DB Opel Ampera - sosimple

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

DB Opel Ampera - sosimple

Mensagem por sosimple » 11 set 2016, 14:59

Tópico de apresentação no ForumNissanLeafPT
Tópico de apresentação no ForumNovaEnergia
Diário de bordo no NovaEnergia

Dou início ao meu diário de bordo aqui no Forum NissanLeafPT com o relato da minha primeira viagem de férias com o Ampera: Odivelas --> Portimão.

Inclui um novo record pessoal de autonomia eléctrica: 107.9km :D

21:16 Odivelas, hora da partida:[img]https://lh3.googleusercontent.com/CwD_u ... 56-h717-no[/img]

Tinha um bonito registo de 1227.8 km em modo 100% eléctrico:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/DpySO ... 56-h717-no[/img]

Mas para efeitos da viagem, coloquei-o a zeros:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/XXzrd ... 56-h717-no[/img]

Screenshot do "MyGreenVolt" no momento da partida. Aqui dá para perceber um dos truques que usei... Cerca de meia hora antes de partir e ainda com o carro ligado ao EVSE, liguei o carro e deixei-o ficar. Isto permite que a carga real da bateria passasse dos típicos 85.5% para 89.5%:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/cuPOc ... 23-h929-no[/img]

4 horas e 10 minutos depois (fizemos 3 paragens pelo caminho), chegamos a Portimão à 1:25 da manhã.

MyGreenVolt à chegada.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/0xQSe ... 23-h929-no[/img]

Gráfico da temperatura diária da bateria. A barra correspondente a esta viagem é a da direita. A temperatura oscilou entre os 22 e os 25 graus celsius:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/o8BH7 ... 23-h929-no[/img]

Vista geral à chegada. Como parece ser habitual, o painel de intrumentos e o computador de bordo não estão 100% de acordo. Um diz que percorremos 273.6km e que gastámos 3.4l/100km, o outro diz 273.7km e 3.5l/100km... Imagino que haja aqui conversões de unidades US para métricas com alguma falta de precisão.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/RpJ2Z ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/pWaYY ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/Ema5M ... 56-h717-no[/img]

Decidi mudar as unidades para US:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/TbIEm ... 56-h717-no[/img]

E os dois ecrãs passam a estar de acordo:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/2E4I3 ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/SxjF2 ... 56-h717-no[/img]

Com as bagagens arrumadas, chegou a hora de o colocar à carga com o EVSE portátil incluído, em modo 10A:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/f1Hb7 ... 23-h929-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/P91Jj ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/k8FsA ... 23-h929-no[/img]

Ás 6:30 da manhã, quando acordei, já a bateria estava quase carregada:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/ojSc4 ... 23-h929-no[/img]

Quando fui arrumar o EVSE:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/LI292 ... 56-h717-no[/img]

Agora enquanto cá estivermos, vamos andar sempre em modo eléctrico. 8-)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Opel Ampera - sosimple

Mensagem por mjr » 11 set 2016, 15:16

Parabéns pelo DB!

E pelos 107km em modo elétrico! 10.7km/kW.h é uma média muito boa, suponho que tenha sido a velocidade baixa. Foi a média de 67km/h, conforme indica o MGV?

Uma coisa interessante que reparei foi nas tensões das células: 3,585V com a bateria descarregada e 4,026V carregada. Acho estranho que com 4,026V o SOC real seja 89% e que com 3.585V seja de 22,4%. Esses valores vêm do carro? A serem corretos indicam uma química muito diferente da química do Leaf mk1.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB Opel Ampera - sosimple

Mensagem por Orlando » 11 set 2016, 15:28

Um DB cheio de imagens, muito bem.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: DB Opel Ampera - sosimple

Mensagem por sosimple » 11 set 2016, 15:34

mjr Escreveu:Parabéns pelo DB!

E pelos 107km em modo elétrico! 10.7km/kW.h é uma média muito boa, suponho que tenha sido a velocidade baixa. Foi a média de 67km/h, conforme indica o MGV?

Uma coisa interessante que reparei foi nas tensões das células: 3,585V com a bateria descarregada e 4,026V carregada. Acho estranho que com 4,026V o SOC real seja 89% e que com 3.585V seja de 22,4%. Esses valores vêm do carro? A serem corretos indicam uma química muito diferente da química do Leaf mk1.
Muito obrigado!

Vim pela autoestrada A12 e A2 com cruise control a uma velocidade de 100km/h. De casa até meio da ponte Vasco da Gama em modo Normal (charge depleting), tendo aí mudado para modo Hold (charge sustain). Paragens para café e esticar as pernas em Alcácer, Aljustrel e Almodôvar (ainda não me chegou o adaptador para poder usar os PCR). Desde Alcácer até à saída de Messines (última saída antes da Via do Infante) alterei entre os dois modos, deixando as partes mais fáceis para a bateria. Da saída de Messines até Portimão segui por Silves pela estrada nacional, tendo experimentado com sucesso uma sugestão que descobri no fórum francês Amperiste.fr, o de colocar o carro em Neutro. Consegui fazer cerca de 11 quilómetros à conta da inércia.

Quanto à química das baterias, ela é mesmo muito diferente. Mais logo partilho um link com mais informação sobre as mesmas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Opel Ampera - sosimple

Mensagem por mjr » 11 set 2016, 15:53

Hum...

Lembrei-me de ir buscar a curva de descarga do Volt do INL:

https://avt.inl.gov/sites/default/files ... lt0815.pdf

Imagem

Esta curva faz-me lembrar muito a curva de uma célula NMC que o RNM colocou há pouco tempo:

Imagem

O que indica que a química do Volt será NMC. É correto?

Isto pode explicar a excecional resiliência à degradação da bateria do Volt/Ampera, e também explicar os 8 anos de garantia que a Nissan agora dá à bateria de 30kW.h (NMC).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: DB Opel Ampera - sosimple

Mensagem por sosimple » 11 set 2016, 16:00

Correcto, é NMC.
http://www.schultzengineering.us/delta-11-12.htm
Manufactured by LG Chem
Chemistry: Lithium Maganese Oxide
Operating Voltage of Pack: 355V Nomial

Amp Hours (Ah): 45 Ah
Number of Cells: 288 cells
Configuration: 3P96S, 3 Cells in Parallel, 96 in Series
Nomial Cell Voltage: 3.7V
Cell Voltage Range: 3.5V - 4.1V

Pack kWh: 16.5
Actual kW-H used by Chevy Volt: 10.8 kWh (65% of total available)
Pack Warranty: 100,000 Miles
Electric Range: 35 Miles

Peak Power Capability: 250-350 kW in 10 second bursts
C Rating: 15-20
Pack Mass: 197.3 kg (435lbs)

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB Opel Ampera - sosimple

Mensagem por lmmr74 » 12 set 2016, 10:43

[quote="sosimple"]
Screenshot do "MyGreenVolt" no momento da partida. Aqui dá para perceber um dos truques que usei... Cerca de meia hora antes de partir e ainda com o carro ligado ao EVSE, liguei o carro e deixei-o ficar. Isto permite que a carga real da bateria passasse dos típicos 85.5% para 89.5%:

Não conheci esta "nuance". Boa dica ;)

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB Opel Ampera - sosimple

Mensagem por lmmr74 » 12 set 2016, 10:46

sosimple Escreveu: Paragens para café e esticar as pernas em Alcácer, Aljustrel e Almodôvar (ainda não me chegou o adaptador para poder usar os PCR).
Existe adaptador para os PCR's ?!? Pensei que o Ampera não pudesse carregar nestes postos. Podes facultar onde compras-te? Obrigado

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Opel Ampera - sosimple

Mensagem por BrunoAlves » 12 set 2016, 10:48

Bom DB, fotos!!! :mrgreen:

Gosto mesmo, mesmo deste carro :drool:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: DB Opel Ampera - sosimple

Mensagem por sosimple » 12 set 2016, 10:52

lmmr74 Escreveu:Existe adaptador para os PCR's ?!?
Existe pois :)

http://evbitz.uk/EVBitz.uk/T2_T1_Cables_-_1P.html

Responder

Voltar para “Opel Ampera / Chevrolet Volt”