Mensagem
por Malm » 10 set 2016, 19:46
Acho que vocês confundem 1V de diferença no final de um carregamento completo com 1V de diferença no final de uma descarga completa.
Como se pode ver, com 0,6V de diferença após uma descarga completa, ele carrega todas as células até ao topo, anda sem qualquer problema e faz 80 km com uma carga com toda a tranquilidade. Se com 0,6V é assim, porque é que com 1,0V era essa catástrofe? Por outro lado, também já admiti que 1,0V foi um exagero da minha parte, porque me esqueci de que entre os 3,7 e os 3,6V existe muito mais energia que entre os 3,3V e os 3,4V.
É que este desequilíbrio das células só se vê com SoC baixos, acima de 30% está tudo niveladinho, agora e sempre.
Engraçado é que em 2013/2014, quando mostrei pela primeira vez o perfil com as voltagens das células com aquele aspeto, com uma diferença de 0,535V, também houve quem achasse que a bateria era para trocar, no imediato. Concordo que era muito melhor se a diferença fosse de 0,2V, e até expectável, mas o carro sabe lidar bem com o facto de ter células 5 ou 10% mais degradadas que outras.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.