
Compra conjunta Kit EVSE
-
- Mensagens: 14
- Registado: 20 nov 2015, 12:58
- Data de fabrico: 22 ago 2013
- Capacidade bateria: 54.44 Ah
- Localização: Camarate
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Boa tarde.
Eu também já fiz alguns EVSE's desse tipo, nunca deixei nenhum regulado para mais de 10A e mesmo assim os relés que usei (20A rated) aquecem bastante.
Não podemos esquecer que esses relés estão muitas horas a suportar a corrente definida através dos seus contactos.
A secção recta mínima por lei para 16A é 2,5mm², ora esses relés não têm essa secção, nem nada que se pareça com isso, nos seus pinos.
Se o relé estivesse sempre actuado e abrisse só em emergência seria uma coisa, outra completamente diferente é interrompermos com frequência a carga a 16A. Nestas condições este tipo de relés será sempre o elo mais fraco da montagem.
A questão da entrada e saída de água e da electrónica no interior é bastante pertinente.
Eu também já fiz alguns EVSE's desse tipo, nunca deixei nenhum regulado para mais de 10A e mesmo assim os relés que usei (20A rated) aquecem bastante.
Não podemos esquecer que esses relés estão muitas horas a suportar a corrente definida através dos seus contactos.
A secção recta mínima por lei para 16A é 2,5mm², ora esses relés não têm essa secção, nem nada que se pareça com isso, nos seus pinos.
Se o relé estivesse sempre actuado e abrisse só em emergência seria uma coisa, outra completamente diferente é interrompermos com frequência a carga a 16A. Nestas condições este tipo de relés será sempre o elo mais fraco da montagem.
A questão da entrada e saída de água e da electrónica no interior é bastante pertinente.
Sw Predator 60Ah- 92.000kms
Vectrix 60Ah- 15.000kms
Renault Fluence- 23.000kms
Microgeração- 4.5Kw
Solar Térmico- 280lts
Vectrix 60Ah- 15.000kms
Renault Fluence- 23.000kms
Microgeração- 4.5Kw
Solar Térmico- 280lts
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Erbium Escreveu:Um contactor destes: (22.22) http://www.farnell.com/datasheets/12737.pdf
Faria então a interrupção de fase e neutro como pretendido?
Não é meu mas calculo que sejam assim ou parecido: https://github.com/kortas87/simple-evse ... J1772guideApr Escreveu:Alguém tem fotos do interior de um EVSE desses?
Esse relés parecem fixes, os de 2 pólos. Eu tenho boa experiência com os da LYN de 63A e tem o tamanho de 2 desses, isto para 32A.
Este relé parece ser o standard para este tipo de aplicações, equipa todos os EVSE's que já vi incluindo o da tesla.

-
- Mensagens: 14
- Registado: 20 nov 2015, 12:58
- Data de fabrico: 22 ago 2013
- Capacidade bateria: 54.44 Ah
- Localização: Camarate
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Qualquer um desse será óptimo, claro.
Não cabem é dentro das fichas mennekes ou j1772
Não cabem é dentro das fichas mennekes ou j1772
Sw Predator 60Ah- 92.000kms
Vectrix 60Ah- 15.000kms
Renault Fluence- 23.000kms
Microgeração- 4.5Kw
Solar Térmico- 280lts
Vectrix 60Ah- 15.000kms
Renault Fluence- 23.000kms
Microgeração- 4.5Kw
Solar Térmico- 280lts
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Estás a falar do finder certo?Apr Escreveu:Esse relés parecem fixes, os de 2 pólos. Eu tenho boa experiência com os da LYN de 63A e tem o tamanho de 2 desses, isto para 32A.
Este relé parece ser o standard para este tipo de aplicações, equipa todos os EVSE's que já vi incluindo o da tesla.
Esses da LYN são 2x os da finder?
São os LYN que equipam os da tesla?
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Infelizmente é impossivel miniaturizar mais componentes por onde passam correntes elevadas sem colocar em causa a integridade dos mesmos. O importante é conhecermos as limitações para podemos dar o melhor uso possivel.NMCS Escreveu:Qualquer um desse será óptimo, claro.
Não cabem é dentro das fichas mennekes ou j1772
Por isso é que acho estranho este conceito de EVSE integrado na ficha, porque a maior vantagem dele é ser portátil mas ao mesmo tempo é a sua maior fraqueza, porque só pode ser usado em casa. E para usar em casa é muito melhor ter uma wallbox, eventualmente até com a mesma eletrónica, não interessa.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Compra conjunta Kit EVSE
O que equipam o EVSE da tesla e todos os outros que já vi são os da foto, em formato DPST.Erbium Escreveu:Estás a falar do finder certo?Apr Escreveu:Esse relés parecem fixes, os de 2 pólos. Eu tenho boa experiência com os da LYN de 63A e tem o tamanho de 2 desses, isto para 32A.
Este relé parece ser o standard para este tipo de aplicações, equipa todos os EVSE's que já vi incluindo o da tesla.
Esses da LYN são 2x os da finder?
São os LYN que equipam os da tesla?
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Em casa só?Apr Escreveu:... porque só pode ser usado em casa.

Tem proteção IP65 e o meu está neste momento a carregar à chuva! E assim vai continuar por muitos mais anos



ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Uma coisa destas? http://pt.farnell.com/te-connectivity-p ... /dp/270313Apr Escreveu:O que equipam o EVSE da tesla e todos os outros que já vi são os da foto, em formato DPST.
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Uma ficha schuko monofásica com 400V deve ter sido para carregar o veículo em Marte!


Ainda bem que não é este o casoMRider Escreveu:Por isso cuidado com evse baratos.

ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Para me certificar que o material estava bem implementado, enviei-lhes uma mensagem a questionar como era feito o switch, se tinham um relay para cada fase ou um contactor de 2 fases.
Dizem que usam 2 relays da Panasonic integrados num dispositivo desenhado por eles. Tanto a fase como o neutro são cortados.
Ok, só faltou testar para tirar a questão limpo
Lá fui buscar o multimetro e confirma-se que não existe condução entre qualquer nos pinos da ficha J1772 e dos terminais da schuko. Só o terminal de terra está direto.
Deixei de ter dúvidas. Quem quiser testar também, tenho cabo disponivel na zona de Lisboa


Dizem que usam 2 relays da Panasonic integrados num dispositivo desenhado por eles. Tanto a fase como o neutro são cortados.
Ok, só faltou testar para tirar a questão limpo

Lá fui buscar o multimetro e confirma-se que não existe condução entre qualquer nos pinos da ficha J1772 e dos terminais da schuko. Só o terminal de terra está direto.
Deixei de ter dúvidas. Quem quiser testar também, tenho cabo disponivel na zona de Lisboa



ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km