DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 31 ago 2011, 22:35

Hoje fiz a minha primeira carga rápida debaixo de chuva :? :o ...correu bem :D

Depois fui da Caetano Power no Estádio da Luz até ao Fórum Sintra e sai com 153 kms de autonomia em ECO e apanhei um engarrafamento ao longo do IC19 até ao Fórum a 12 kms e :D :D :D :D (é isto que me dá um gozo extremo neste carro) cheguei com 146 kms de autonomia tendo numa grande parte do percurso estado sempre a aumentar a autonomia estimada :D :D :D .

Enfim nós sabemos que esta autonomia vale pouco em termos de fiabilidade mas o simples facto de estar parado a gastar o mínimo de energia em comparação com os de Combustão Interna é muito agradável.

O Leaf é de facto um "animal" para utilizar em cidade
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 10 set 2011, 10:44

Fui passar uns dias ao Parque de Campismo da Orbitur da Foz do Arelho a 112 kms de distância.

A viagem correu bem sem necessidade de recargas intermédias apesar de ser possível tê-las em Torres Vedras.

A 8 kms do destino decidi parar na Nissan das Caldas da Rainha para ver se existia um posto de carga e o senhor da concessão amavelmente deixou-me ligar o carro à tomada CEE que tinham acabado de instalar.

[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-RuEu ... 144021.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-hltZ ... 144048.jpg[/IMG]

No Parque de campismo carreguei com o cabo de carga de 10 amperes com uma extensão da mobile-home onde fiquei e funcionou perfeitamente.

[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-WgzE ... C02679.JPG[/IMG]

Em resumo... O LEAF é um citadino por excelência má também dá para as suas escapadinhas

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Essiemme » 10 set 2011, 11:20

èh pá... é o meu concessionário.

:D
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 13 set 2011, 22:11

Uma vez mais cheguei com todas as barras depois de ter feito uma carga rápida no posto de carga rápida e lá estão os 17,6 kms para a 1ª barra:

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-lBD8 ... 220707.jpg[/IMG]

Subi agora no fim até aos 62 metros de altura vindo do nível do mar segundo a informação do GPS do LEAF.

Amanhã vou estar atento a quantos mais kms consigo fazer até a 1ª barra desaparecer.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 13 set 2011, 22:43

O mais certo é quando ligares o carro a primeira barra desaparecer. Devido à histerese da mudança de barras, a primeira barra desaparece um pouco abaixo do nível dela (para evitar que com a regeneração/ruído de medição pudesse voltar a aparecer). No entanto ao desligar o carro este esquece o estado anterior e vê como o nível de carga deverá estar nos valores padrão para cada barra.

Já me aconteceu imensas vezes desligar o carro para fazer qualquer coisa rápida e ao voltar ter perdido a barra onde estava. Não porque tenha havido perda efectiva de energia, mas porque o carro se esqueceu do estado anterior e colocou as barras de acordo com os níveis padrão.

Por exemplo, a 12ª barra representa cargas entre 93% e 100%. No entanto a barra só desaparece aos 90% ou 91%. Na mesma maneira, ao carregar a 12ª barra só aparece aos 95% ou 96% de carga. Ao desligar o carro ele esquece o estado anterior e se a carga estiver nos 93% então mostra 12 barras mas se estiver nos 92% então só mostra 11, apesar de quando o carro estava ligado anteriormente mostrar 12 barras pois ainda não tinha atingido os 90% ou 91% de carga para mudar para 11 barras.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 13 set 2011, 23:52

mjr Escreveu:O mais certo é quando ligares o carro a primeira barra desaparecer. Devido à histerese da mudança de barras, a primeira barra desaparece um pouco abaixo do nível dela (para evitar que com a regeneração/ruído de medição pudesse voltar a aparecer). No entanto ao desligar o carro este esquece o estado anterior e vê como o nível de carga deverá estar nos valores padrão para cada barra.

Já me aconteceu imensas vezes desligar o carro para fazer qualquer coisa rápida e ao voltar ter perdido a barra onde estava. Não porque tenha havido perda efectiva de energia, mas porque o carro se esqueceu do estado anterior e colocou as barras de acordo com os níveis padrão.

Por exemplo, a 12ª barra representa cargas entre 93% e 100%. No entanto a barra só desaparece aos 90% ou 91%. Na mesma maneira, ao carregar a 12ª barra só aparece aos 95% ou 96% de carga. Ao desligar o carro ele esquece o estado anterior e se a carga estiver nos 93% então mostra 12 barras mas se estiver nos 92% então só mostra 11, apesar de quando o carro estava ligado anteriormente mostrar 12 barras pois ainda não tinha atingido os 90% ou 91% de carga para mudar para 11 barras.
percebi...irei confirmar amanhã ;)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mikexilva » 14 set 2011, 01:13

Isso resolvia-se com 100 barras :)

Ou um indicador numerico de percentagem de carga... será que vão incluir no próximo update? (de preferencia por software;)

ou ... melhor ainda, incluir no próximo update de software um API para se poder usar um telemovel ou tablet a comunicar por bluetooth que passava a ter as funções quase todas do computador de bordo ;)

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 13 dez 2011, 20:19

Hoje ao viajar de Évora atingi um numero de autonomia interessante:

[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-VCgL ... 133104.jpg[/IMG]
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Essiemme » 13 dez 2011, 22:51

ruimegas Escreveu:Hoje ao viajar de Évora atingi um numero de autonomia interessante:

Imagem

E eu já consegui esta:

Imagem

sm
:D
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 14 dez 2011, 11:44

É interessante ver que a diferença de km percorridos entre os dois é de 19002km! Agora com o frio é mais difícil conseguir autonomias estimadas tão elevadas como no Verão (o ruimegas tinha 5 barras de temperatura e o sm 6). O meu record é 200km em D e 220km em ECO, quando a garagem estava mais quente e tinha 6 barras de temperatura.

Hoje consegui isto:

Imagem

Imagem

Como já indiquei noutro tópico, para mim é fácil atingir estes valores pois os últimos 5km até casa são a descer...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”