DB Opel Ampera - sosimple
DB Opel Ampera - sosimple
Tópico de apresentação no ForumNissanLeafPT
Tópico de apresentação no ForumNovaEnergia
Diário de bordo no NovaEnergia
Dou início ao meu diário de bordo aqui no Forum NissanLeafPT com o relato da minha primeira viagem de férias com o Ampera: Odivelas --> Portimão.
Inclui um novo record pessoal de autonomia eléctrica: 107.9km
21:16 Odivelas, hora da partida:[img]https://lh3.googleusercontent.com/CwD_u ... 56-h717-no[/img]
Tinha um bonito registo de 1227.8 km em modo 100% eléctrico:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/DpySO ... 56-h717-no[/img]
Mas para efeitos da viagem, coloquei-o a zeros:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/XXzrd ... 56-h717-no[/img]
Screenshot do "MyGreenVolt" no momento da partida. Aqui dá para perceber um dos truques que usei... Cerca de meia hora antes de partir e ainda com o carro ligado ao EVSE, liguei o carro e deixei-o ficar. Isto permite que a carga real da bateria passasse dos típicos 85.5% para 89.5%:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/cuPOc ... 23-h929-no[/img]
4 horas e 10 minutos depois (fizemos 3 paragens pelo caminho), chegamos a Portimão à 1:25 da manhã.
MyGreenVolt à chegada.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/0xQSe ... 23-h929-no[/img]
Gráfico da temperatura diária da bateria. A barra correspondente a esta viagem é a da direita. A temperatura oscilou entre os 22 e os 25 graus celsius:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/o8BH7 ... 23-h929-no[/img]
Vista geral à chegada. Como parece ser habitual, o painel de intrumentos e o computador de bordo não estão 100% de acordo. Um diz que percorremos 273.6km e que gastámos 3.4l/100km, o outro diz 273.7km e 3.5l/100km... Imagino que haja aqui conversões de unidades US para métricas com alguma falta de precisão.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/RpJ2Z ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/pWaYY ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/Ema5M ... 56-h717-no[/img]
Decidi mudar as unidades para US:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/TbIEm ... 56-h717-no[/img]
E os dois ecrãs passam a estar de acordo:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/2E4I3 ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/SxjF2 ... 56-h717-no[/img]
Com as bagagens arrumadas, chegou a hora de o colocar à carga com o EVSE portátil incluído, em modo 10A:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/f1Hb7 ... 23-h929-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/P91Jj ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/k8FsA ... 23-h929-no[/img]
Ás 6:30 da manhã, quando acordei, já a bateria estava quase carregada:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/ojSc4 ... 23-h929-no[/img]
Quando fui arrumar o EVSE:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/LI292 ... 56-h717-no[/img]
Agora enquanto cá estivermos, vamos andar sempre em modo eléctrico.
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Dou início ao meu diário de bordo aqui no Forum NissanLeafPT com o relato da minha primeira viagem de férias com o Ampera: Odivelas --> Portimão.
Inclui um novo record pessoal de autonomia eléctrica: 107.9km
21:16 Odivelas, hora da partida:[img]https://lh3.googleusercontent.com/CwD_u ... 56-h717-no[/img]
Tinha um bonito registo de 1227.8 km em modo 100% eléctrico:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/DpySO ... 56-h717-no[/img]
Mas para efeitos da viagem, coloquei-o a zeros:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/XXzrd ... 56-h717-no[/img]
Screenshot do "MyGreenVolt" no momento da partida. Aqui dá para perceber um dos truques que usei... Cerca de meia hora antes de partir e ainda com o carro ligado ao EVSE, liguei o carro e deixei-o ficar. Isto permite que a carga real da bateria passasse dos típicos 85.5% para 89.5%:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/cuPOc ... 23-h929-no[/img]
4 horas e 10 minutos depois (fizemos 3 paragens pelo caminho), chegamos a Portimão à 1:25 da manhã.
MyGreenVolt à chegada.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/0xQSe ... 23-h929-no[/img]
Gráfico da temperatura diária da bateria. A barra correspondente a esta viagem é a da direita. A temperatura oscilou entre os 22 e os 25 graus celsius:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/o8BH7 ... 23-h929-no[/img]
Vista geral à chegada. Como parece ser habitual, o painel de intrumentos e o computador de bordo não estão 100% de acordo. Um diz que percorremos 273.6km e que gastámos 3.4l/100km, o outro diz 273.7km e 3.5l/100km... Imagino que haja aqui conversões de unidades US para métricas com alguma falta de precisão.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/RpJ2Z ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/pWaYY ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/Ema5M ... 56-h717-no[/img]
Decidi mudar as unidades para US:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/TbIEm ... 56-h717-no[/img]
E os dois ecrãs passam a estar de acordo:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/2E4I3 ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/SxjF2 ... 56-h717-no[/img]
Com as bagagens arrumadas, chegou a hora de o colocar à carga com o EVSE portátil incluído, em modo 10A:
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[img]https://lh3.googleusercontent.com/P91Jj ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/k8FsA ... 23-h929-no[/img]
Ás 6:30 da manhã, quando acordei, já a bateria estava quase carregada:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/ojSc4 ... 23-h929-no[/img]
Quando fui arrumar o EVSE:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/LI292 ... 56-h717-no[/img]
Agora enquanto cá estivermos, vamos andar sempre em modo eléctrico.
- mjr
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- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
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- Localização: Porto
Re: DB Opel Ampera - sosimple
Parabéns pelo DB!
E pelos 107km em modo elétrico! 10.7km/kW.h é uma média muito boa, suponho que tenha sido a velocidade baixa. Foi a média de 67km/h, conforme indica o MGV?
Uma coisa interessante que reparei foi nas tensões das células: 3,585V com a bateria descarregada e 4,026V carregada. Acho estranho que com 4,026V o SOC real seja 89% e que com 3.585V seja de 22,4%. Esses valores vêm do carro? A serem corretos indicam uma química muito diferente da química do Leaf mk1.
E pelos 107km em modo elétrico! 10.7km/kW.h é uma média muito boa, suponho que tenha sido a velocidade baixa. Foi a média de 67km/h, conforme indica o MGV?
Uma coisa interessante que reparei foi nas tensões das células: 3,585V com a bateria descarregada e 4,026V carregada. Acho estranho que com 4,026V o SOC real seja 89% e que com 3.585V seja de 22,4%. Esses valores vêm do carro? A serem corretos indicam uma química muito diferente da química do Leaf mk1.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: DB Opel Ampera - sosimple
Um DB cheio de imagens, muito bem.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Re: DB Opel Ampera - sosimple
Muito obrigado!mjr Escreveu:Parabéns pelo DB!
E pelos 107km em modo elétrico! 10.7km/kW.h é uma média muito boa, suponho que tenha sido a velocidade baixa. Foi a média de 67km/h, conforme indica o MGV?
Uma coisa interessante que reparei foi nas tensões das células: 3,585V com a bateria descarregada e 4,026V carregada. Acho estranho que com 4,026V o SOC real seja 89% e que com 3.585V seja de 22,4%. Esses valores vêm do carro? A serem corretos indicam uma química muito diferente da química do Leaf mk1.
Vim pela autoestrada A12 e A2 com cruise control a uma velocidade de 100km/h. De casa até meio da ponte Vasco da Gama em modo Normal (charge depleting), tendo aí mudado para modo Hold (charge sustain). Paragens para café e esticar as pernas em Alcácer, Aljustrel e Almodôvar (ainda não me chegou o adaptador para poder usar os PCR). Desde Alcácer até à saída de Messines (última saída antes da Via do Infante) alterei entre os dois modos, deixando as partes mais fáceis para a bateria. Da saída de Messines até Portimão segui por Silves pela estrada nacional, tendo experimentado com sucesso uma sugestão que descobri no fórum francês Amperiste.fr, o de colocar o carro em Neutro. Consegui fazer cerca de 11 quilómetros à conta da inércia.
Quanto à química das baterias, ela é mesmo muito diferente. Mais logo partilho um link com mais informação sobre as mesmas.
- mjr
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Re: DB Opel Ampera - sosimple
Hum...
Lembrei-me de ir buscar a curva de descarga do Volt do INL:
https://avt.inl.gov/sites/default/files ... lt0815.pdf
Esta curva faz-me lembrar muito a curva de uma célula NMC que o RNM colocou há pouco tempo:
O que indica que a química do Volt será NMC. É correto?
Isto pode explicar a excecional resiliência à degradação da bateria do Volt/Ampera, e também explicar os 8 anos de garantia que a Nissan agora dá à bateria de 30kW.h (NMC).
Lembrei-me de ir buscar a curva de descarga do Volt do INL:
https://avt.inl.gov/sites/default/files ... lt0815.pdf
Esta curva faz-me lembrar muito a curva de uma célula NMC que o RNM colocou há pouco tempo:
O que indica que a química do Volt será NMC. É correto?
Isto pode explicar a excecional resiliência à degradação da bateria do Volt/Ampera, e também explicar os 8 anos de garantia que a Nissan agora dá à bateria de 30kW.h (NMC).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: DB Opel Ampera - sosimple
Correcto, é NMC.
http://www.schultzengineering.us/delta-11-12.htm
Manufactured by LG Chem
Chemistry: Lithium Maganese Oxide
Operating Voltage of Pack: 355V Nomial
Amp Hours (Ah): 45 Ah
Number of Cells: 288 cells
Configuration: 3P96S, 3 Cells in Parallel, 96 in Series
Nomial Cell Voltage: 3.7V
Cell Voltage Range: 3.5V - 4.1V
Pack kWh: 16.5
Actual kW-H used by Chevy Volt: 10.8 kWh (65% of total available)
Pack Warranty: 100,000 Miles
Electric Range: 35 Miles
Peak Power Capability: 250-350 kW in 10 second bursts
C Rating: 15-20
Pack Mass: 197.3 kg (435lbs)
http://www.schultzengineering.us/delta-11-12.htm
Manufactured by LG Chem
Chemistry: Lithium Maganese Oxide
Operating Voltage of Pack: 355V Nomial
Amp Hours (Ah): 45 Ah
Number of Cells: 288 cells
Configuration: 3P96S, 3 Cells in Parallel, 96 in Series
Nomial Cell Voltage: 3.7V
Cell Voltage Range: 3.5V - 4.1V
Pack kWh: 16.5
Actual kW-H used by Chevy Volt: 10.8 kWh (65% of total available)
Pack Warranty: 100,000 Miles
Electric Range: 35 Miles
Peak Power Capability: 250-350 kW in 10 second bursts
C Rating: 15-20
Pack Mass: 197.3 kg (435lbs)
Re: DB Opel Ampera - sosimple
[quote="sosimple"]
Screenshot do "MyGreenVolt" no momento da partida. Aqui dá para perceber um dos truques que usei... Cerca de meia hora antes de partir e ainda com o carro ligado ao EVSE, liguei o carro e deixei-o ficar. Isto permite que a carga real da bateria passasse dos típicos 85.5% para 89.5%:
Não conheci esta "nuance". Boa dica
Screenshot do "MyGreenVolt" no momento da partida. Aqui dá para perceber um dos truques que usei... Cerca de meia hora antes de partir e ainda com o carro ligado ao EVSE, liguei o carro e deixei-o ficar. Isto permite que a carga real da bateria passasse dos típicos 85.5% para 89.5%:
Não conheci esta "nuance". Boa dica
Re: DB Opel Ampera - sosimple
Existe adaptador para os PCR's ?!? Pensei que o Ampera não pudesse carregar nestes postos. Podes facultar onde compras-te? Obrigadososimple Escreveu: Paragens para café e esticar as pernas em Alcácer, Aljustrel e Almodôvar (ainda não me chegou o adaptador para poder usar os PCR).
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB Opel Ampera - sosimple
Bom DB, fotos!!!
Gosto mesmo, mesmo deste carro
Gosto mesmo, mesmo deste carro
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: DB Opel Ampera - sosimple
Existe poislmmr74 Escreveu:Existe adaptador para os PCR's ?!?
http://evbitz.uk/EVBitz.uk/T2_T1_Cables_-_1P.html