Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1031
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Apresentação

Mensagem por LuisG » 25 nov 2016, 18:11

Boa tarde a todos.
Muito obrigado por me aceitarem pertencer a esta fantastica comunidade.
Tenho lido bastante como visitante, aprendido algumas coisas contudo persistem muitas dúvidas. Espero pela v/ ajuda e experiência e desde já peço desculpa por eventuais questões mais "básicas". Confesso que não tenho uma relação muito boa com a electricidade. Á parte de trocar lampadas e tomadas, sou um zero nesta matéria : :) .
O que me trás ao forúm, é efetivamente o interesse muito próximo de trocar o atual veiculo CI (diesel) por um LEAF 30kw. E neste aspecto estou convencido.
Já visitei um stand em Sintra com particular interesse no Visia+, contudo a ausência de carga a 6.6kw fez-me pensar que os 4.000€ de diferença para o Acenta, de facto se justificam (pensei que seria apenas pelo equipamento).
Falta o test drive, fiz registo no site e aguardo à 3 semanas.Está previsto para a semana.
Acredito que vou gostar, a esposa é que está de pé atrás quanto ao espaço, autonomia e ausência de cx velocidades, nunca conduziu automáticos. Actualmente temos um monolume compacto, com espaço de sobra!
Quanto as dúvidas prende-se muito com a autonomia para a utilização diária, entre 130/140 km (ida e volta), 80% em AE e IC e restante urbano. De manhã, atualmente acelero mais um pouco (max 130 km/h), cerca de 30km (ida). O regresso é mais dentro da código da estrada, max 110km/h.
Pelo que tenho lido não terei problema com esta nova versão de 30kw, aguardo os comentários dos proprietários.
Outra questão é em relação à instalação em casa. Tenho contrato 5.75kva, na garagem as tomadas tem disjuntor a 16A, penso que não terei de alterar nada, correto? Com esta instalação o carro carregará sempre a 3.3kw ou também a 6.6kw?. Aconselham a instalar Wallbox ou comprar um EVSE portátil?
Obrigado pela v/atenção.
Abraço
Luis Gonçalves
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 25 nov 2016, 19:02

Bem vindo Luís!

Estou a ver que em breve vamos ter mais um Leaf a circular. :D

Não percebi o pé atrás com a ausência de caixa de velocidades. Essa é precisamente uma das grandes vantagens dos VEs, pois não precisam de uma caixa de velocidades para disfarçar os enormes defeitos na elasticidade dos motores de combustão interna (além de terem o binário a 0 rpm). Depois de conduzirem o Leaf vão perceber a enorme vantagem que é não ter caixa de velocidades (na realidade nem é um automático pois o motor está praticamente ligado diretamente às rodas) ;)

No percurso indicado não antevenho qualquer problema com o Leaf de 30kW.h.

Sobre a instalação da casa, depende daquilo que necessitar. O carro vem com um equipamento de ligar à tomada (EVSE) que fornece 10A (2.3kW) ao carro e pode ser ligado a qualquer tomada. Se precisar de mais corrente de carga precisa de outro EVSE, que poderá ir até aos 16A nos circuitos atuais, ou com um novo circuito desde o quadro elétrico poderá ir até à potência contratada (monofásico). Tendo em conta que já tem o EVSE portátil que vem com o carro penso que fará sentido uma Wallbox de 32A, regulável, de modo a poder adaptar à corrente máxima disponível. Numa fase posterior pode fazer sentido outro EVSE portátil regulável de pelo menos 16A, quando estiver mais à vontade com o funcionamento desta nova realidade. Eu recomendo o carregador de 6kW, cada vez mais postos público são de 32A e faz diferença.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação

Mensagem por Orlando » 25 nov 2016, 19:23

Olá Luís e bem vindo.

Compre sempre no mínimo o Acenta.
No inverno irá notar menos autonomia num Visia pois não tem bomba de calor e um Acenta tem, fora os outros opcionais.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 25 nov 2016, 21:12

Olá e bem vindo ;)

Parabéns pela decisão. Com 140kms diários o carro praticamente paga-se :)

Só para juntar mais confusão às contas, se ponderarem importar poupam uns cobres valentes ;)
Há aqui vários casos de Leafs importados (nomeadamente o meu), todos a circular sem qualquer sobressalto.

Em relação ao "automático", a minha esponja ficou rendida. E eu :mrgreen: Só custa até experimentar :)
És de onde?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1031
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação

Mensagem por LuisG » 25 nov 2016, 21:48

margarett Escreveu:Olá e bem vindo ;)

Parabéns pela decisão. Com 140kms diários o carro praticamente paga-se :)

Só para juntar mais confusão às contas, se ponderarem importar poupam uns cobres valentes ;)
Há aqui vários casos de Leafs importados (nomeadamente o meu), todos a circular sem qualquer sobressalto.

Em relação ao "automático", a minha esponja ficou rendida. E eu :mrgreen: Só custa até experimentar :)
És de onde?
É verdade, as contas que tenho feito o que gasto atualmente em combustível quase que paga uma prestação :dance:
A caixa de velocidades vai do hábito, à que esquecer a embraiagem e relaxar o pé esquerdo :P
Pois, é possível que opte por importado, 1º porque não há para entrega e quando olhei ao Visia+ na ordem dos 27k pensei ok é possível mas o Acenta é mais de 30k e não queria chegar a esses valores. Propuseram um Acenta de serviço por 30k c/1500km.
Sou de Alenquer, já vi que por aqui não há postos de carregamento. Fica a disponibilidade da minha garagem a alguém que necessite :)
Abraço
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

banshee
Mensagens: 141
Registado: 22 jul 2016, 22:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por banshee » 25 nov 2016, 22:30

bem vindo.
acho que ao fim de uma semana sem usar embraiagem e mudanças nunca mais quer outra coisa- :D :D
já pensou em pedir um test drive noutras marcas , fala-se por ai muito bem do novo hyundai.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação

Mensagem por Fil » 26 nov 2016, 13:42

Bem vindo LuisG!

Já se conseguem arranjar Acentas e Teknas de 30kWh abaixo dos 30k. Tem aqui duas pessoas de confiança para o ajudar. Muitos dos carros deste fórum, foram vendidos pelo Jasmim e pelo Orlando, e até à data, não vi reclamações, muito pelo contrário.

Também pode ser o Luis a tratar de tudo ;)

Pode ainda, negociar o valor de novo, é possível arranjar descontos na ordem dos 20% em novo. Basta ver dois ou três stands e indagar sobre essa possibilidade. No entanto os prazos de entrega, andam entre os 3 e os 6 meses, e muitas vezes só carros brancos. Pelo menos é o que tenho lido por aqui.

Informe-se sobre as várias marcas e modelos, veja todos os descontos em vários stands (não é igual em todos), faça test drives, é essencial, independentemente do carro que pretenda comprar.

Não se acanhe, estamos cá para ajudar no que for necessário, disponha ;)

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1031
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação

Mensagem por LuisG » 26 nov 2016, 14:01

Obrigado pelos vossos comentários. Tem sido muito importante para a tomada de uma decisão consciente.
Talvez ainda hoje visite o roadshow no parque das nações.
Acham que valerá a pena esperar pelos 2,250€ de desconto previsto no OE2017?
Segundo li na uve deixa de estar dependente da entrega de carro p/abate.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 26 nov 2016, 15:34

Sim, não estará dependente da entrega de um CI com mais de 10 anos. A dúvida é se fica disponível logo em janeiro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Apresentação

Mensagem por jasmim » 26 nov 2016, 16:31

Bem vindo. Opção inteligente e lógica.
Orlando Escreveu:Olá Luís e bem vindo.

Compre sempre no mínimo o Acenta.
No inverno irá notar menos autonomia num Visia pois não tem bomba de calor e um Acenta tem, fora os outros opcionais.
x2.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Responder

Voltar para “Apresentações”