Garantia de bateria
Garantia de bateria
Boa tarde,
Esta pergunta é para o pessoal que tem a 1ª versão do carro.
Alguém já teve experiencia com sucesso de levar a bateria para a garantia e receber uma nova?
O que foi preciso fazer?
Tenho um Leaf que faz agora os 5 anos, só tem 46 mil kms, está com 9 barras e já só faz cerca de 80-90 kms com carga completa.
A 1ª resposta deles é sempre que só com 8 barras poderia ir para a garantia.
Já sei que as barras não valem todas o mesmo...
Se puderem dar sugestões, especialmente se já houve casos com sucesso...
Esta pergunta é para o pessoal que tem a 1ª versão do carro.
Alguém já teve experiencia com sucesso de levar a bateria para a garantia e receber uma nova?
O que foi preciso fazer?
Tenho um Leaf que faz agora os 5 anos, só tem 46 mil kms, está com 9 barras e já só faz cerca de 80-90 kms com carga completa.
A 1ª resposta deles é sempre que só com 8 barras poderia ir para a garantia.
Já sei que as barras não valem todas o mesmo...
Se puderem dar sugestões, especialmente se já houve casos com sucesso...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Garantia de bateria
Tens o carro desde quando?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Garantia de bateria
Sem a informação do LeafSpy, pouco se pode ajudar.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Re: Garantia de bateria
Desde 2013.
Não tenho aqui agora as capturas do LeafSpy.
Pode-se usar esses valores? o SOH?
A própria Nissan não deve dar um relatório com mais informação do que "estrelinhas"??
Estrelinhas parece mais indicado para dar notas qualitativas a crianças... e os (9) "traços" também são uma nota qualitativa... no entanto a garantia é para um valor especifico de 70%.
Não tenho aqui agora as capturas do LeafSpy.
Pode-se usar esses valores? o SOH?
A própria Nissan não deve dar um relatório com mais informação do que "estrelinhas"??
Estrelinhas parece mais indicado para dar notas qualitativas a crianças... e os (9) "traços" também são uma nota qualitativa... no entanto a garantia é para um valor especifico de 70%.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Garantia de bateria
Na garantia falam em pelo menos 9 traços, ou "aproximadamente" 70%. Os 70% são o valor médio dos 9 traços, sendo que fica com 8 barras por volta dos 66% de SOH. Regra geral o SOH e as barras de capacidade subestimam a capacidade real, por vezes em mais de 5% (como no meu caso...). Ou seja em termos reais o mais provável é que quando se fica com 8 barras ainda tenha mais de 70% de capacidade real (e utilizável) apesar do SOH estar nos 66%.
Para aferir quão perto estás de ficar com 8 barras só mesmo como Leaf Spy.
Para saber a capacidade real, tens de fazer o teste da tomada (descarregar a bateria até aparecer a tartaruga e depois medir a energia até 100% em kW.h).
Para aferir quão perto estás de ficar com 8 barras só mesmo como Leaf Spy.
Para saber a capacidade real, tens de fazer o teste da tomada (descarregar a bateria até aparecer a tartaruga e depois medir a energia até 100% em kW.h).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 2
- Registado: 31 jan 2018, 19:54
- Data de fabrico: 27 out 2011
- Capacidade bateria: 10 barras
Re: Garantia de bateria
Tive um problema recentemente com a bateria do Leaf - com 56000 km só fazia cerca de 80 km. A garantia diz que garante 70% da capacidade ao fim de 5 anos ou 100.000 km, pelo que pedi ao concessionário para fazer um teste à bateria - eles podem fazer isso, e é um teste muito completo que passa por todas as células da bateria. Ignoraram o meu pedido e quando referi isso disseram que fizeram apenas o upgrade do SW da bateria mas que não precisava de me preocupar pois tinha-me queixado ainda dentro da garantia. Quando voltei a queixar-me pois tudo ficou na mesma, disseram que a queixa tinha sido feitafizeram o teste que confirmou que a bateria tinha problema e precisava ser substituída - mas, como só me tinha queixado depois da garantia, a marca apenas comparticipa em 50%. Perguntei porque é que não tinham feito o teste dentro da garantia quando eu pedi, e disseram que a avaliação que fizeram dentro da garantia mostrava que a bateria estava boa. Mas nunca disseram qual foi a avaliação que fizeram nem os resultados que comprovavam que a bateria estava boa. O concessionário foi a Caetano Power de Sintra. Logo, quando se queixarem da bateria dentro da garantia, certifiquem-se de que eles fazem mesmo o teste, pois a jogada é atrasar o teste até acabar a bateria, o que tem 2 vantagens para a marca - poupa dinheiro e adultera positivamente as estatísticas de problemas de bateria.
-
- Mensagens: 2
- Registado: 31 jan 2018, 19:54
- Data de fabrico: 27 out 2011
- Capacidade bateria: 10 barras
Re: Garantia de bateria
Essa hostória dos traços é uma conversa muito mal contada pela Nissan - os traços são un indicador que, obviamente, pode estar a funcionar mal. O critério de garantia é de 70% da capacidade ao fim de 5 anos ou 100.000 km. O meu carro ainda tem 9 traços mas já só faz 70 km; quando eles fizeram o teste à bateria, que revelou que ela tinha problemas, ainda tinha 10 traços - mas o teste deixou claro que a bateria estava com problemas. Logo, não se fiem nos traços - exijam que o teste seja feito dentro da garantia, independentemente dos traços. O teste passa por todas as células e mostra quais estão com problemas - e exijam depois o resultado do teste também para não serem enganados. Até aqui fui sempre à Caetano Power de Sintra e , para eles, a marca está em primeiro lugar e o cliente em terceiro.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Garantia de bateria
Bem vindo.
Algumas questões para perceber melhor a situação:
- De que ano é o carro e que versão (mk1 ou mk2)?
- Qual foi o problema que eles detetaram na bateria da primeira vez?
- O teste das células que falas é o Cell Voltage Less Inspection?
É estranho que com 9 barras só faça 70km, o meu com 7 barras faz isso com facilidade. Ou estamos a falar de 70km até ao aviso de bateria fraca?
Um comportamento de fazer menos km que o número de barras faria antever em princípio significa alguma célula danificada que está a limitar o uso do pack. A capacidade da bateria é igual à da célula mais fraca, mas as barras referem-se à capacidade média das células.
Era muito interessante ter imagens do Leaf Spy dessa bateria.
Algumas questões para perceber melhor a situação:
- De que ano é o carro e que versão (mk1 ou mk2)?
- Qual foi o problema que eles detetaram na bateria da primeira vez?
- O teste das células que falas é o Cell Voltage Less Inspection?
É estranho que com 9 barras só faça 70km, o meu com 7 barras faz isso com facilidade. Ou estamos a falar de 70km até ao aviso de bateria fraca?
Um comportamento de fazer menos km que o número de barras faria antever em princípio significa alguma célula danificada que está a limitar o uso do pack. A capacidade da bateria é igual à da célula mais fraca, mas as barras referem-se à capacidade média das células.
Era muito interessante ter imagens do Leaf Spy dessa bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Garantia de bateria
Esse teste do CVLI é ignorado pela Nissan. Apesar de haver um procedimento Nissan bem claro sobre isso o facto é que assobiam para o lado.
No meu MK1 andei cerca de um ano em guerra com a Nissan com isso, o carro chegou a estar na Caetano Power Porto vários meses parado pois recusei levanta-lo sem ter uma resposta técnica clara. Esta história está no meu DB.
Foram-me enrolando, não a Caetano Power que esses fizeram tudo em prol do cliente até me emprestaram outro carro, mas da Nissan Europa foram-me atirando sempre areia para os olhos, com aquela resposta chapa 5 " ... o seu carro apresenta mais das 8 das 12 barras no mostrador do estado da bateria encontrando-se dentro dos valores médios preconizados pela marca...
Quando lhes enviei para lá cópias do procedimento técnico Nissan específico do Cell Voltage Loss Inspection e que queria uma resposta fundamentada naquele teste, zero, fecharam-se em copas, nunca me forneceram esse print, a única resposta foi que era um procedimento interno Nissan e não era público.
Entretanto o carro perdeu a garantia passando os 5 anos e automaticamente, cerca de 6 meses depois, perdeu a 9 barra.
Voltei à carga, merecendo nessa altura novamente a atenção da Nissan Europa, só que aqui a resposta foi "... o seu carro encontra-se com 8 das 12 barras blá blá blá... contudo tem mais de 5 anos e já não reúne as condições preconizadas pela garantia Nissan para a bateria de alta voltagem ..."
Serviço péssimo este da Nissan
No meu MK1 andei cerca de um ano em guerra com a Nissan com isso, o carro chegou a estar na Caetano Power Porto vários meses parado pois recusei levanta-lo sem ter uma resposta técnica clara. Esta história está no meu DB.
Foram-me enrolando, não a Caetano Power que esses fizeram tudo em prol do cliente até me emprestaram outro carro, mas da Nissan Europa foram-me atirando sempre areia para os olhos, com aquela resposta chapa 5 " ... o seu carro apresenta mais das 8 das 12 barras no mostrador do estado da bateria encontrando-se dentro dos valores médios preconizados pela marca...
Quando lhes enviei para lá cópias do procedimento técnico Nissan específico do Cell Voltage Loss Inspection e que queria uma resposta fundamentada naquele teste, zero, fecharam-se em copas, nunca me forneceram esse print, a única resposta foi que era um procedimento interno Nissan e não era público.
Entretanto o carro perdeu a garantia passando os 5 anos e automaticamente, cerca de 6 meses depois, perdeu a 9 barra.
Voltei à carga, merecendo nessa altura novamente a atenção da Nissan Europa, só que aqui a resposta foi "... o seu carro encontra-se com 8 das 12 barras blá blá blá... contudo tem mais de 5 anos e já não reúne as condições preconizadas pela garantia Nissan para a bateria de alta voltagem ..."
Serviço péssimo este da Nissan
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Garantia de bateria
E LeafSpy? Não têm curiosidade de ver o estado real das baterias? Ficam-se só pelos palpites? Como querem obter alguma coisa da Nissan só com palpites?