Mercedes-Benz B Electric Drive - Pedido de Ajuda
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Mercedes-Benz B Electric Drive - Pedido de Ajuda
Boa tarde a todos os membros,
Escrevo este novo tópico no sentido de pedir ajuda a quem tenha passado pelo mesma situação ou a alguém entendido nesta matéria. Tenho um problema que me deixa a pensar se terei feito a melhor opção quando adquiri uma viatura 100% elétrica.
Em Dezembro de 2015, adquiri um Mercedes B Electric Drive que como sabem é 100% eléctrico. Desde essa altura que tenho um problema grave - Não consigo carregar a viatura em minha casa (condomínio com 2 lugares de garagem comuns). Como os lugares de garagem não tinham posto de carregamento, pedi inicialmente um orçamento á EDP para instalação de uma WallBox, ao abrigo de uma campanha que tinham em Janeiro de 2016, no entanto, rapidamente desisti da ideia pelo valor orçamentado para instalação do referido equipamento (quase 2500€!!!). Optei por fazer um caixa eléctrica devidamente certificada e com uma simples tomada Chuko, monofásica e componentes mínimos de segurança requeridos para este tipo de instalação. Tudo foi instalado por um eletricista certificado, com carteira, no entanto, até hoje, já passados mais de 6 meses, NUNCA consegui carregar a viatura no referido local e já tentei a ajuda de Engenheiros Eletrotécnicos que se muniram de equipamentos para verificar picos de corrente ou fugas, enfim...um sem fim de tentativas que não adiantaram nada (peço desculpa, mas a área de eletricidade e seus termos, não é algo que domine…). Saliento que este é o local onde poderia diariamente deixar a viatura a carregar toda a noite e tenho sempre de a deixar fora de casa a uma distância considerável, num posto Mobi.E, com os incómodos que me causam e perigos a que está sujeita uma viatura fora de uma garagem, toda a noite.
Resumindo, numa ultima tentativa de resolver este grande incómodo, escrevo-vos, pedindo a vossa ajuda e colaboração no sentido de me elucidarem como devo fazer, com quem devo falar e que solução técnica devo assumir, considerando sempre um investimento reduzido pois o propósito de adquirir uma viatura elétrica foi o de reduzir custos mensais ás deslocações profissionais que faço.
Agradeço antecipadamente a vossa atenção para este caso, evitando desta forma que desista deste tipo de viaturas antecipadamente, com algo que acredito ter solução mas que tarda em aparecer.
Cumprimentos
Hugo Vilas
Escrevo este novo tópico no sentido de pedir ajuda a quem tenha passado pelo mesma situação ou a alguém entendido nesta matéria. Tenho um problema que me deixa a pensar se terei feito a melhor opção quando adquiri uma viatura 100% elétrica.
Em Dezembro de 2015, adquiri um Mercedes B Electric Drive que como sabem é 100% eléctrico. Desde essa altura que tenho um problema grave - Não consigo carregar a viatura em minha casa (condomínio com 2 lugares de garagem comuns). Como os lugares de garagem não tinham posto de carregamento, pedi inicialmente um orçamento á EDP para instalação de uma WallBox, ao abrigo de uma campanha que tinham em Janeiro de 2016, no entanto, rapidamente desisti da ideia pelo valor orçamentado para instalação do referido equipamento (quase 2500€!!!). Optei por fazer um caixa eléctrica devidamente certificada e com uma simples tomada Chuko, monofásica e componentes mínimos de segurança requeridos para este tipo de instalação. Tudo foi instalado por um eletricista certificado, com carteira, no entanto, até hoje, já passados mais de 6 meses, NUNCA consegui carregar a viatura no referido local e já tentei a ajuda de Engenheiros Eletrotécnicos que se muniram de equipamentos para verificar picos de corrente ou fugas, enfim...um sem fim de tentativas que não adiantaram nada (peço desculpa, mas a área de eletricidade e seus termos, não é algo que domine…). Saliento que este é o local onde poderia diariamente deixar a viatura a carregar toda a noite e tenho sempre de a deixar fora de casa a uma distância considerável, num posto Mobi.E, com os incómodos que me causam e perigos a que está sujeita uma viatura fora de uma garagem, toda a noite.
Resumindo, numa ultima tentativa de resolver este grande incómodo, escrevo-vos, pedindo a vossa ajuda e colaboração no sentido de me elucidarem como devo fazer, com quem devo falar e que solução técnica devo assumir, considerando sempre um investimento reduzido pois o propósito de adquirir uma viatura elétrica foi o de reduzir custos mensais ás deslocações profissionais que faço.
Agradeço antecipadamente a vossa atenção para este caso, evitando desta forma que desista deste tipo de viaturas antecipadamente, com algo que acredito ter solução mas que tarda em aparecer.
Cumprimentos
Hugo Vilas
- pemifer
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Re: Mercedes-Benz B Electric Drive - Pedido de Ajuda
Já leste o DB de outro Mercedes no fórum NovaEnergia?
O link é este https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 07&t=19480
O link é este https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 07&t=19480
Re: Mercedes-Benz B Electric Drive - Pedido de Ajuda
Comecemos por coisas simples ; experimentou outro evse nessa tomada? Que erro dá o de origem? Essa tomada tem terra? Experimentou ligar a tomada ao contrário? Tente com outro evse para percebermos melhor o problema.
Re: Mercedes-Benz B Electric Drive - Pedido de Ajuda
O ideal seria mesmo testar carregar o carro com outro EVSE.
- mjr
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Re: Mercedes-Benz B Electric Drive - Pedido de Ajuda
Se o carro permitir regular a corrente de carga, como os Teslas, eu sugeria programar para o mínimo para ver se o problema será na tensão da rede. Mas o mais provável é ser alguma coisa relacionada com a terra da instalação. Um teste com outro veículo elétrico, de marca diferente, nessa garagem seria interessante.
Se a incompatibilidade estiver no EVSE portátil da Mercedes, uma solução poderá ser um EVSE de outra marca. Há muitas soluções no mercado, por exemplo este http://www.magnumcap.com/index.php/solu ... lity?id=28 da Magnum CAP acho que não é muito caro e penso que por ser nacional seria mais fácil resolver algum problema que venha a surgir.
Se a incompatibilidade estiver no EVSE portátil da Mercedes, uma solução poderá ser um EVSE de outra marca. Há muitas soluções no mercado, por exemplo este http://www.magnumcap.com/index.php/solu ... lity?id=28 da Magnum CAP acho que não é muito caro e penso que por ser nacional seria mais fácil resolver algum problema que venha a surgir.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Mercedes-Benz B Electric Drive - Pedido de Ajuda
E já tentou outro VE na mesma tomada?
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- mjr
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Re: Mercedes-Benz B Electric Drive - Pedido de Ajuda
Já está marcado.
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Re: Mercedes-Benz B Electric Drive - Pedido de Ajuda
Caro Hugo,HVilas Escreveu:Boa tarde a todos os membros,
Escrevo este novo tópico no sentido de pedir ajuda a quem tenha passado pelo mesma situação ou a alguém entendido nesta matéria. Tenho um problema que me deixa a pensar se terei feito a melhor opção quando adquiri uma viatura 100% elétrica.
Em Dezembro de 2015, adquiri um Mercedes B Electric Drive que como sabem é 100% eléctrico. Desde essa altura que tenho um problema grave - Não consigo carregar a viatura em minha casa (condomínio com 2 lugares de garagem comuns). Como os lugares de garagem não tinham posto de carregamento, pedi inicialmente um orçamento á EDP para instalação de uma WallBox, ao abrigo de uma campanha que tinham em Janeiro de 2016, no entanto, rapidamente desisti da ideia pelo valor orçamentado para instalação do referido equipamento (quase 2500€!!!). Optei por fazer um caixa eléctrica devidamente certificada e com uma simples tomada Chuko, monofásica e componentes mínimos de segurança requeridos para este tipo de instalação. Tudo foi instalado por um eletricista certificado, com carteira, no entanto, até hoje, já passados mais de 6 meses, NUNCA consegui carregar a viatura no referido local e já tentei a ajuda de Engenheiros Eletrotécnicos que se muniram de equipamentos para verificar picos de corrente ou fugas, enfim...um sem fim de tentativas que não adiantaram nada (peço desculpa, mas a área de eletricidade e seus termos, não é algo que domine…). Saliento que este é o local onde poderia diariamente deixar a viatura a carregar toda a noite e tenho sempre de a deixar fora de casa a uma distância considerável, num posto Mobi.E, com os incómodos que me causam e perigos a que está sujeita uma viatura fora de uma garagem, toda a noite.
Resumindo, numa ultima tentativa de resolver este grande incómodo, escrevo-vos, pedindo a vossa ajuda e colaboração no sentido de me elucidarem como devo fazer, com quem devo falar e que solução técnica devo assumir, considerando sempre um investimento reduzido pois o propósito de adquirir uma viatura elétrica foi o de reduzir custos mensais ás deslocações profissionais que faço.
Agradeço antecipadamente a vossa atenção para este caso, evitando desta forma que desista deste tipo de viaturas antecipadamente, com algo que acredito ter solução mas que tarda em aparecer.
Cumprimentos
Hugo Vilas
Se puder e quiser, venha até à minha garagem testar o seu carro... (Cascais).
Tenho um BMW i3 (rex) e tenho carregado em tudo o que é shuko... às vezes na potência máxima doméstica que o carro suporta, outras vezes na média e também na mínima (mas aqui são horas e horas...)
Na minha garagem (já comprei a casa com uma tomada associada ao meu apartamento, R/C)...carrego em qualquer potência doméstica...6,9 Kva e tudo eléctrico em casa, sem gás...
No seu caso há um gato muito estranho... Mas a mobilidade eléctrica é fantástica... Não se deixe desiludir por uma questão acessória. Temos aqui no fórum verdadeiros especialistas e vai estar muito bem acompanhado!
Disponha,
Sucessos rápidos na solução desse problema!
António (snowman)
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Re: Mercedes-Benz B Electric Drive - Pedido de Ajuda
O EVSE em questão deve ser muito sensivel e aponto para um problema de falta de terra ou quebra de tensão em carga (valores abaixo de 200V) talzez devido a percas de potência por distancia de cablagem.
Disponibilizo igualmente uma tomada em Lisboa ou uma tomada em Sintra para que se possa testar se o EVSE carrega normalmente noutras instalações (onde já carregam veículos elétricos).
Disponibilizo igualmente uma tomada em Lisboa ou uma tomada em Sintra para que se possa testar se o EVSE carrega normalmente noutras instalações (onde já carregam veículos elétricos).
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
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Re: Mercedes-Benz B Electric Drive - Pedido de Ajuda
Também me disponibilizo para uma visita a Gaia para avaliar a situação.
No estado em que a rede mobi-e está, sem ponto de carregamento doméstico arrisca-se seriamente a ficar a pé ou ter que ir deixar o carro a quilómetros de casa.
No estado em que a rede mobi-e está, sem ponto de carregamento doméstico arrisca-se seriamente a ficar a pé ou ter que ir deixar o carro a quilómetros de casa.