns colegas de turma e avançamos com a construção de um autocarro, deixo aqui algumas fotos.
Melhor parte da descida foi mesmo o premio, pois conseguimos ficar em 1º Lugar, acho que foi a marca do autocarro que fez a diferença :lol:

Imagem

Imagem

Continuando, já aqui tinha referido que tinha feito a instalação de 12kW de paineis solares, pois é, tal como o bichinho dos VE me picou, nas energias renovais foi igual, acabei por meter mais 12kW de painéis, conclusão temos os telhados todos cheios de painéis.
Grande parte da energia é para auto-consumo, o que sobra estamos a fazer venda a EDP.
Assim que este tempo de inverno passar coloco fotos.

Agora a parte do LEAF, depois de ter andado 3 dias com um de 30kW ainda ponderei trocar o meu, mas acho que estava a precipitar-me, meu serve mais que perfeitamente para o dia a dia, e depois acho que o próximo ano será o ano do salto das capacidades, por isso há que continuar a rentabilizar o que tenho.
Este ano ainda não coloquei o carro a arrefecer o pack, ainda não achei necessário, apesar que já o vi com 6 barras.
A ultima vez que liguei o LS (2 semanas a trás) reportava 89% de capacidade, já passou os 70.000km.

Para os mais atentos o meu LEAF apareceu com muita ferrugem nos bancos, o carro já foi 3 vezes a Nissan nas ainda não foram trocados, ja me ligaram a dizer que já têm os bancos lá e que os vão trocar, agora tenho que esperar até arranjar vaga, o raio do carro não para....

Grande testamento, espero que ninguém tenha adormecido.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por BrunoAlves » 16 jun 2016, 14:09

Tá muito giro o autocarro :mrgreen:
(...)12kW de paineis solares(...)
É muita potência :shock: Fartas-te de vender à EDP, não?

Em relação à troca do carro, na minha opinião é sensato não o fazer a menos que a autonomia extra seja determinante.
O contra de o fazer é que, ao surgirem carros com mais capacidade, os nossos ficam sem valer nada :P
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por Fil » 16 jun 2016, 15:01

O autocarro ficou muito louco :D

70 mil klms e com excelente capacidade, esse leaf está um mimo ;)

Também sou da opinião que não fazia sentido trocar para o de 30kWh, especialmente com a capacidade que esse leaf tem.

Os bancos irão ficar melhores que nunca após a troca, mas é um processo que se tem arrastado bastante.

Venham mais "testamentos" destes, parece-me que é o que a maioria quer, pelo menos é o meu caso :)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por pemifer » 16 jun 2016, 15:41

Fil Escreveu: Venham mais "testamentos" destes, parece-me que é o que a maioria quer, pelo menos é o meu caso :)
Apoiado!! :clap:

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por Apr » 16 jun 2016, 16:23

O meu problema da ferrugem foi resolvido com apoios do isofix novos. Montaram-me o cinto do meio ao contrario (sim, virado para a bagageira) e deixaram o banco a achocalhar todo nos buracos... Na proxima revisao tenho que reclamar o mau serviço.

Os problemas no leaf sao cada vez mais simples no entanto as reparações sao cada vez mais mal feitas...

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”