Olá a todos, irmãos/irmãs VE's!
Concordo, 40000km/ano em puro elétrico, é um feito notável ali para o João! Vou poder carregar o veículo na empresa onde trabalho

, portanto, conseguiria fazer o percurso casa-trabalho-casa (88km + 88km) na boa, mas... confesso que tive algum receio.
Ponderantes na decisão para compra de VE:
1. gastar 400€ mensais em diesel+manutenção+pneus+iuc, só do ponto de vista financeiro, é um desperdício absurdo!!!
2. do ponto de vista ambiental, sempre me interessei pelo tópico das energias renováveis, sustentabilidade. Depois do VE, certamente virá painéis FV, energia solar, etc. quando mudar de apartamento para uma casa (looking forward!).
Ponderantes na decisão para compra de VE+extensor:
3. rede nacional de carregadores elétricos é minúscula aqui para o norte, principalmente na região do percurso que faço diariamente.
4.a) mesmo que a rede fosse boa, ter que parar 30min para prosseguir com a viagem para casa ou trabalho, não é prático.
4.b) ressalva: ter que parar 30min (ou um pouco mais) para abastecer eletrões no decurso de uma viagem mais longa (em lazer, não em trabalho), isso não me importaria.
5. conforto/paz de espírito - 120/150km de autonomia eletrica é de facto muito pouca, para quem faz 40.000km/ano. Atenção que apenas me meti na compra de um VE porque a minha empresa me vai permitir carregar lá - senão, não compraria.
6. daqui a 5/10 anos, penso que os VE+extensor, tal com o BMW i3 REX poderão deixar de existir, quando um pack de baterias aguentar +300km, tal como os Tesla Model 3. Estive mesmo para comprar o BMW i3 de 94Ah, mas depois pensei nos ponderantes 3. e 4.a.
Ponderantes na decisão para compra do BMW i3 60Ah REX:
7. veículos eletricos com extensores de autonomia, convenhamos que a escolha passou a ficar limitada.
8. gosto de BMW's, confesso.
9. a compra de um veículo, seja VE ou não, não tem que ser puramente financeira - nunca é, nunca foi, e não vai ser agora que vai passar a ser. Senão, só comprávamos bicicletas (para percursos citadinos, é o mais económico que há) ou então Dacias Logans a GPL, ou qualquer outro veículo cujo custo de aquisição fosse o mais barato. É como comprar móveis lá para casa, se tudo tivesse que ter um racional financeiro, então toda a gente ia ao IKEA (que eu gosto bastante) ou mais barato.
10. sim, o Nissan Leaf é mais barato que o BMW i3, mas não tem extensor de autonomia (ver argumentos 3 a 6).
11. e não é um BMW - engenheiro como sou, convenhamos que o nível tecnológico não é de todo comparável com o Leaf, e isso eu valorizo - outros podem não valorizar, mas eu valorizo.
11.a) estrutura do habitáculo c/ fibra de carbono, o que permite uma maior longevidade do mesmo, daqui a 5-10 anos (sim eu espero que dure tanto tempo, com um pack de baterias novas) não vou ver pontos de ferrugem na carroçaria do carro; e eu espero que a poupança gerada em 4 anos me permita comprar um pack de baterias novo e com maior autonomia;
11.b) arrefecimento ativo das baterias, isto é, o i3 tem um ar condicionado só para as baterias (battery preconditioning), prolongando o tempo de vida das mesmas;
11.c) as baterias estão sobre uma bandeja de alumínio, removivel de uma forma prática (portanto, económica) num serviço BMW (claro), com 8 módulos de baterias, facilmente substituidas, módulo a módulo se necessário, ou se for o pack inteiro, depois poder utilizar essas baterias gastas no n/ sistema foto-voltaico em casa (estilo o sistema Power Wall da Tesla) - muito inteligente. Penso que o Leaf não permite isso, ás tantas, para já.
12. comprei-o como semi-novo, uma viatura de serviço/demonstração da BMW, com 4300km, portanto bem mais barato que um carro novo em folha. Se o comprasse novo em folha, o custo do capital seria maior, e aí, a rentabilização do carro (aqui, mais uma vez, só estou a falar do ponto de vista financeiro) aconteceria muito mais tarde.
Concluindo, a compra foi justificada 75% do ponto de vista financeiro e 25% emocional. Na realidade, penso que as pessoas compram carros 75% emocional e 25% financeiro - parece que não, mas acredito que sim, senão, volto ao meu argumento 9. - toda a gente compraria bicicletas para andar na cidade ou viaturas estilo "papa-reformas"!
Mas visto estar a utilizar um fórum do NissanLeaf, posso adiantar... se não pudesse comprar o BMW i3 REX ou BMW i3 (BEV), eu compraria o Nissan Leaf 30KWh

Pronto, para verem que não sou fanático com os BMW's.
Bem, mais uma semanita e já terei o meu VE comigo! Abraço!