
Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Da maneira que a pergunta está feita parece que é a quilometragem o factor principal para a degradação. No meu caso duvidar da possibilidade de conseguir fazer 100km.aconteceu após a recuperação da tartaruga, fevereiro de 2014. Tinha cerca de 60.000 km.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Neste caso tenho feito essas perguntas para tentar perceber os pontos comuns entre carros iguais. Tal como expliquei no meu DB o meu carro sofreu uma degradacao media de 4.2% nos primeiros 4 anos com uma kilometragem media de 3700 e eu tive em 4 meses uma degradacao de 1% com mais de 6000km, logo os km pouco interessam.Malm Escreveu:Da maneira que a pergunta está feita parece que é a quilometragem o factor principal para a degradação. No meu caso duvidar da possibilidade de conseguir fazer 100km.aconteceu após a recuperação da tartaruga, fevereiro de 2014. Tinha cerca de 60.000 km.
Volto a salientar, tempo e temperatura sao os piores inimigos.
Foi verificada uma medicao de um c zero com 0km e apresentava 43.5ah!!!!
Mas dada a tua experiencia e "falta de cuidado" por falta do canion nos primeiros anos, quer dizer que perder autonomia aos 60.000 é muito bom ..... pois quem tem tido cuidado desde novo ou quase novo podera ter mais de 80.000 com pouca perda de autonomia....
É isto que tenho vindo a querer provar, que os clones fazem poucos km mas fazem esses poucos sem perda durante muito anos e muitos km com um pouco de cuidado
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Re: Diário de bordo - Malm
"É isto que tenho vindo a querer provar, que os clones fazem poucos km mas fazem esses poucos sem perda durante muito anos e muitos km com um pouco de cuidado"
Concordo
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Re: Diário de bordo - Malm
Coitado do meu morangwatt com este calor. Ontem as 10 da noite e ainda nos 32 graus! Chegou a casa assim as 18h e não arrefeceu
Não consegui levar o carro ontem ao arranjo.
Malm, já reparaste se a bateria 12v carrega na posição ok, ou apenas quando está Ready?

Não consegui levar o carro ontem ao arranjo.
Malm, já reparaste se a bateria 12v carrega na posição ok, ou apenas quando está Ready?
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Re: Diário de bordo - Malm
Não sei, mas acho que deve carregar na posição ok.
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Re: Diário de bordo - Malm
Pois bem, após uns testes altamente científicos e rigorosos com a colaboração do meu ajudante altamente qualificado (sobrinho de 11 anos), consegui averiguar que a bateria de 12V só carrega na posição ready.
A dúvida surgiu-me quando deixei o carro na posição OK com a chaufagem ligada para ver se arrefecia um pouco a bateria. Ao fim de um bom bocado volto ao carro e vejo a luz de aviso do falha do sistema elétrico ligada. Como da última vez que isso meu aconteceu tinha a bateria de 12V KO, desliguei o carro e fui medir a tensão da bateria = 11.73V em standby. Ouch!
Fiquei a pensar nisto e hoje fiz o teste. Medi a tensão da bateria em standby (13V e qualquer coisa), e pedi ao meu sobrinho para pôr a chave na posição OK. A tensão passou para 12.40V, e foi descendo ligeriamente com o tempo. Pedi-lhe para ligar a ventilação e a tensão começou a descer a um ritmo ligeiramente maior. Quando lhe pedi para ligar o carro para ready, a tensão disparou para cima de 14V, ou seja, a bateria começou a ser carregada.
A conclusão a tirar daqui é que nunca deixem o carro ligado no OK muito tempo se não quiserem dar cabo da bateira de 12V.
A dúvida surgiu-me quando deixei o carro na posição OK com a chaufagem ligada para ver se arrefecia um pouco a bateria. Ao fim de um bom bocado volto ao carro e vejo a luz de aviso do falha do sistema elétrico ligada. Como da última vez que isso meu aconteceu tinha a bateria de 12V KO, desliguei o carro e fui medir a tensão da bateria = 11.73V em standby. Ouch!
Fiquei a pensar nisto e hoje fiz o teste. Medi a tensão da bateria em standby (13V e qualquer coisa), e pedi ao meu sobrinho para pôr a chave na posição OK. A tensão passou para 12.40V, e foi descendo ligeriamente com o tempo. Pedi-lhe para ligar a ventilação e a tensão começou a descer a um ritmo ligeiramente maior. Quando lhe pedi para ligar o carro para ready, a tensão disparou para cima de 14V, ou seja, a bateria começou a ser carregada.
A conclusão a tirar daqui é que nunca deixem o carro ligado no OK muito tempo se não quiserem dar cabo da bateira de 12V.
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Re: Diário de bordo - Malm
Boa
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Re: Diário de bordo - Malm

Sreenshot fresquinho, tirado hoje, que por acaso até é um dia quentinho, embora não pareça pelo screenshot, mas como sabem com este carro controlamos a temperatura ao nosso gosto. Hoje a capacidade passou a ser 34.2 Ah (ontem estava a 33.2 Ah)

Há um ano, em 24/7/2015, estava com 35 Ah. Sendo assim, estou a perder 0,8 Ah/ano. Esse já tinha sido o valor do período anual anterior. Temos então, desde 2014 um ritmo de degradação de 0,8 Ah/ano.
Reparem no pormenor de a condição da minha bateria, subitamente, estar de novo acima dos 70%.
Última edição por Malm em 19 jul 2016, 18:22, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo - Malm
E como neste DB sempre se procurou ter sentido de humor...

Acho que vou ter de ir procurar noutro lado.

Acho que vou ter de ir procurar noutro lado.
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- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo - Malm
Não percebi o humor.
Nestas alturas tento evitar as cargas a 100% por causa da temperatura. Para além da discussão "quanto mais tempo acima dos 4V pior", parece-me que o carregamento dos 80 aos 100 aquece mais.

Nestas alturas tento evitar as cargas a 100% por causa da temperatura. Para além da discussão "quanto mais tempo acima dos 4V pior", parece-me que o carregamento dos 80 aos 100 aquece mais.