Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 15 jul 2016, 10:44

Da maneira que a pergunta está feita parece que é a quilometragem o factor principal para a degradação. No meu caso duvidar da possibilidade de conseguir fazer 100km.aconteceu após a recuperação da tartaruga, fevereiro de 2014. Tinha cerca de 60.000 km.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ICEM4N
Proprietário Ion
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Mensagem por ICEM4N » 15 jul 2016, 11:09

Malm Escreveu:Da maneira que a pergunta está feita parece que é a quilometragem o factor principal para a degradação. No meu caso duvidar da possibilidade de conseguir fazer 100km.aconteceu após a recuperação da tartaruga, fevereiro de 2014. Tinha cerca de 60.000 km.
Neste caso tenho feito essas perguntas para tentar perceber os pontos comuns entre carros iguais. Tal como expliquei no meu DB o meu carro sofreu uma degradacao media de 4.2% nos primeiros 4 anos com uma kilometragem media de 3700 e eu tive em 4 meses uma degradacao de 1% com mais de 6000km, logo os km pouco interessam.
Volto a salientar, tempo e temperatura sao os piores inimigos.
Foi verificada uma medicao de um c zero com 0km e apresentava 43.5ah!!!!

Mas dada a tua experiencia e "falta de cuidado" por falta do canion nos primeiros anos, quer dizer que perder autonomia aos 60.000 é muito bom ..... pois quem tem tido cuidado desde novo ou quase novo podera ter mais de 80.000 com pouca perda de autonomia....
É isto que tenho vindo a querer provar, que os clones fazem poucos km mas fazem esses poucos sem perda durante muito anos e muitos km com um pouco de cuidado
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 15 jul 2016, 11:29

"É isto que tenho vindo a querer provar, que os clones fazem poucos km mas fazem esses poucos sem perda durante muito anos e muitos km com um pouco de cuidado"

Concordo
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 16 jul 2016, 12:27

Coitado do meu morangwatt com este calor. Ontem as 10 da noite e ainda nos 32 graus! Chegou a casa assim as 18h e não arrefeceu :(
Não consegui levar o carro ontem ao arranjo.
Malm, já reparaste se a bateria 12v carrega na posição ok, ou apenas quando está Ready?

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 16 jul 2016, 12:54

Não sei, mas acho que deve carregar na posição ok.

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 17 jul 2016, 21:04

Pois bem, após uns testes altamente científicos e rigorosos com a colaboração do meu ajudante altamente qualificado (sobrinho de 11 anos), consegui averiguar que a bateria de 12V só carrega na posição ready.

A dúvida surgiu-me quando deixei o carro na posição OK com a chaufagem ligada para ver se arrefecia um pouco a bateria. Ao fim de um bom bocado volto ao carro e vejo a luz de aviso do falha do sistema elétrico ligada. Como da última vez que isso meu aconteceu tinha a bateria de 12V KO, desliguei o carro e fui medir a tensão da bateria = 11.73V em standby. Ouch!

Fiquei a pensar nisto e hoje fiz o teste. Medi a tensão da bateria em standby (13V e qualquer coisa), e pedi ao meu sobrinho para pôr a chave na posição OK. A tensão passou para 12.40V, e foi descendo ligeriamente com o tempo. Pedi-lhe para ligar a ventilação e a tensão começou a descer a um ritmo ligeiramente maior. Quando lhe pedi para ligar o carro para ready, a tensão disparou para cima de 14V, ou seja, a bateria começou a ser carregada.

A conclusão a tirar daqui é que nunca deixem o carro ligado no OK muito tempo se não quiserem dar cabo da bateira de 12V.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 17 jul 2016, 22:20

Boa

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 19 jul 2016, 14:16

Imagem

Sreenshot fresquinho, tirado hoje, que por acaso até é um dia quentinho, embora não pareça pelo screenshot, mas como sabem com este carro controlamos a temperatura ao nosso gosto. Hoje a capacidade passou a ser 34.2 Ah (ontem estava a 33.2 Ah) :dance: . Nos últimos dias não alterei em nada a utilização do carro. Basicamente a minha estratégia é evitar que a temperatura da bateria suba. Isso passa por várias coisas, e também por evitar carregar. Se poder utilizá-lo 5 dias sem o carregar, assim o faço. Para isso eu utilizo ultimamente quase toda a amplitude de descarga, carregando regularmente a 100% e descarregando até 10%. Comecei a seguir este valor, diariamente, em março. Iniciei com 33,8 Ah e passados 4 meses estou com 34,2 Ah. Mais uma vez indico que não fiz rigorosamente nada que provocasse esta alteração, e atribuo esta subida a um ajustamento devido ao carro percecionar um aumento da capacidade devido à bateria estar nesta altura, com temperaturas médias mais altas, comparativamente ao resto do ano. Parece que os mimos que não pareciam ajudar em nada na primavera finalmente revelaram que são importantes.
Há um ano, em 24/7/2015, estava com 35 Ah. Sendo assim, estou a perder 0,8 Ah/ano. Esse já tinha sido o valor do período anual anterior. Temos então, desde 2014 um ritmo de degradação de 0,8 Ah/ano.

Reparem no pormenor de a condição da minha bateria, subitamente, estar de novo acima dos 70%.
Última edição por Malm em 19 jul 2016, 18:22, editado 1 vez no total.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 19 jul 2016, 14:47

E como neste DB sempre se procurou ter sentido de humor...

Imagem

Acho que vou ter de ir procurar noutro lado.

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 19 jul 2016, 15:54

Não percebi o humor. :shock:

Nestas alturas tento evitar as cargas a 100% por causa da temperatura. Para além da discussão "quanto mais tempo acima dos 4V pior", parece-me que o carregamento dos 80 aos 100 aquece mais.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”