Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 10 set 2016, 09:22

Vamos colocar lado a lado os dois, o perfil obtido em princípios de 2014 e o deste mês.

março de 2014
Imagem

setembro de 2016
Imagem

Gostaria imenso que comentassem o que a seguir vou dizer, especialmente todos.
"Então em 3 anos consegui colocar uma diferença de 0.535V nas células, e depois em dois anos e meio essa diferença foi só de 0,595V? Não seria de esperar que tivesse aumentado para perto do dobro? ser agora de 1,0V?"

O meu próprio comentário é, sim, seria, mas a mudança para o planeta Malm foi uma ideia genial.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 10 set 2016, 14:43

Mas alguém ainda não sabe? Eu estou a colocar as duas imagens, porque as acho deveras interessantes. Quem souber destas coisas pode ou não achar o que acho, eu acho que ilustram muito bem o resultado de várias coisas que foram alteradas desde 2013, mas gostaria de ouvir outras opiniões. E sempre me disponibilizei a explicar tudo, e tu foste uma das pessoas a que tive o prazer de mostrar, "in loco". Mesmo não tendo o carro para tirares proveito disso. Nem sempre o (pouco) entusiasmo de quem ouve justifica.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 10 set 2016, 15:42

Na minha opinião não, não seria. Se tivesses um 1V de diferença entre células terias certamente algumas más e mal podias usar o carro por teres células descarregadas enquanto outras estavam muito longe disso.

Isso só quererá dizer que a pouca degradação que verificaste é homogénea. Como se espera :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 10 set 2016, 17:09

Pensando melhor, 1V é um exagero. Já apanha os valores antes do joelho. 0,7V ou 0,8V, talvez. Mas acredito que continuaria a alinhar em cima, mesmo que parasse com 2,8V (min.), 3,6V(máx.). E iria continuar a andar tal e qual como agora, sem qualquer problema, a não ser que com menos autonomia.

"Isso só quererá dizer que a pouca degradação que verificaste é homogénea." Completamente de acordo com a afirmação, que se refere a duas coisas, uma a pouca degradação, outra de ter sido homogénea. "Como se espera :)" Também esperava isso entre 2011 e 2014, mas no final deu no que mostrei. O ter sido homogénea é uma melhoria muito importante.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 10 set 2016, 17:39

Também tenho acompanhado a mudança do título de célula mais fraca. Há muito tempo que deixou de ser a 73, agora esse título é da 65. Como eu estou convencido que as células 45 a 84 formam o quadrado do conjunto de células posterior, e como por qualquer dos cantos que comece a numeração, a 64 e a 65 são as mais internas, então a mais fraca ser a 65 está dentro do esperado.

zeuz
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Mensagem por zeuz » 10 set 2016, 19:36

margarett Escreveu:Na minha opinião não, não seria. Se tivesses um 1V de diferença entre células terias certamente algumas más e mal podias usar o carro por teres células descarregadas enquanto outras estavam muito longe disso.

Isso só quererá dizer que a pouca degradação que verificaste é homogénea. Como se espera :)
x2

Mas como as células não são exactamente iguais, dão-se casos de discrepâncias demasiado altas que contrariam a degradação homogénea. :think:

Um algoritmo de carregamento com falhas também poderá contribuir para essas discrepâncias, não?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 10 set 2016, 19:46

Acho que vocês confundem 1V de diferença no final de um carregamento completo com 1V de diferença no final de uma descarga completa.

Como se pode ver, com 0,6V de diferença após uma descarga completa, ele carrega todas as células até ao topo, anda sem qualquer problema e faz 80 km com uma carga com toda a tranquilidade. Se com 0,6V é assim, porque é que com 1,0V era essa catástrofe? Por outro lado, também já admiti que 1,0V foi um exagero da minha parte, porque me esqueci de que entre os 3,7 e os 3,6V existe muito mais energia que entre os 3,3V e os 3,4V.

É que este desequilíbrio das células só se vê com SoC baixos, acima de 30% está tudo niveladinho, agora e sempre.

Engraçado é que em 2013/2014, quando mostrei pela primeira vez o perfil com as voltagens das células com aquele aspeto, com uma diferença de 0,535V, também houve quem achasse que a bateria era para trocar, no imediato. Concordo que era muito melhor se a diferença fosse de 0,2V, e até expectável, mas o carro sabe lidar bem com o facto de ter células 5 ou 10% mais degradadas que outras.

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 10 set 2016, 21:46

Sou demasiado ignorante para emitir uma opinião válida.
A unica coisa que reparei é que o gráfico tem mais ou menos o mesmo feitio, ou seja, as células que eram mais fracas continuam a ser e as mais fortes também, certo?
Reparei agora que a célula mais fraca mudou, mas se não era a mais fraca não estaria longe disso, certo?
E a que é agora a mais fraca também já seria fraca anteriormente... se calhar estou a dizer uma grande alarvidade...

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 10 set 2016, 22:04

Sim, o padrão mantem-se quase igual. Estou de acordo pemifer. Nenhuma alarvidade.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 14 set 2016, 22:15

Os i-MiEV são os carros elétricos cujo conhecimento adquirido nos dá mais garantias de não termos más surpresas, minha opinião. Os Leaf estão a evoluir, é difícil de perceber até que ponto os de 30kWh vão estar à altura. Mas ao menos a Nissan tem a garantia das 9 barras, que eu acho ótima. Mais ninguém, que eu saiba, teve a coragem de avançar com uma garantia que previsse degradação que se deve apenas ao uso. Isso dá segurança a quem adquire um Leaf. Quanto a outros modelos de puramente elétricos estamos completamente às escuras e, Deus queira que esteja enganado, mas grandes entusiasmos podem vir a originar grandes desilusões, e as garantias afinal vão revelar-se sem préstimo.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”