Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por Malm » 31 ago 2016, 13:20

O posto não desliga quando a corrente baixa e atinge valores muito baixos. Desliga apenas quando a corrente volta a subir para os 14 A. O posto protege o utilizador para a possibilidade de outra pessoa desligar o nosso carro da corrente e por o seu a carregar com a nossa autenticação. Vamos supor que eu quero carregar o meu carro, não tenho cartão mobi-e e dou com o posto ocupado por outro VE a carregar. Bastava tirar a pistola do outro VE e inseri-la no meu. Energia de borla (no futuro pode não ser para quem lá estava), não tenho que me chatear com cartões nem com cabos. Um cadeado impede a tentativa, mas se vos disser que a maioria não os usa, vocês acreditam?
Última edição por Malm em 31 ago 2016, 13:21, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 31 ago 2016, 13:21

Malm Escreveu:O meu também se tem recusado ultimamente a parar aos 70%. Talvez, nesta fase, não veja a necessidade de fazer o balanceamento aos 70%. O carro nem sempre o faz, se fizer aos 30% quase de certeza que não o vai fazer aos 70%.
Isso não é bem assim. Quanto o meu parava aos 30% e eu superava o loop da morte, ele depois parava outra vez nos 70%.
Mas és capaz de ter razão quando dizes que pode ser da temperatura exterior. Vamos ver como se comporta nos tempos mais frios.
Malm Escreveu:O posto não desliga quando a corrente baixa e atinge valores muito baixos. Desliga apenas quando a corrente volta a subir para os 14 A. O posto protege o utilizador para a possibilidade de outra pessoa desligar o nosso carro da corrente e por o seu a carregar com a nossa autenticação.
Também não é bem assim. O posto pára ao fim de 5 minutos sem corrente a ser puxada do posto. Se ele regista 4 minutos sem corrente e depois esta volta a subir para os 14A o posto não pára. Já observei isso várias vezes com o loop da morte nas fichas CEE. Para não estar a passar cartão duas vezes no posto, o que eu fazia quando atingia o loop era desligar o adaptador Schucko-CEE do EVSE, deixar estar uns segundos e depois voltar a ligar. O carro retomava os 14A de carga e o posto não parava.

Com o cabo Mennekes é que é um bocado diferente. A partir do momento em que perde comunicação com o carro, isto é, quando desligamos a ficha Yazaki do carro, o posto passa para luz vermelha e nessa altura só reinicia carga depois de passarmos lá o cartão novamente. É possível que com o adaptador Schucko-Mennekes ligado ao EVSE isto não aconteça, já que o adaptador simula um sinal, mas nunca experimentei para confirmar.
Última edição por rnlcarlov em 31 ago 2016, 13:29, editado 1 vez no total.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 31 ago 2016, 13:23

Por isso eu disse quase de certeza. Digamos que existe uma menor probabilidade. Mas pode, de facto, voltar a fazê-lo aos 70%, mas só aconteceu comigo uma vez.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 31 ago 2016, 13:42

Ok, essa limitação relativamente ao tempo não conhecia. Então dentro do tempo de 4 minutos e 59 segundos reinicia sem problemas. Boa informação. Obrigado.

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 31 ago 2016, 13:48

Malm Escreveu:Ok, essa limitação relativamente ao tempo não conhecia. Então dentro do tempo de 4 minutos e 59 segundos reinicia sem problemas. Boa informação. Obrigado.
Bem, não consigo ser tão preciso ao segundo, mas é mais ou menos isso, sim. :D

Foi algo que descobri já há algum tempo, quando identifiquei e atribui a designação de loop da morte.
Por 5 ou 6 vezes o carro parou um carregamento ao fim de cerca de 6 minutos, distribuídos da seguinte forma: cerca de um minuto a carregar + 5 minutos parados,durante os quais se consumia o que tinha sido carregado durante o 1º minuto. No Canion via que o valor de "Wh reg" (do carregamento) era sensivelmente igual ao "Wh Out" desses 5 minutos.

ICEM4N
Proprietário Ion
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Mensagem por ICEM4N » 31 ago 2016, 16:10

Claro que a ideia de deixar o posto a trabalhar é boa!
So tenho ideias porreiras, estive mais de 30 segundos a matutar nesse flagelo!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 31 ago 2016, 17:50

Toma lá, Malm, para calibrares a bola de cristal

[img]http://i.imgur.com/bR5HKYQ.jpg[/img]

tinhobret
Registado: 24 fev 2016, 20:47
Data de fabrico: 01 set 2015
Capacidade bateria: 14,5kw

Mensagem por tinhobret » 31 ago 2016, 21:15

olà, rnlcarlov
tems menos de 15 000km ? so' 3000 por ano ? :shock:

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 31 ago 2016, 22:36

Malm Escreveu:A minha bola de cristal está há muito tempo sem calibrar (é muito difícil arranjar, por estes dias, gente que faça deste tipo de serviços), pelo que preciso da tua ajuda para saber se está em condições ou é melhor fazer-lhe uns ajustes.

Então é assim:

- Ela diz-me aqui que o teu carro tem 40 Ah de capacidade restante. Está correcto?
- Diz-me também que uma barra dos 50 aos 55% vale, vistos pelo Canion, 620 Wh. Está correcto?

Diz-me também que o teu carro tem a autonomia idêntica à de um novo, mas isso tu não podes confirmar.
E já agora, qual o ritmo de degradação que ele considera? 0,1 Ah a cada 19/20 dias como o meu?

Ritmo de degradação que ele considera, mas que normalmente não reflete o dia a dia, só muito a longo prazo é para levar a sério.
Quase em cheio. 40,8 Ah é fantástico para um carro com 5 anos. Era o que esperava. Sem Canion talvez seja impossível distingui-lo de um novo. O rnlcarlov só tem o carro desde setembro de 2015, nos primeiros 4 anos por terras francesas é que só fez 1500km/ano. Quietinhos e sem carregar, a bateria não aquece, e se não aquece, praticamente não degrada. Nem precisam de ser LEV50N. E aposto como está a subestimar a capacidade, até porque nalguns carregamentos este carro carrega mais de 100% de SoC real, como já foi referido. E pensar que quase como novo (passa por novo) custa menos de metade de um i-MiEV novo :shock: .

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 31 ago 2016, 23:08

Já agora, dá para ver que o ar condicionado foi usado um pouco antes de tirar o screenshot, ou por ti manualmente ou porque fizeste um carregamento rápido. Essa diferença de 27/19 revela tudo. Média de 22ºC diria eu, mas isso é com o Canion. O EvBatMon só dá a temperatura (de entre os 66 sensores) do sensor com a temperatura mais alta e do com a temperatura mais baixa (e identifica o módulo em que está esse sensor, cada módulo tem 4 células e 3 sensores). Acrescento que os 19 fazem-se sentir onde são mais precisos, porque os engenheiros da Mitsubishi reconheceram que o aquecimento iria ser heterogéneo dentro do pack e ar fresco é disperso por várias aberturas, sendo que o arrefecimento se faz sentir bastante sob o local de saída do ar, localizado estrategicamente sobre a zona mais interna do conjunto formado pelos 10 módulos de trás.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”